Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0783 - Violão V
Guitar V

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 75 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
1.	Formar o Bacharel em Instrumento – Violão – apto a desenvolver atividades profissionais como músico atuante – solista e camerista.
2.	Proporcionar as condições necessárias para encaminhar o aluno às atividades relacionadas ao ensino do instrumento e à pesquisa.
3.	Habilitar o aluno com as ferramentas que permitam o contínuo aprimoramento de seus conhecimentos e de suas condições técnicas depois de graduação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
89006 - Edelton Gloeden
 
Ementa
1.	Mecanismo, técnica e técnica aplicada.
2.	Repertório amplo abrangendo obras originais e transcrições do séc. XVI ao séc. XXI. Ao final do curso, o aluno deverá ter trabalhado uma variedade de obras que sejam representativas da diversidade de estilos de época, correntes estéticas, gêneros musicais que sejam representativas da literatura violonística.
 
 
 
Conteúdo Programático
[Apresentação por ordem de dificuldade] 

1. Mecanismo, técnica e técnica aplicada: 

GIULIANI, Mauro. Studio per la Chitarra, opus 1: 1ª parte - 120 arpegios (1 a 10, 81 a 88, 11 a 17, 25 a 35, 36 a 40, 41 a 45, 46 a 50, 51 a 65). 
GLOEDEN, Edelton. Estudo de Escalas: maiores, menores (harmônica,oriental, melódica e bachiana) e modos eclesiásticos, seguindo as seguintes etapas: 
1- escalas de 1 oitava sem uso de corda solta (o), 
2- escalas de 1 oitava em 1 corda iniciando com 
(o) e com uso de (o) alternado, 
3- escalas de 1 oitava em 1 corda iniciando com (o), 
4- escalas de 2 oitavas em todas as cordas. 
CARLEVARO, Abel. Serie Didactica para Guitarra, vol. IV – Exercícios com 1 e 3 dedos fixos. 
GIULIANI, M. Studio per la Chitarra, opus 1: 120 arpegios (66 a 80, 89 e 90, 91 a 100, 109 a 120 e 18 a 24). 
CARLEVARO, A. Série Didactica para Guitarra vol. I – Escalas de 2 e 3 oitavas com mudança de posição. 
_______________. Série Didactica para Guitarra vol. III – Estudos de mudanças de posição por substituição, deslocamento e salto. 
_______________. Serie Didactica para Guitarra, vol. IV - Exercícios com1 e 3 dedos Fixos – Extensão e Ligados ascendentes e descendentes. 
TÁRREGA Francisco. Sämtliche Technische Studien (07, 02, 67 a 71, 04). 
CARLEVARO, A. Serie Didactica para guitarra vol. II – Arpejos com ação conjunta de polegar – Acordes repetidos – exercícios de independência do polegar. 
_____________. Série Didactica para Guitarra vol. I – Escalas de 2 e 3 oitavas com mudança de posição. 
_____________. Série Didactica para Guitarra vol. III – Estudos de mudanças de posição por substituição, deslocamento e salto. 
_____________. Serie Didactica para Guitarra, vol. IV - Exercícios com 1, 2 e 3 dedos Fixos – Extensão e Ligados ascendentes e descendentes simples. 
TÁRREGA F. Sämtliche Technische Studien (08, 05, 10 a 13, 03 e 48). 
CARLEVARO, A. Serie Didactica para guitarra vol. II – conclusão do conteúdo. 
_______________. Série Didactica para Guitarra vol. I – conclusão do conteúdo. 
_______________. Série Didactica para Guitarra vol. III - conclusão do conteúdo. 
_______________. Serie Didactica para Guitarra, vol. IV – Exercícios com 1, 2 e 3 dedos Fixos, Extensão e Ligados ascendentes, descendentes, mistos e conclusão do conteúdo. 
GIULIANI, M. Studio per Chitarra Opus. 1 – 2ª Parte (01, 02, 04, 05 e 06). 
TÁRREGA F. Sämtliche Technische Studien - (01, 06, 63, 64, 09, 49, 45 e 50). 
CARLEVARO, A. Guitar Masterclasses, vol. I 
_____________ . Idem, vol. II. 
_____________ . Idem, vol. III. 
GIULIANI, M. Studio per Chitarra Opus. 1 – 2ª Parte (03, 13, 14, 11, 16 e 15) 
ISNAOLA, Ricardo. Kitharologus, Heidelberg, Chanterelle. 
CARLEVARO, A. Guitar Masterclasses, vol. I 
_______________ . Idem, vol. II. 
_______________ . Idem, vol. III. 
_______________ . Idem, vol. IV. 
FERNÁNDEZ, Eduardo. Técnica, mecanismo, aprendizaje: Una investigación Sobre llegar a ser guitarrista. 
ISNAOLA, Ricardo. Kitharologus, Heidelberg, Chanterelle. 

