1. Formar o Bacharel em Instrumento – Violão – apto a desenvolver atividades profissionais como músico atuante – solista e camerista. 2. Proporcionar as condições necessárias para encaminhar o aluno às atividades relacionadas ao ensino do instrumento e à pesquisa. 3. Habilitar o aluno com as ferramentas que permitam o contínuo aprimoramento de seus conhecimentos e de suas condições técnicas depois de graduação.
1. Mecanismo, técnica e técnica aplicada. 2. Repertório amplo abrangendo obras originais e transcrições do séc. XVI ao séc. XXI. Ao final do curso, o aluno deverá ter trabalhado uma variedade de obras que sejam representativas da diversidade de estilos de época, correntes estéticas, gêneros musicais que sejam representativas da literatura violonística.
[Apresentação por ordem de dificuldade] 1. Mecanismo, técnica e técnica aplicada: GIULIANI, Mauro. Studio per la Chitarra, opus 1: 1ª parte - 120 arpegios (1 a 10, 81 a 88, 11 a 17, 25 a 35, 36 a 40, 41 a 45, 46 a 50, 51 a 65). GLOEDEN, Edelton. Estudo de Escalas: maiores, menores (harmônica,oriental, melódica e bachiana) e modos eclesiásticos, seguindo as seguintes etapas: 1- escalas de 1 oitava sem uso de corda solta (o), 2- escalas de 1 oitava em 1 corda iniciando com (o) e com uso de (o) alternado, 3- escalas de 1 oitava em 1 corda iniciando com (o), 4- escalas de 2 oitavas em todas as cordas. CARLEVARO, Abel. Serie Didactica para Guitarra, vol. IV – Exercícios com 1 e 3 dedos fixos. GIULIANI, M. Studio per la Chitarra, opus 1: 120 arpegios (66 a 80, 89 e 90, 91 a 100, 109 a 120 e 18 a 24). CARLEVARO, A. Série Didactica para Guitarra vol. I – Escalas de 2 e 3 oitavas com mudança de posição. _______________. Série Didactica para Guitarra vol. III – Estudos de mudanças de posição por substituição, deslocamento e salto. _______________. Serie Didactica para Guitarra, vol. IV - Exercícios com1 e 3 dedos Fixos – Extensão e Ligados ascendentes e descendentes. TÁRREGA Francisco. Sämtliche Technische Studien (07, 02, 67 a 71, 04). CARLEVARO, A. Serie Didactica para guitarra vol. II – Arpejos com ação conjunta de polegar – Acordes repetidos – exercícios de independência do polegar. _____________. Série Didactica para Guitarra vol. I – Escalas de 2 e 3 oitavas com mudança de posição. _____________. Série Didactica para Guitarra vol. III – Estudos de mudanças de posição por substituição, deslocamento e salto. _____________. Serie Didactica para Guitarra, vol. IV - Exercícios com 1, 2 e 3 dedos Fixos – Extensão e Ligados ascendentes e descendentes simples. TÁRREGA F. Sämtliche Technische Studien (08, 05, 10 a 13, 03 e 48). CARLEVARO, A. Serie Didactica para guitarra vol. II – conclusão do conteúdo. _______________. Série Didactica para Guitarra vol. I – conclusão do conteúdo. _______________. Série Didactica para Guitarra vol. III - conclusão do conteúdo. _______________. Serie Didactica para Guitarra, vol. IV – Exercícios com 1, 2 e 3 dedos Fixos, Extensão e Ligados ascendentes, descendentes, mistos e conclusão do conteúdo. GIULIANI, M. Studio per Chitarra Opus. 1 – 2ª Parte (01, 02, 04, 05 e 06). TÁRREGA F. Sämtliche Technische Studien - (01, 06, 63, 64, 09, 49, 45 e 50). CARLEVARO, A. Guitar Masterclasses, vol. I _____________ . Idem, vol. II. _____________ . Idem, vol. III. GIULIANI, M. Studio per Chitarra Opus. 1 – 2ª Parte (03, 13, 14, 11, 16 e 15) ISNAOLA, Ricardo. Kitharologus, Heidelberg, Chanterelle. CARLEVARO, A. Guitar Masterclasses, vol. I _______________ . Idem, vol. II. _______________ . Idem, vol. III. _______________ . Idem, vol. IV. FERNÁNDEZ, Eduardo. Técnica, mecanismo, aprendizaje: Una investigación Sobre llegar a ser guitarrista. ISNAOLA, Ricardo. Kitharologus, Heidelberg, Chanterelle. 