Informações da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0559 - Design e Criação
Design and Creation

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
- Oferecer aos alunos a experiência do trabalho do diretor de arte em uma agência de propaganda. 
- Exercitar na prática a criação publicitária, desenvolvendo conceitos gráficos e verbais.
- Desenvolver campanhas de comunicação em sua multiplicidade de peças e formatos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
69716 - Heliodoro Teixeira Bastos Filho
 
Ementa
Visão da evolução da mensagem publicitária. O Diretor de arte dentro do processo criativo. Desdobramentos do conceito criativo em diferentes formatos. Criação de Campanhas. Apresentação para clientes.
 
 
 
Conteúdo Programático
- Função do diretor de Arte.
- Evolução do Diretor de arte no mercado publicitário.
- História da Propaganda do ponto de vista da Direção de Arte.
- A Revolução Criativa dos Anos 60
- Novos formatos da comunicação digital
- Criação de peças em mídia impressa, eletrônica ou em formatos não-convencionais para ações de promoção. Análise de peças do mercado.
- O exercício de criar/ brainstorm.
- Desenvolvimento de campanhas reais.
- Variações do layout. Composição/Cor/Tipografia/Produção.
- Produção dos layouts finais.
- A apresentação de campanhas.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Aulas práticas de acompanhamento individual, na realização de exercícios. Brainstorming em torno desses exercícios. Acompanhamento de desenvolvimento de peças.
Critério de Avaliação
Participação em aula e trabalhos orientados
Norma de Recuperação
O aluno em recuperação deverá submeter-se à realização de uma prova escrita, no período de férias, até uma semana antes do reinício das aulas. Caso contrário, deverá matricular-se na mesma disciplina quando esta voltar a ser oferecida
 
Bibliografia Básica
     
BARRETO, Roberto Menna- Criatividade em Propaganda- São Paulo- Summus-2004. BERTOLOMEU, João Vicente C.- Criação na Propaganda Impressa- São Paulo- Futura- 2002 BERGSTRÖM, Bo. Fundamentos da Comunicação Visual. São Paulo: Edições Rosari, 2009
CADENA, Nelson V.- Brasil, 100 anos de Propaganda- São Paulo- Referência- 2001. 
CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012 
CARDOSO, Rafael  Uma Introdução à história do design , Edgar Blucher , São Paulo,  2004
CÉSAR, Newton- Direção de arte em Propaganda- São Paulo- Futura- 2000 
CRAIG, James- Produção Gráfica- São Paulo- Mosaico- 1989. 
FARINA, Modesto; BASTOS, Dorinho; PEREZ, Clotilde - Psicodinâmica das cores em comunicação, São Paulo , Edgar Blucher ,2006
FIELL, Peter & Charlotte. Contemporary Graphic Design. Köln: Taschen, 2007.
PREDEBOM, José- Criatividade Hoje: Como se Pratica, Aprende e Ensina - São Paulo- Atlas- 1999. 
WILLIAMS, Robin- Design Para Quem Não é Designer- São Paulo- Callis- 1995. 
MARCONDES, Pyr – Uma história da propaganda brasileira – São Paulo – Ediouro – 2001. 
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Sociedade em geral e alunos do Ensino Médio (na sua expectativa pela prática de trotes não violentos, na maior universidade do país), familiares de estudantes ingressantes; organizações de vários tipos, órgãos governamentais, sociedade como um todo.
Objetivos da atividade
Estabelecer relação entre teoria e prática, demonstrando aos alunos a importância da comunicação publicitária, da criação e do design também a organizações não-comerciais, e à sociedade e a essas organizações o valor da comunicação publicitária na divulgação de pautas e informações públicas.
Descrição da atividade
Na disciplina, os trabalhos práticos são fundamentais. A cada semestre são realizados pelos alunos dois projetos reais - campanhas de comunicação e identidade visual. Um projeto fixo é a Campanha de Recepção aos Calouros, feito para a Reitoria e para a Pró-Reitoria de Graduação da USP, voltada à sociedade como um todo, na sua expectativa por trotes não violentos, mas também aos familiares dos ingressantes. O outro projeto tem parceiro que varia de semestre a semestre, podendo ser (e já tendo sido) órgãos públicos externos à USP, organizações sem fins lucrativos etc.
Indicadores de avaliação da atividade
Reunião de apresentação das campanhas, sempre com abertura e estímulo às críticas, às sugestões e às reflexões que contribuam para o aperfeiçoamento da proposta.

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