2. Estudos: 

CARCASSI, Matteo. Estudos Op. 60 (02, 03, 13, 16, 19, 04 e 08) 
CARLEVARO, A. Microestudios (Ej. Prep. 1 a 7, Estudios 1 a 5) 
BROUWER, Leo. Estudios Sencillos (01, 02, 04, 05 e 08) 
BROUWER, L.: Estudios Sencillos (12, 06, 09, 10, 07) 
CARCASSI, M. Estudos Op. 60 (15, 07, 10, 11, 12, 01 e 14) 
CARLEVARO, A. Microestudios (06 a 10 e 11 a 15) 
CARCASSI, M.: Estudos Op. 60 (09, 06, 18, 05, 17 e 21) 
CARLEVARO, A. Microestudios (15 a 20) 
BROUWER, L. Estudios Sencillos (15, 14, 13, 11 e 16) 
BROUWER, L. Estudios Sencillos (17, 18, 19, e 20) 
CARCASSI, M. Estudos Op. 60 ( 24, 22, 20, 23 e 25) 
CARLEVARO, A. Microestudios (16 a 20) 
SOR, F. 20 Estudios (Grondona) (02, 03, 05, 04, 01, 06, 07, 08, 09, 10) 
SOR, F. Estudios (Grondona) (11 ao 20) 
GNATTALI, Radamés. Estudos (04 e 02) 
MIGNONE, Francisco. Estudos (02 e 10) 
VILLA-LOBOS, Heitor. Estudos (04, 06 e 08) 
SOR, F. Estudios (Grondona e completos) 
GNATTALI, Radamés. Estudos (05, 01 e 10) 
MIGNONE, Francisco. Estudos (11 e 09 ) 
VILLA-LOBOS, Heitor. Estudos (11, 09, 05 e 03) 
SOR, F. Estudios (completos) 
Giuliani, M. Complete studies 
GNATTALI, Radamés. Estudos (06, 03, 07 e 09) 
VILLA-LOBOS, Heitor. Estudos (01, 02, 10, 12 e 07) 
SOR, F. Estúdios (completos) 
GNATTALI, Radamés. Estudos (06, 03, 07 e 09) 
VILLA-LOBOS, Heitor. Estudos (01, 02, 10, 12 e 07) 

3. Estudos complementares sugeridos: 

GLOEDEN, Edelton. 6 Pequenos estudos 
GRAMANI, José Eduardo. Viola, Estudos, Estudo em 9 e Pinho 
ZELENKA, Milan & OBROVSKA, Helena. Snadné Etudy I 
PORTO ALEGRE, Paulo. 10 Estudos 
CARLEVARO. A. Masterclasses, vol. 1 – Estudios de Sor 
GIULIANI, M. Estudos Op. 48 
____________. Estudos Op. 100 
SOR, F. Estudios (completos) 
AGUADO, Dionisio. Estudos 
COSTE, Napoleón. 25 Etudes de Genre Op. 38 
DODGSON, Stephen. & QUINE, Hector. Studies for Guitar 
GIULIANI, M. Estudos (completos) 
CARLEVARO, A. 5 Estudios, Homenage a Villa-Lobos (avulsos) 
COSTE, Napoleón. 25 Etudes de Genre Op. 38 
SEGOVIA, Andrés. Estúdios 
REGONDI, Giulio. Studies 
SEGOVIA, Andrés. Estudio sin luz 

4. Obras: 

PONCE, Manuel. Prelúdios cortos 
POULENC, F. Sarabande 
GUERRA PEIXE, C. 10 Lúdicas (05, 02, 01, 04) 
GUIMARÃES, João Teixeira (João Pernambuco). Chôros nºs. 1 e 2, Sentindo e Brasileirinho 
TÁRREGA, Francisco. Lágrima e Malagueña fácil 
CASTELNUOVO-TEDESCO, Mario. Appunti: Preludi e studi per chitarra – Quaderno primo: gli intervalli 
GUERRA PEIXE, C. 10 Lúdicas (03, 07, 09) 
LENDLE, Wolfgang. Impulse (11, 12, 14, 15 e 16) 
HAUG, Hans. Alba 
PEDRELL, Carlos. Página romántica 
TÁRREGA, Francisco. Prelúdio nº 8, Adelita, Vals e Prelúdio nº 9 
BARRIOS, Agustín. Prelúdio (RS, vol. I, p. 9) e Prelúdio (RS, vol. I, p. 10) 
BROUWER, L. Pieza sin título nº 2 
_____________. Pieza sin título nº 3 
CARLEVARO, A. Prelúdios Americanos (Tamboriles e Campo) 
_______________. Idem. Milonga Oriental 
CASTELNUOVO-TEDESCO, Mario. Appunti: Preludi e studi per chitarra – Quaderno primo: gli intervalli 
GUERRA-PEIXE, C. Peixinhos da Guiné 
__________________.Prelúdios (05, 04 e 01) 
PUJOL, E. Hispanae Citharae Ars Viva 
Luys de Narváez – Canción del Emperador 
Luys de Narváez – Diferencias sobre Guardame las Vacas, 
Tres Diferencias por otra parte 
RAGOSSNIG, K.: Musik der Renaissance 
Baruch Bulman – Pavan 
Santino Garsi da Parma – Gagliarda Manfredina, 
La ne mente per la gola 
Dalza, Joan Ambrosio – Calata ala spagnola 
Jan Pieterszoon Sweelinck – Psalm V 
PUJOL, E.: Hispanae Citharae Ars Viva 
Diego Pisador – Pavana muy llana para tañer 
Enrique de Valderrábano – Soneto I 
Luys Milan – Fantasía de consonancias y redobles 
Enrique de Valderrábano – Soneto II 
Diego Pisador – Villanesca ( La Cortesia) 
Luys Milan – Fantasía (VIII) del quarto tono 
RAGOSSNIG, Konrad. Musik der Renaissance 
Alonso Mudarra – Pavana de Alexandre 
Robert Johnson – Alman 
Adrian Le Roy – Passameze, Passameze (plus diminué) 
Anonymous – Kemp’s Jig 
Jean-Baptiste Besard – Guillemette, Ballet 
REIS, Dilermando. Nossa ternura, Sinhazinha, Uma valsa e dois amores e Se ela perguntar. 
TÁRREGA, F. Prelúdios nºs. 10, 11, Estudio em forma de minueto, 
Sueño (Mazurka), Prelúdio nº 1, Danza Odalisca e Mazurka en Sol M 
VILLA-LOBOS, Heitor. Mazurka-chôro, Prelúdio nº 3, Valsa-Chôro 
ALMEIDA PRADO, José Antônio. Poesilúdio nº 1 
BARRIOS, A. Villancico de la Navidad, Vidala, Estudio del ligado (RS, vol. II, p. 36), 
Aconquija e Gavota en estilo antiguo 
BROUWER, L. 2 Temas populares cubanos: Canción de cuna e Ojos Brujos 
GIULIANI, M. Sonata Op. 15 
GUERRA PEIXE, C. Suite 
________________ C. Prelúdios (02 e 03) 
LAURO, Antonio. Valses venezolanos nº 1 e 2 
LLOBET, Miguel. Canciones Populares Catalanas 
PONCE, M. Dos Canciones, Estrellita y prelúdio, Por ti mi corazón 
PUJOL, E. Hispanae Citharae Ars Viva 
Alonso Mudarra – Gallarda, Diferencias sobre Conde Claros 
RAGOSSNIG, K. Musik der Renaissance 
Vicenzo Capirola – Ricercar (I), Ricercar (II) 
John Dowland – Lachrimae Pavan, 
The Queen Elizabeth her Galliard, 
The Earl of Essex his Galliard 
REIS, Dilermando. Conversa de bahiana, Xodó da bahiana, Serenata, Caboclinho, Dr. Sabe Tudo e Dialogando 
SOR, F. Sonata Op. 15 
TÁRREGA, F. Marieta (mazurka), Prelúdio nº 5, Maria (gavota),Prelúdio nº 3 
VILLA-LOBOS, H. Gavota-chôro, Prelúdio nº 4 e Chorinho 
BARRIOS, A. Aire de Zamba, Julia Florida 
BROUWER, L. 2 Aires populares cubanos, Pieza sin título nº 3, Prelúdio, Fuga nº 1,Danza característica 
CARLEVARO, A. Introdución y Capricho 
CRESPO, Jorge Gomes. Norteña 
GUERRA-PEIXE, C. Suite 
LLOBET, Miguel. Canciones Populares Catalanas 
PONCE, M. Balletto, Prelúdio em Mi Maior, La Pajarera, La Valentina 
PUJOL, E.: Hispanae Citharae Ars Viva 
Luys de Narváez – Baxa de Contrapunto 
Alonso Mudarra – Fantasía X 
RAGOSSNIG, K.: Musik der Renaissance 
Albert Dlugoraj – Fantasia, Villanella, Finale 
John Dowland – Sir John Smith his Almaine 
Valentin Barkfark – Fantasie (I) 
RODRIGO, Joaquín. Tiento antiguo 
TANSMAN, Alexandre. Trois pièces 
____________________. Suite in modo polonico 
TÁRREGA, F. Prelúdio nº 2, Danza Mora, Prelúdio nº 4, Alborada e Capricho árabe 
VILLA-LOBOS, H. Prelúdio nº 5, Schottish-chôro, Prelúdio nº 1 
AGUADO, D. Complete works for guitar, vol. I a vol. IV. 
ASENCIO, Vicente. Suite de Homenajes 
BARRIOS, Agustín. Mazurka apasionata, Vals nº 3, Vals nº 4, 
Chôro da Saudade, Danza Paraguaia, La Catedral e 
Una limosna al amor de Dios 
BENNETT, Richard Rodney. Impromptus 
BROUWER, L. Preludios Epigramaticos, Elogio de la Danza, Tres Apuntes, 
Paisaje cubano con campanas, Canticum, Decameron Negro, 
Variaciones sobre un tema de Django Reinhardt 
CASTELNUOVO-TEDESCO, M. Tarantella 
_____________________________.Variations à travers les siècles 
_____________________________.Tonadilla Op. 170 nº 5 
_____________________________.Aranci in fiore 
COSTE, N. Complete works. 
FALLA, Manuel de. Homenaje, pour le Tombeau de Debussy 
GIULIANI, M. Complete works 
GNATTALI, R. Pequena suite 
_____________. Brasiliana nº 13 
GUASTAVINO, Carlos. Santa Fé para llorar 
_____________________. Sonatas 1 a 3 
LAURO, A. Angostura 
__________. Carora 
__________. 4 Valsa venezolanas 
__________. María Luisa 
__________. Sonata 
__________. Suite venezolana 
__________. Seis por derecho 
LEGNANI, Luigi. Capriches Op. 20 
LLOBET, Miguel. Canciones Populares Catalanas 
MIGNONE, F. 12 valsa brasileiras em forma de estudos 
MORENO TORROBA, Federico. Aires de la Mancha 
_____________________________. Burgalesa 
_____________________________. Castelos de España 
_____________________________. Piezas características, vol. 1 e 2 
_____________________________. Madroños 
_____________________________. Nocturno 
_____________________________. Serenata burlesca 
_____________________________. Sonatina 
OHANA, Maurice. Tiento 
PONCE, M. 24 Preludios 
__________. Sonata Clásica 
__________. Sonata mexicana 
__________. Sonata Romántica 
__________. Sonata III 
__________. Sonatina meridional 
__________. Suite em la 
__________. Suite em re 
__________. Thème varié et finale 
__________. 4 Piezas para guitarra 
PUJOL, E. Canción de Cuna 
_________. Cubana 
_________. Manola de Avapiés 
_________. Tango 
_________.Guajira 
_________.Impromptu 
_________. Homenaje a Tárrega 
_________. Tonadilla 
REGONDI, G. Complete works 
RODRIGO, J. En los Trigales, 
____________. Pajaros de primavera 
____________. Zarabanda lejana 
____________. Sonata à la española 
RUIZ-PIPÓ, Antonio. Canciónes y danzas nºs 2 y 3 
SANTÓRSOLA, Guido. Tres arias de corte 
____________________. Suite a la Antigua 
____________________. Vals Romántico 
SMITH BRINDLE, R. El polifemo de oro 
SOR, F. Complete works 
TANSMAN, A. Mazurka 
_____________. Cavatina 
TURINA, J. Sevillana 
__________. Fandanguillo 
__________. Hommage à Tarrega, 
__________. Ráfagas 
__________. Sonata 
TÁRREGA, F. Recuerdos de la Alhambra 
VILLA-LOBOS, H. Prelúdio nº 2 e Chôros nº 1 


4. Obras sugeridas: 

GLOEDEN, Edelton. 6 Pequenos estudos 
GUERRA-PEIXE, César. Breves 
SMITH-BRINDLE, Reginald. Guitarcosmos vol. I e II 
LENDLE, Wolfgang. Impulse (01 a 05) 
________________. Impulse (06 a 10) 
GRAMANI, José Eduardo. Viola, Estudos, Estudo em 9 e Pinho 

GUIMARÃES, João Teixeira (João Pernambuco). Graúna, Dengoso, Sonho de magia, Brejeiro e Saudosa viola 
SMITH-BRINDLE, R. Guitarcosmos vol. III 
BARTOLONI, Giacomo. Elíptica 
SARDINHA, Aníbal Augusto (Garoto). Doce lembrança 
LENDLE, Wolfgang. Impulse (17, 18, 19, 20, 21, 22 e 13) 
CARLEVARO, A. Prelúdios Americanos (Evocación, Scherzino e Ronda) 
GUERRA PEIXE, C. 10 Lúdicas (10, 08 e 06) 
GUIMARÃES, João Teixeira (João Pernambuco). Sons de Carrilhôes,Reboliço, Gritos d’Alma, Magoado e Pó de mico 
FARIÑAS, Carlos. Canción 
GUIMARÃES, João Teixeira (João Pernambuco). Mimoso, Interrogando, Recordando minha terra e Estudo nº 1 
MIGNONE, Francisco. Brazilian song 
REIS, Dilermando. Dois destinos, Ternura, Noite de lua e Flôr de Aguapé 
SARDINHA, Anibal Augusto. Naqueles velhos tempos e Gente humilde 
FERNANDEZ, Lorenzo. Velha Modinha 

METODOLOGIA: 
1. Aulas individuais com apresentação dos conteúdos na seguinte ordem: 
Estudos de mecanismo e técnica e repertório compreendendo estudos e obras consagradas. 
2. A apresentação dos conteúdos dos estudos de mecanismo, de técnica e do repertório será feita seguindo uma ordem progressiva de dificuldades, conforme as possibilidades de cada aluno, compatível com o conteúdo programático.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
1. Avaliação semestral compreendendo:
a. Prova prática com banca formada pelo professor orientador mais um docente da instituição. O professor orientador apresenta o conteúdo trabalhado no semestre à banca que por sua vez fará as escolhas. O conteúdo mínimo por semestre é de 04 estudos e 03 obras.
b. Avaliação do professor orientador do trabalho desenvolvido durante o semestre compreendendo: nível técnico e artístico, assiduidade e disciplina.

A nota final do semestre será a média aritmética dos itens citados acima.
Critério de Avaliação
O critério adotado considerará o progresso realizado durante as aulas, a assiduidade, a dedicação ao estudo diário ao instrumento e o desempenho na prova prática. Durante esta prova será avaliado seu potencial artístico, competência e evolução no domínio técnico do instrumento, adequação estilística, capacidade de concentração. Caberá ao aluno, em conjunto com seu professor, determinar quais obras do programa mínimo apresentará em cada semestre.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia Básica
     
[Apresentação por ordem de dificuldade] 

1. Mecanismo, técnica e técnica aplicada:

GIULIANI, Mauro. Studio per la Chitarra, opus 1: 1ª parte - 120 arpegios (1 a 10, 81 a 88, 11 a 17, 25 a 35, 36 a 40, 41 a 45, 46 a 50, 51 a 65).
GLOEDEN, Edelton. Estudo de Escalas: maiores, menores (harmônica,oriental, melódica e bachiana) e modos eclesiásticos, seguindo as seguintes etapas:
1- escalas de 1 oitava sem uso de corda solta (o),
2- escalas de 1 oitava em 1 corda iniciando com
(o) e com uso de (o) alternado,
3- escalas de 1 oitava em 1 corda iniciando com (o),
4- escalas de 2 oitavas em todas as cordas.
CARLEVARO, Abel. Serie Didactica para Guitarra, vol. IV – Exercícios com 1 e 3 dedos fixos.
GIULIANI, M. Studio per la Chitarra, opus 1: 120 arpegios (66 a 80, 89 e 90, 91 a 100, 109 a 120 e 18 a 24).
CARLEVARO, A. Série Didactica para Guitarra vol. I – Escalas de 2 e 3 oitavas com mudança de posição.
_______________. Série Didactica para Guitarra vol. III – Estudos de mudanças de posição por substituição, deslocamento e salto.
_______________. Serie Didactica para Guitarra, vol. IV - Exercícios com1 e 3 dedos Fixos – Extensão e Ligados ascendentes e descendentes.
TÁRREGA Francisco. Sämtliche Technische Studien (07, 02, 67 a 71, 04).
CARLEVARO, A. Serie Didactica para guitarra vol. II – Arpejos com ação conjunta de polegar – Acordes repetidos – exercícios de independência do polegar.
_____________. Série Didactica para Guitarra vol. I – Escalas de 2 e 3 oitavas com mudança de posição.
_____________. Série Didactica para Guitarra vol. III – Estudos de mudanças de posição por substituição, deslocamento e salto.
_____________. Serie Didactica para Guitarra, vol. IV - Exercícios com 1, 2 e 3 dedos Fixos – Extensão e Ligados ascendentes e descendentes simples.
TÁRREGA F. Sämtliche Technische Studien (08, 05, 10 a 13, 03 e 48).
CARLEVARO, A. Serie Didactica para guitarra vol. II – conclusão do conteúdo.
_______________. Série Didactica para Guitarra vol. I – conclusão do conteúdo.
_______________. Série Didactica para Guitarra vol. III - conclusão do conteúdo.
_______________. Serie Didactica para Guitarra, vol. IV – Exercícios com 1, 2 e 3 dedos Fixos, Extensão e Ligados ascendentes, descendentes, mistos e conclusão do conteúdo.
GIULIANI, M. Studio per Chitarra Opus. 1 – 2ª Parte (01, 02, 04, 05 e 06).
TÁRREGA F. Sämtliche Technische Studien - (01, 06, 63, 64, 09, 49, 45 e 50).
CARLEVARO, A. Guitar Masterclasses, vol. I
_____________ . Idem, vol. II.
_____________ . Idem, vol. III.
GIULIANI, M. Studio per Chitarra Opus. 1 – 2ª Parte (03, 13, 14, 11, 16 e 15)
ISNAOLA, Ricardo. Kitharologus, Heidelberg, Chanterelle.
CARLEVARO, A. Guitar Masterclasses, vol. I
_______________ . Idem, vol. II.
_______________ . Idem, vol. III.
_______________ . Idem, vol. IV.
FERNÁNDEZ, Eduardo. Técnica, mecanismo, aprendizaje: Una investigación Sobre llegar a ser guitarrista.
ISNAOLA, Ricardo. Kitharologus, Heidelberg, Chanterelle.

2. Estudos:

CARCASSI, Matteo. Estudos Op. 60 (02, 03, 13, 16, 19, 04 e 08)
CARLEVARO, A. Microestudios (Ej. Prep. 1 a 7, Estudios 1 a 5)
BROUWER, Leo. Estudios Sencillos (01, 02, 04, 05 e 08)
BROUWER, L.: Estudios Sencillos (12, 06, 09, 10, 07)
CARCASSI, M. Estudos Op. 60 (15, 07, 10, 11, 12, 01 e 14)
CARLEVARO, A. Microestudios (06 a 10 e 11 a 15)
CARCASSI, M.: Estudos Op. 60 (09, 06, 18, 05, 17 e 21)
CARLEVARO, A. Microestudios (15 a 20)
BROUWER, L. Estudios Sencillos (15, 14, 13, 11 e 16)
BROUWER, L. Estudios Sencillos (17, 18, 19, e 20)
CARCASSI, M. Estudos Op. 60 ( 24, 22, 20, 23 e 25)
CARLEVARO, A. Microestudios (16 a 20)
SOR, F. 20 Estudios (Grondona) (02, 03, 05, 04, 01, 06, 07, 08, 09, 10)
SOR, F. Estudios (Grondona) (11 ao 20)
GNATTALI, Radamés. Estudos (04 e 02)
MIGNONE, Francisco. Estudos (02 e 10)
VILLA-LOBOS, Heitor. Estudos (04, 06 e 08)
SOR, F. Estudios (Grondona e completos)
GNATTALI, Radamés. Estudos (05, 01 e 10)
MIGNONE, Francisco. Estudos (11 e 09 )
VILLA-LOBOS, Heitor. Estudos (11, 09, 05 e 03)
SOR, F. Estudios (completos)
Giuliani, M. Complete studies
GNATTALI, Radamés. Estudos (06, 03, 07 e 09)
VILLA-LOBOS, Heitor. Estudos (01, 02, 10, 12 e 07)
SOR, F. Estúdios (completos)
GNATTALI, Radamés. Estudos (06, 03, 07 e 09)
VILLA-LOBOS, Heitor. Estudos (01, 02, 10, 12 e 07)

3. Estudos complementares sugeridos:

GLOEDEN, Edelton. 6 Pequenos estudos
GRAMANI, José Eduardo. Viola, Estudos, Estudo em 9 e Pinho
ZELENKA, Milan & OBROVSKA, Helena. Snadné Etudy I
PORTO ALEGRE, Paulo. 10 Estudos
CARLEVARO. A. Masterclasses, vol. 1 – Estudios de Sor
GIULIANI, M. Estudos Op. 48
____________. Estudos Op. 100
SOR, F. Estudios (completos)
AGUADO, Dionisio. Estudos
COSTE, Napoleón. 25 Etudes de Genre Op. 38
DODGSON, Stephen. & QUINE, Hector. Studies for Guitar
GIULIANI, M. Estudos (completos)
CARLEVARO, A. 5 Estudios, Homenage a Villa-Lobos (avulsos)
COSTE, Napoleón. 25 Etudes de Genre Op. 38
SEGOVIA, Andrés. Estúdios
REGONDI, Giulio. Studies
SEGOVIA, Andrés. Estudio sin luz