2. Estudos: CARCASSI, Matteo. Estudos Op. 60 (02, 03, 13, 16, 19, 04 e 08) CARLEVARO, A. Microestudios (Ej. Prep. 1 a 7, Estudios 1 a 5) BROUWER, Leo. Estudios Sencillos (01, 02, 04, 05 e 08) BROUWER, L.: Estudios Sencillos (12, 06, 09, 10, 07) CARCASSI, M. Estudos Op. 60 (15, 07, 10, 11, 12, 01 e 14) CARLEVARO, A. Microestudios (06 a 10 e 11 a 15) CARCASSI, M.: Estudos Op. 60 (09, 06, 18, 05, 17 e 21) CARLEVARO, A. Microestudios (15 a 20) BROUWER, L. Estudios Sencillos (15, 14, 13, 11 e 16) BROUWER, L. Estudios Sencillos (17, 18, 19, e 20) CARCASSI, M. Estudos Op. 60 ( 24, 22, 20, 23 e 25) CARLEVARO, A. Microestudios (16 a 20) SOR, F. 20 Estudios (Grondona) (02, 03, 05, 04, 01, 06, 07, 08, 09, 10) SOR, F. Estudios (Grondona) (11 ao 20) GNATTALI, Radamés. Estudos (04 e 02) MIGNONE, Francisco. Estudos (02 e 10) VILLA-LOBOS, Heitor. Estudos (04, 06 e 08) SOR, F. Estudios (Grondona e completos) GNATTALI, Radamés. Estudos (05, 01 e 10) MIGNONE, Francisco. Estudos (11 e 09 ) VILLA-LOBOS, Heitor. Estudos (11, 09, 05 e 03) SOR, F. Estudios (completos) Giuliani, M. Complete studies GNATTALI, Radamés. Estudos (06, 03, 07 e 09) VILLA-LOBOS, Heitor. Estudos (01, 02, 10, 12 e 07) SOR, F. Estúdios (completos) GNATTALI, Radamés. Estudos (06, 03, 07 e 09) VILLA-LOBOS, Heitor. Estudos (01, 02, 10, 12 e 07) 3. Estudos complementares sugeridos: GLOEDEN, Edelton. 6 Pequenos estudos GRAMANI, José Eduardo. Viola, Estudos, Estudo em 9 e Pinho ZELENKA, Milan & OBROVSKA, Helena. Snadné Etudy I PORTO ALEGRE, Paulo. 10 Estudos CARLEVARO. A. Masterclasses, vol. 1 – Estudios de Sor GIULIANI, M. Estudos Op. 48 ____________. Estudos Op. 100 SOR, F. Estudios (completos) AGUADO, Dionisio. Estudos COSTE, Napoleón. 25 Etudes de Genre Op. 38 DODGSON, Stephen. & QUINE, Hector. Studies for Guitar GIULIANI, M. Estudos (completos) CARLEVARO, A. 5 Estudios, Homenage a Villa-Lobos (avulsos) COSTE, Napoleón. 25 Etudes de Genre Op. 38 SEGOVIA, Andrés. Estúdios REGONDI, Giulio. Studies SEGOVIA, Andrés. Estudio sin luz 4. Obras: PONCE, Manuel. Prelúdios cortos POULENC, F. Sarabande GUERRA PEIXE, C. 10 Lúdicas (05, 02, 01, 04) GUIMARÃES, João Teixeira (João Pernambuco). Chôros nºs. 1 e 2, Sentindo e Brasileirinho TÁRREGA, Francisco. Lágrima e Malagueña fácil CASTELNUOVO-TEDESCO, Mario. Appunti: Preludi e studi per chitarra – Quaderno primo: gli intervalli GUERRA PEIXE, C. 10 Lúdicas (03, 07, 09) LENDLE, Wolfgang. Impulse (11, 12, 14, 15 e 16) HAUG, Hans. Alba PEDRELL, Carlos. Página romántica TÁRREGA, Francisco. Prelúdio nº 8, Adelita, Vals e Prelúdio nº 9 BARRIOS, Agustín. Prelúdio (RS, vol. I, p. 9) e Prelúdio (RS, vol. I, p. 10) BROUWER, L. Pieza sin título nº 2 _____________. Pieza sin título nº 3 CARLEVARO, A. Prelúdios Americanos (Tamboriles e Campo) _______________. Idem. Milonga Oriental CASTELNUOVO-TEDESCO, Mario. Appunti: Preludi e studi per chitarra – Quaderno primo: gli intervalli GUERRA-PEIXE, C. Peixinhos da Guiné __________________.Prelúdios (05, 04 e 01) PUJOL, E. Hispanae Citharae Ars Viva Luys de Narváez – Canción del Emperador Luys de Narváez – Diferencias sobre Guardame las Vacas, Tres Diferencias por otra parte RAGOSSNIG, K.: Musik der Renaissance Baruch Bulman – Pavan Santino Garsi da Parma – Gagliarda Manfredina, La ne mente per la gola Dalza, Joan Ambrosio – Calata ala spagnola Jan Pieterszoon Sweelinck – Psalm V PUJOL, E.: Hispanae Citharae Ars Viva Diego Pisador – Pavana muy llana para tañer Enrique de Valderrábano – Soneto I Luys Milan – Fantasía de consonancias y redobles Enrique de Valderrábano – Soneto II Diego Pisador – Villanesca ( La Cortesia) Luys Milan – Fantasía (VIII) del quarto tono RAGOSSNIG, Konrad. Musik der Renaissance Alonso Mudarra – Pavana de Alexandre Robert Johnson – Alman Adrian Le Roy – Passameze, Passameze (plus diminué) Anonymous – Kemp’s Jig Jean-Baptiste Besard – Guillemette, Ballet REIS, Dilermando. Nossa ternura, Sinhazinha, Uma valsa e dois amores e Se ela perguntar. TÁRREGA, F. Prelúdios nºs. 10, 11, Estudio em forma de minueto, Sueño (Mazurka), Prelúdio nº 1, Danza Odalisca e Mazurka en Sol M VILLA-LOBOS, Heitor. Mazurka-chôro, Prelúdio nº 3, Valsa-Chôro ALMEIDA PRADO, José Antônio. Poesilúdio nº 1 BARRIOS, A. Villancico de la Navidad, Vidala, Estudio del ligado (RS, vol. II, p. 36), Aconquija e Gavota en estilo antiguo BROUWER, L. 2 Temas populares cubanos: Canción de cuna e Ojos Brujos GIULIANI, M. Sonata Op. 15 GUERRA PEIXE, C. Suite ________________ C. Prelúdios (02 e 03) LAURO, Antonio. Valses venezolanos nº 1 e 2 LLOBET, Miguel. Canciones Populares Catalanas PONCE, M. Dos Canciones, Estrellita y prelúdio, Por ti mi corazón PUJOL, E. Hispanae Citharae Ars Viva Alonso Mudarra – Gallarda, Diferencias sobre Conde Claros RAGOSSNIG, K. Musik der Renaissance Vicenzo Capirola – Ricercar (I), Ricercar (II) John Dowland – Lachrimae Pavan, The Queen Elizabeth her Galliard, The Earl of Essex his Galliard REIS, Dilermando. Conversa de bahiana, Xodó da bahiana, Serenata, Caboclinho, Dr. Sabe Tudo e Dialogando SOR, F. Sonata Op. 15 TÁRREGA, F. Marieta (mazurka), Prelúdio nº 5, Maria (gavota),Prelúdio nº 3 VILLA-LOBOS, H. Gavota-chôro, Prelúdio nº 4 e Chorinho BARRIOS, A. Aire de Zamba, Julia Florida BROUWER, L. 2 Aires populares cubanos, Pieza sin título nº 3, Prelúdio, Fuga nº 1,Danza característica CARLEVARO, A. Introdución y Capricho CRESPO, Jorge Gomes. Norteña GUERRA-PEIXE, C. Suite LLOBET, Miguel. Canciones Populares Catalanas PONCE, M. Balletto, Prelúdio em Mi Maior, La Pajarera, La Valentina PUJOL, E.: Hispanae Citharae Ars Viva Luys de Narváez – Baxa de Contrapunto Alonso Mudarra – Fantasía X RAGOSSNIG, K.: Musik der Renaissance Albert Dlugoraj – Fantasia, Villanella, Finale John Dowland – Sir John Smith his Almaine Valentin Barkfark – Fantasie (I) RODRIGO, Joaquín. Tiento antiguo TANSMAN, Alexandre. Trois pièces ____________________. Suite in modo polonico TÁRREGA, F. Prelúdio nº 2, Danza Mora, Prelúdio nº 4, Alborada e Capricho árabe VILLA-LOBOS, H. Prelúdio nº 5, Schottish-chôro, Prelúdio nº 1 AGUADO, D. Complete works for guitar, vol. I a vol. IV. ASENCIO, Vicente. Suite de Homenajes BARRIOS, Agustín. Mazurka apasionata, Vals nº 3, Vals nº 4, Chôro da Saudade, Danza Paraguaia, La Catedral e Una limosna al amor de Dios BENNETT, Richard Rodney. Impromptus BROUWER, L. Preludios Epigramaticos, Elogio de la Danza, Tres Apuntes, Paisaje cubano con campanas, Canticum, Decameron Negro, Variaciones sobre un tema de Django Reinhardt CASTELNUOVO-TEDESCO, M. Tarantella _____________________________.Variations à travers les siècles _____________________________.Tonadilla Op. 170 nº 5 _____________________________.Aranci in fiore COSTE, N. Complete works. FALLA, Manuel de. Homenaje, pour le Tombeau de Debussy GIULIANI, M. Complete works GNATTALI, R. Pequena suite _____________. Brasiliana nº 13 GUASTAVINO, Carlos. Santa Fé para llorar _____________________. Sonatas 1 a 3 LAURO, A. Angostura __________. Carora __________. 4 Valsa venezolanas __________. María Luisa __________. Sonata __________. Suite venezolana __________. Seis por derecho LEGNANI, Luigi. Capriches Op. 20 LLOBET, Miguel. Canciones Populares Catalanas MIGNONE, F. 12 valsa brasileiras em forma de estudos MORENO TORROBA, Federico. Aires de la Mancha _____________________________. Burgalesa _____________________________. Castelos de España _____________________________. Piezas características, vol. 1 e 2 _____________________________. Madroños _____________________________. Nocturno _____________________________. Serenata burlesca _____________________________. Sonatina OHANA, Maurice. Tiento PONCE, M. 24 Preludios __________. Sonata Clásica __________. Sonata mexicana __________. Sonata Romántica __________. Sonata III __________. Sonatina meridional __________. Suite em la __________. Suite em re __________. Thème varié et finale __________. 4 Piezas para guitarra PUJOL, E. Canción de Cuna _________. Cubana _________. Manola de Avapiés _________. Tango _________.Guajira _________.Impromptu _________. Homenaje a Tárrega _________. Tonadilla REGONDI, G. Complete works RODRIGO, J. En los Trigales, ____________. Pajaros de primavera ____________. Zarabanda lejana ____________. Sonata à la española RUIZ-PIPÓ, Antonio. Canciónes y danzas nºs 2 y 3 SANTÓRSOLA, Guido. Tres arias de corte ____________________. Suite a la Antigua ____________________. Vals Romántico SMITH BRINDLE, R. El polifemo de oro SOR, F. Complete works TANSMAN, A. Mazurka _____________. Cavatina TURINA, J. Sevillana __________. Fandanguillo __________. Hommage à Tarrega, __________. Ráfagas __________. Sonata TÁRREGA, F. Recuerdos de la Alhambra VILLA-LOBOS, H. Prelúdio nº 2 e Chôros nº 1 4. Obras sugeridas: GLOEDEN, Edelton. 6 Pequenos estudos GUERRA-PEIXE, César. Breves SMITH-BRINDLE, Reginald. Guitarcosmos vol. I e II LENDLE, Wolfgang. Impulse (01 a 05) ________________. Impulse (06 a 10) GRAMANI, José Eduardo. Viola, Estudos, Estudo em 9 e Pinho GUIMARÃES, João Teixeira (João Pernambuco). Graúna, Dengoso, Sonho de magia, Brejeiro e Saudosa viola SMITH-BRINDLE, R. Guitarcosmos vol. III BARTOLONI, Giacomo. Elíptica SARDINHA, Aníbal Augusto (Garoto). Doce lembrança LENDLE, Wolfgang. Impulse (17, 18, 19, 20, 21, 22 e 13) CARLEVARO, A. Prelúdios Americanos (Evocación, Scherzino e Ronda) GUERRA PEIXE, C. 10 Lúdicas (10, 08 e 06) GUIMARÃES, João Teixeira (João Pernambuco). Sons de Carrilhôes,Reboliço, Gritos d’Alma, Magoado e Pó de mico FARIÑAS, Carlos. Canción GUIMARÃES, João Teixeira (João Pernambuco). Mimoso, Interrogando, Recordando minha terra e Estudo nº 1 MIGNONE, Francisco. Brazilian song REIS, Dilermando. Dois destinos, Ternura, Noite de lua e Flôr de Aguapé SARDINHA, Anibal Augusto. Naqueles velhos tempos e Gente humilde FERNANDEZ, Lorenzo. Velha Modinha METODOLOGIA: 1. Aulas individuais com apresentação dos conteúdos na seguinte ordem: Estudos de mecanismo e técnica e repertório compreendendo estudos e obras consagradas. 