Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0314 - Linguagem Publicitária
Advertising Language

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Intrumentar os alunos do referencial teórico a nível de síntaxe, semântica e pragmática a fim de que lhes seja possível fazer uma leitura dos discursos publicitários em seus sistemas plurisígnicos, assim com exercitar a partir da de/construção do sentido, o próprio processo de construção social da enunciação publicitária.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3473397 - Bruno Pompeu Marques Filho
 
Ementa
Intrumentar os alunos do referencial teórico a nível de síntaxe, semântica e pragmática a fim de que lhes seja possível fazer uma leitura dos discursos publicitários em seus sistemas plurisígnicos, assim com exercitar a partir da de/construção do sentido, o próprio processo de construção social da enunciação publicitária.
 
 
 
Conteúdo Programático
1. Elementos para uma síntaxe dos discursos publicitários.
2. Publicidade enquanto sistema plurisígno.
3. Articulação publicitária: eixos sintagmáticos e paradigmáticos.
4. Elementos para uma semântica dos discursos em Publicidade e 				Propaganda.
5. Sema, classema, semena, relações meta-sememática e Isotopia das 			mensagens publicitárias
6. Objeto/suporte/variante atualizada no sintagma, adaptação às condições de Publicidade e Propaganda.
7. Gráfico do Itinerário de leitura dos elementos não verbais da publicidade em veículos impressos.
8. Retórica verbal e não verbal da Propaganda.
9. Introdução à leitura de discursos publicitários em média áudio-vi-sual
10.Sujeito do Enunciado/Sujeito da Enunciação: uma introdução à prag-mática do discursso publicitário.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Prova escrita, prova oral, participação, seminário, exercício, monográfico.
Critério de Avaliação
Prova escrita, prova oral, participação, seminário, exercício, monográfico.
Norma de Recuperação
Conforme Res. 3726, de 16.8.90 será oferecido recuperação aos alunos reprovados mas que obtiveram freqüência mínima regimental e nota não inferior a três. Será aplicado trabalho ou prova na primeira semana após o enceramento do semestre letivo.
 
Bibliografia Básica
     
Citelli, A. Linguagem e Persuasão - Série Princípios.  São Paulo: Ática, 2001.

Carrascoza, J.A. A Evolução do Texto Publicitário. São Paulo: Futura,1999.

______________. Razão e Sensibilidade no Texto Publicitário. São Paulo: Futura,2004.

Fiorin, J. L. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2001

Kneller, F. George. Arte e Ciência da Criatividade. São Paulo: Ibrasa,1978.

Vestergaar / Schroder. A Linguagem da Propaganda. São Paulo: Martins Fontes,2000.

 

Clique para consultar os requisitos para CRP0314

Clique para consultar o oferecimento para CRP0314

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP