Intrumentar os alunos do referencial teórico a nível de síntaxe, semântica e pragmática a fim de que lhes seja possível fazer uma leitura dos discursos publicitários em seus sistemas plurisígnicos, assim com exercitar a partir da de/construção do sentido, o próprio processo de construção social da enunciação publicitária.
1. Elementos para uma síntaxe dos discursos publicitários. 2. Publicidade enquanto sistema plurisígno. 3. Articulação publicitária: eixos sintagmáticos e paradigmáticos. 4. Elementos para uma semântica dos discursos em Publicidade e Propaganda. 5. Sema, classema, semena, relações meta-sememática e Isotopia das mensagens publicitárias 6. Objeto/suporte/variante atualizada no sintagma, adaptação às condições de Publicidade e Propaganda. 7. Gráfico do Itinerário de leitura dos elementos não verbais da publicidade em veículos impressos. 8. Retórica verbal e não verbal da Propaganda. 9. Introdução à leitura de discursos publicitários em média áudio-vi-sual 10.Sujeito do Enunciado/Sujeito da Enunciação: uma introdução à prag-mática do discursso publicitário.
Citelli, A. Linguagem e Persuasão - Série Princípios. São Paulo: Ática, 2001.Carrascoza, J.A. A Evolução do Texto Publicitário. São Paulo: Futura,1999.______________. Razão e Sensibilidade no Texto Publicitário. São Paulo: Futura,2004.Fiorin, J. L. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2001Kneller, F. George. Arte e Ciência da Criatividade. São Paulo: Ibrasa,1978.Vestergaar / Schroder. A Linguagem da Propaganda. São Paulo: Martins Fontes,2000.