2. A apresentação dos conteúdos dos estudos de mecanismo, de técnica e do repertório será feita seguindo uma ordem progressiva de dificuldades, conforme as possibilidades de cada aluno, compatível com o conteúdo programático.
[Apresentação por ordem de dificuldade] 1. Mecanismo, técnica e técnica aplicada: GIULIANI, Mauro. Studio per la Chitarra, opus 1: 1ª parte - 120 arpegios (1 a 10, 81 a 88, 11 a 17, 25 a 35, 36 a 40, 41 a 45, 46 a 50, 51 a 65). GLOEDEN, Edelton. Estudo de Escalas: maiores, menores (harmônica,oriental, melódica e bachiana) e modos eclesiásticos, seguindo as seguintes etapas: 1- escalas de 1 oitava sem uso de corda solta (o), 2- escalas de 1 oitava em 1 corda iniciando com (o) e com uso de (o) alternado, 3- escalas de 1 oitava em 1 corda iniciando com (o), 4- escalas de 2 oitavas em todas as cordas. CARLEVARO, Abel. Serie Didactica para Guitarra, vol. IV – Exercícios com 1 e 3 dedos fixos. GIULIANI, M. Studio per la Chitarra, opus 1: 120 arpegios (66 a 80, 89 e 90, 91 a 100, 109 a 120 e 18 a 24). CARLEVARO, A. Série Didactica para Guitarra vol. I – Escalas de 2 e 3 oitavas com mudança de posição. _______________. Série Didactica para Guitarra vol. III – Estudos de mudanças de posição por substituição, deslocamento e salto. _______________. Serie Didactica para Guitarra, vol. IV - Exercícios com1 e 3 dedos Fixos – Extensão e Ligados ascendentes e descendentes. TÁRREGA Francisco. Sämtliche Technische Studien (07, 02, 67 a 71, 04). CARLEVARO, A. Serie Didactica para guitarra vol. II – Arpejos com ação conjunta de polegar – Acordes repetidos – exercícios de independência do polegar. _____________. Série Didactica para Guitarra vol. I – Escalas de 2 e 3 oitavas com mudança de posição. _____________. Série Didactica para Guitarra vol. III – Estudos de mudanças de posição por substituição, deslocamento e salto. _____________. Serie Didactica para Guitarra, vol. IV - Exercícios com 1, 2 e 3 dedos Fixos – Extensão e Ligados ascendentes e descendentes simples. TÁRREGA F. Sämtliche Technische Studien (08, 05, 10 a 13, 03 e 48). CARLEVARO, A. Serie Didactica para guitarra vol. II – conclusão do conteúdo. _______________. Série Didactica para Guitarra vol. I – conclusão do conteúdo. _______________. Série Didactica para Guitarra vol. III - conclusão do conteúdo. _______________. Serie Didactica para Guitarra, vol. IV – Exercícios com 1, 2 e 3 dedos Fixos, Extensão e Ligados ascendentes, descendentes, mistos e conclusão do conteúdo. GIULIANI, M. Studio per Chitarra Opus. 1 – 2ª Parte (01, 02, 04, 05 e 06). TÁRREGA F. Sämtliche Technische Studien - (01, 06, 63, 64, 09, 49, 45 e 50). CARLEVARO, A. Guitar Masterclasses, vol. I _____________ . Idem, vol. II. _____________ . Idem, vol. III. GIULIANI, M. Studio per Chitarra Opus. 1 – 2ª Parte (03, 13, 14, 11, 16 e 15) ISNAOLA, Ricardo. Kitharologus, Heidelberg, Chanterelle. CARLEVARO, A. Guitar Masterclasses, vol. I _______________ . Idem, vol. II. _______________ . Idem, vol. III. _______________ . Idem, vol. IV. FERNÁNDEZ, Eduardo. Técnica, mecanismo, aprendizaje: Una investigación Sobre llegar a ser guitarrista. ISNAOLA, Ricardo. Kitharologus, Heidelberg, Chanterelle. 2. Estudos: CARCASSI, Matteo. Estudos Op. 60 (02, 03, 13, 16, 19, 04 e 08) CARLEVARO, A. Microestudios (Ej. Prep. 1 a 7, Estudios 1 a 5) BROUWER, Leo. Estudios Sencillos (01, 02, 04, 05 e 08) BROUWER, L.: Estudios Sencillos (12, 06, 09, 10, 07) CARCASSI, M. Estudos Op. 60 (15, 07, 10, 11, 12, 01 e 14) CARLEVARO, A. Microestudios (06 a 10 e 11 a 15) CARCASSI, M.: Estudos Op. 60 (09, 06, 18, 05, 17 e 21) CARLEVARO, A. Microestudios (15 a 20) BROUWER, L. Estudios Sencillos (15, 14, 13, 11 e 16) BROUWER, L. Estudios Sencillos (17, 18, 19, e 20) CARCASSI, M. Estudos Op. 60 ( 24, 22, 20, 23 e 25) CARLEVARO, A. Microestudios (16 a 20) SOR, F. 20 Estudios (Grondona) (02, 03, 05, 04, 01, 06, 07, 08, 09, 10) SOR, F. Estudios (Grondona) (11 ao 20) GNATTALI, Radamés. Estudos (04 e 02) MIGNONE, Francisco. Estudos (02 e 10) VILLA-LOBOS, Heitor. Estudos (04, 06 e 08) SOR, F. Estudios (Grondona e completos) GNATTALI, Radamés. Estudos (05, 01 e 10) MIGNONE, Francisco. Estudos (11 e 09 ) VILLA-LOBOS, Heitor. Estudos (11, 09, 05 e 03) SOR, F. Estudios (completos) Giuliani, M. Complete studies GNATTALI, Radamés. Estudos (06, 03, 07 e 09) VILLA-LOBOS, Heitor. Estudos (01, 02, 10, 12 e 07) SOR, F. Estúdios (completos) GNATTALI, Radamés. Estudos (06, 03, 07 e 09) VILLA-LOBOS, Heitor. Estudos (01, 02, 10, 12 e 07) 3. Estudos complementares sugeridos: GLOEDEN, Edelton. 6 Pequenos estudos GRAMANI, José Eduardo. Viola, Estudos, Estudo em 9 e Pinho ZELENKA, Milan & OBROVSKA, Helena. Snadné Etudy I PORTO ALEGRE, Paulo. 10 Estudos CARLEVARO. A. Masterclasses, vol. 1 – Estudios de Sor GIULIANI, M. Estudos Op. 48 ____________. Estudos Op. 100 SOR, F. Estudios (completos) AGUADO, Dionisio. Estudos COSTE, Napoleón. 25 Etudes de Genre Op. 38 DODGSON, Stephen. & QUINE, Hector. Studies for Guitar GIULIANI, M. Estudos (completos) CARLEVARO, A. 5 Estudios, Homenage a Villa-Lobos (avulsos) COSTE, Napoleón. 25 Etudes de Genre Op. 38 SEGOVIA, Andrés. Estúdios REGONDI, Giulio. Studies SEGOVIA, Andrés. Estudio sin luz 4. Obras: PONCE, Manuel. Prelúdios cortos POULENC, F. Sarabande GUERRA PEIXE, C. 10 Lúdicas (05, 02, 01, 04) GUIMARÃES, João Teixeira (João Pernambuco). Chôros nºs. 1 e 2, Sentindo e Brasileirinho TÁRREGA, Francisco. Lágrima e Malagueña fácil CASTELNUOVO-TEDESCO, Mario. Appunti: Preludi e studi per chitarra – Quaderno primo: gli intervalli GUERRA PEIXE, C. 10 Lúdicas (03, 07, 09) LENDLE, Wolfgang. Impulse (11, 12, 14, 15 e 16) HAUG, Hans. Alba PEDRELL, Carlos. Página romántica TÁRREGA, Francisco. Prelúdio nº 8, Adelita, Vals e Prelúdio nº 9 BARRIOS, Agustín. Prelúdio (RS, vol. I, p. 9) e Prelúdio (RS, vol. I, p. 10) BROUWER, L. Pieza sin título nº 2 _____________. Pieza sin título nº 3 CARLEVARO, A. Prelúdios Americanos (Tamboriles e Campo) _______________. Idem. Milonga Oriental CASTELNUOVO-TEDESCO, Mario. Appunti: Preludi e studi per chitarra – Quaderno primo: gli intervalli GUERRA-PEIXE, C. Peixinhos da Guiné __________________.Prelúdios (05, 04 e 01) PUJOL, E. Hispanae Citharae Ars Viva Luys de Narváez – Canción del Emperador Luys de Narváez – Diferencias sobre Guardame las Vacas, Tres Diferencias por otra parte RAGOSSNIG, K.: Musik der Renaissance Baruch Bulman – Pavan Santino Garsi da Parma – Gagliarda Manfredina, La ne mente per la gola Dalza, Joan Ambrosio – Calata ala spagnola Jan Pieterszoon Sweelinck – Psalm V PUJOL, E.: Hispanae Citharae Ars Viva Diego Pisador – Pavana muy llana para tañer Enrique de Valderrábano – Soneto I Luys Milan – Fantasía de consonancias y redobles Enrique de Valderrábano – Soneto II Diego Pisador – Villanesca ( La Cortesia) Luys Milan – Fantasía (VIII) del quarto tono RAGOSSNIG, Konrad. Musik der Renaissance Alonso Mudarra – Pavana de Alexandre Robert Johnson – Alman Adrian Le Roy – Passameze, Passameze (plus diminué) Anonymous – Kemp’s Jig Jean-Baptiste Besard – Guillemette, Ballet REIS, Dilermando. Nossa ternura, Sinhazinha, Uma valsa e dois amores e Se ela perguntar. TÁRREGA, F. Prelúdios nºs. 10, 11, Estudio em forma de minueto, Sueño (Mazurka), Prelúdio nº 1, Danza Odalisca e Mazurka en Sol M VILLA-LOBOS, Heitor. Mazurka-chôro, Prelúdio nº 3, Valsa-Chôro ALMEIDA PRADO, José Antônio. Poesilúdio nº 1 BARRIOS, A. Villancico de la Navidad, Vidala, Estudio del ligado (RS, vol. II, p. 36), Aconquija e Gavota en estilo antiguo BROUWER, L. 2 Temas populares cubanos: Canción de cuna e Ojos Brujos GIULIANI, M. Sonata Op. 15 GUERRA PEIXE, C. Suite ________________ C. Prelúdios (02 e 03) LAURO, Antonio. Valses venezolanos nº 1 e 2 LLOBET, Miguel. Canciones Populares Catalanas PONCE, M. Dos Canciones, Estrellita y prelúdio, Por ti mi corazón PUJOL, E. Hispanae Citharae Ars Viva Alonso Mudarra – Gallarda, Diferencias sobre Conde Claros RAGOSSNIG, K. Musik der Renaissance Vicenzo Capirola – Ricercar (I), Ricercar (II) John Dowland – Lachrimae Pavan, The Queen Elizabeth her Galliard, The Earl of Essex his Galliard REIS, Dilermando. Conversa de bahiana, Xodó da bahiana, Serenata, Caboclinho, Dr. Sabe Tudo e Dialogando SOR, F. Sonata Op. 15 TÁRREGA, F. Marieta (mazurka), Prelúdio nº 5, Maria (gavota),Prelúdio nº 3 VILLA-LOBOS, H. Gavota-chôro, Prelúdio nº 4 e Chorinho BARRIOS, A. Aire de Zamba, Julia Florida BROUWER, L. 2 Aires populares cubanos, Pieza sin título nº 3, Prelúdio, Fuga nº 1,Danza característica CARLEVARO, A. Introdución y Capricho CRESPO, Jorge Gomes. Norteña GUERRA-PEIXE, C. Suite LLOBET, Miguel. Canciones Populares Catalanas PONCE, M. Balletto, Prelúdio em Mi Maior, La Pajarera, La Valentina PUJOL, E.: Hispanae Citharae Ars Viva Luys de Narváez – Baxa de Contrapunto Alonso Mudarra – Fantasía X RAGOSSNIG, K.: Musik der Renaissance Albert Dlugoraj – Fantasia, Villanella, Finale John Dowland – Sir John Smith his Almaine Valentin Barkfark – Fantasie (I) RODRIGO, Joaquín. Tiento antiguo TANSMAN, Alexandre. Trois pièces ____________________. Suite in modo polonico TÁRREGA, F. Prelúdio nº 2, Danza Mora, Prelúdio nº 4, Alborada e Capricho árabe VILLA-LOBOS, H. Prelúdio nº 5, Schottish-chôro, Prelúdio nº 1 AGUADO, D. Complete works for guitar, vol. I a vol. IV. ASENCIO, Vicente. Suite de Homenajes BARRIOS, Agustín. Mazurka apasionata, Vals nº 3, Vals nº 4, Chôro da Saudade, Danza Paraguaia, La Catedral e Una limosna al amor de Dios BENNETT, Richard Rodney. Impromptus BROUWER, L. Preludios Epigramaticos, Elogio de la Danza, Tres Apuntes, Paisaje cubano con campanas, Canticum, Decameron Negro, Variaciones sobre un tema de Django Reinhardt CASTELNUOVO-TEDESCO, M. Tarantella _____________________________.Variations à travers les siècles _____________________________.Tonadilla Op. 170 nº 5 _____________________________.Aranci in fiore COSTE, N. Complete works. FALLA, Manuel de. Homenaje, pour le Tombeau de Debussy GIULIANI, M. Complete works GNATTALI, R. Pequena suite _____________. Brasiliana nº 13 GUASTAVINO, Carlos. Santa Fé para llorar _____________________. Sonatas 1 a 3 LAURO, A. Angostura __________. Carora __________. 4 Valsa venezolanas __________. María Luisa __________. Sonata __________. Suite venezolana __________. Seis por derecho LEGNANI, Luigi. Capriches Op. 20 LLOBET, Miguel. Canciones Populares Catalanas MIGNONE, F. 12 valsa brasileiras em forma de estudos MORENO TORROBA, Federico. Aires de la Mancha _____________________________. Burgalesa _____________________________. Castelos de España _____________________________. Piezas características, vol. 1 e 2 _____________________________. Madroños _____________________________. Nocturno _____________________________. Serenata burlesca _____________________________. Sonatina OHANA, Maurice. Tiento PONCE, M. 24 Preludios __________. Sonata Clásica __________. Sonata mexicana __________. Sonata Romántica __________. Sonata III __________. Sonatina meridional __________. Suite em la __________. Suite em re __________. Thème varié et finale __________. 4 Piezas para guitarra PUJOL, E. Canción de Cuna _________. Cubana _________. Manola de Avapiés _________. Tango _________.Guajira _________.Impromptu _________. Homenaje a Tárrega _________. Tonadilla REGONDI, G. Complete works RODRIGO, J. En los Trigales, ____________. Pajaros de primavera ____________. Zarabanda lejana ____________. Sonata à la española RUIZ-PIPÓ, Antonio. Canciónes y danzas nºs 2 y 3 SANTÓRSOLA, Guido. Tres arias de corte ____________________. Suite a la Antigua ____________________. Vals Romántico SMITH BRINDLE, R. El polifemo de oro SOR, F. Complete works TANSMAN, A. Mazurka _____________. Cavatina TURINA, J. Sevillana __________. Fandanguillo __________. Hommage à Tarrega, __________. Ráfagas __________. Sonata TÁRREGA, F. Recuerdos de la Alhambra VILLA-LOBOS, H. Prelúdio nº 2 e Chôros nº 1 4. Obras sugeridas: GLOEDEN, Edelton. 6 Pequenos estudos GUERRA-PEIXE, César. Breves SMITH-BRINDLE, Reginald. Guitarcosmos vol. I e II LENDLE, Wolfgang. Impulse (01 a 05) ________________. Impulse (06 a 10) GRAMANI, José Eduardo. Viola, Estudos, Estudo em 9 e Pinho GUIMARÃES, João Teixeira (João Pernambuco). Graúna, Dengoso, Sonho de magia, Brejeiro e Saudosa viola SMITH-BRINDLE, R. Guitarcosmos vol. III BARTOLONI, Giacomo. Elíptica SARDINHA, Aníbal Augusto (Garoto). Doce lembrança LENDLE, Wolfgang. Impulse (17, 18, 19, 20, 21, 22 e 13) CARLEVARO, A. Prelúdios Americanos (Evocación, Scherzino e Ronda) GUERRA PEIXE, C. 10 Lúdicas (10, 08 e 06) GUIMARÃES, João Teixeira (João Pernambuco). Sons de Carrilhôes,Reboliço, Gritos d’Alma, Magoado e Pó de mico FARIÑAS, Carlos. Canción GUIMARÃES, João Teixeira (João Pernambuco). Mimoso, Interrogando, Recordando minha terra e Estudo nº 1 MIGNONE, Francisco. Brazilian song REIS, Dilermando. Dois destinos, Ternura, Noite de lua e Flôr de Aguapé SARDINHA, Anibal Augusto. Naqueles velhos tempos e Gente humilde FERNANDEZ, Lorenzo. Velha Modinha