4. Obras:

PONCE, Manuel. Prelúdios cortos
POULENC, F. Sarabande
GUERRA PEIXE, C. 10 Lúdicas (05, 02, 01, 04)
GUIMARÃES, João Teixeira (João Pernambuco). Chôros nºs. 1 e 2, Sentindo e Brasileirinho
TÁRREGA, Francisco. Lágrima e Malagueña fácil
CASTELNUOVO-TEDESCO, Mario. Appunti: Preludi e studi per chitarra – Quaderno primo: gli intervalli
GUERRA PEIXE, C. 10 Lúdicas (03, 07, 09)
LENDLE, Wolfgang. Impulse (11, 12, 14, 15 e 16)
HAUG, Hans. Alba
PEDRELL, Carlos. Página romántica
TÁRREGA, Francisco. Prelúdio nº 8, Adelita, Vals e Prelúdio nº 9
BARRIOS, Agustín. Prelúdio (RS, vol. I, p. 9) e Prelúdio (RS, vol. I, p. 10)
BROUWER, L. Pieza sin título nº 2
_____________. Pieza sin título nº 3
CARLEVARO, A. Prelúdios Americanos (Tamboriles e Campo)
_______________. Idem. Milonga Oriental
CASTELNUOVO-TEDESCO, Mario. Appunti: Preludi e studi per chitarra – Quaderno primo: gli intervalli
GUERRA-PEIXE, C. Peixinhos da Guiné
__________________.Prelúdios (05, 04 e 01)
PUJOL, E. Hispanae Citharae Ars Viva
Luys de Narváez – Canción del Emperador
Luys de Narváez – Diferencias sobre Guardame las Vacas,
Tres Diferencias por otra parte
RAGOSSNIG, K.: Musik der Renaissance
Baruch Bulman – Pavan
Santino Garsi da Parma – Gagliarda Manfredina,
La ne mente per la gola
Dalza, Joan Ambrosio – Calata ala spagnola
Jan Pieterszoon Sweelinck – Psalm V
PUJOL, E.: Hispanae Citharae Ars Viva
Diego Pisador – Pavana muy llana para tañer
Enrique de Valderrábano – Soneto I
Luys Milan – Fantasía de consonancias y redobles
Enrique de Valderrábano – Soneto II
Diego Pisador – Villanesca ( La Cortesia)
Luys Milan – Fantasía (VIII) del quarto tono
RAGOSSNIG, Konrad. Musik der Renaissance
Alonso Mudarra – Pavana de Alexandre
Robert Johnson – Alman
Adrian Le Roy – Passameze, Passameze (plus diminué)
Anonymous – Kemp’s Jig
Jean-Baptiste Besard – Guillemette, Ballet
REIS, Dilermando. Nossa ternura, Sinhazinha, Uma valsa e dois amores e Se ela perguntar.
TÁRREGA, F. Prelúdios nºs. 10, 11, Estudio em forma de minueto,
Sueño (Mazurka), Prelúdio nº 1, Danza Odalisca e Mazurka en Sol M
VILLA-LOBOS, Heitor. Mazurka-chôro, Prelúdio nº 3, Valsa-Chôro
ALMEIDA PRADO, José Antônio. Poesilúdio nº 1
BARRIOS, A. Villancico de la Navidad, Vidala, Estudio del ligado (RS, vol. II, p. 36),
Aconquija e Gavota en estilo antiguo
BROUWER, L. 2 Temas populares cubanos: Canción de cuna e Ojos Brujos
GIULIANI, M. Sonata Op. 15
GUERRA PEIXE, C. Suite
________________ C. Prelúdios (02 e 03)
LAURO, Antonio. Valses venezolanos nº 1 e 2
LLOBET, Miguel. Canciones Populares Catalanas
PONCE, M. Dos Canciones, Estrellita y prelúdio, Por ti mi corazón
PUJOL, E. Hispanae Citharae Ars Viva
Alonso Mudarra – Gallarda, Diferencias sobre Conde Claros
RAGOSSNIG, K. Musik der Renaissance
Vicenzo Capirola – Ricercar (I), Ricercar (II)
John Dowland – Lachrimae Pavan,
The Queen Elizabeth her Galliard,
The Earl of Essex his Galliard
REIS, Dilermando. Conversa de bahiana, Xodó da bahiana, Serenata, Caboclinho, Dr. Sabe Tudo e Dialogando
SOR, F. Sonata Op. 15
TÁRREGA, F. Marieta (mazurka), Prelúdio nº 5, Maria (gavota),Prelúdio nº 3
VILLA-LOBOS, H. Gavota-chôro, Prelúdio nº 4 e Chorinho
BARRIOS, A. Aire de Zamba, Julia Florida
BROUWER, L. 2 Aires populares cubanos, Pieza sin título nº 3, Prelúdio, Fuga nº 1,Danza característica
CARLEVARO, A. Introdución y Capricho
CRESPO, Jorge Gomes. Norteña
GUERRA-PEIXE, C. Suite
LLOBET, Miguel. Canciones Populares Catalanas
PONCE, M. Balletto, Prelúdio em Mi Maior, La Pajarera, La Valentina
PUJOL, E.: Hispanae Citharae Ars Viva
Luys de Narváez – Baxa de Contrapunto
Alonso Mudarra – Fantasía X
RAGOSSNIG, K.: Musik der Renaissance
Albert Dlugoraj – Fantasia, Villanella, Finale
John Dowland – Sir John Smith his Almaine
Valentin Barkfark – Fantasie (I)
RODRIGO, Joaquín. Tiento antiguo
TANSMAN, Alexandre. Trois pièces
____________________. Suite in modo polonico
TÁRREGA, F. Prelúdio nº 2, Danza Mora, Prelúdio nº 4, Alborada e Capricho árabe
VILLA-LOBOS, H. Prelúdio nº 5, Schottish-chôro, Prelúdio nº 1
AGUADO, D. Complete works for guitar, vol. I a vol. IV.
ASENCIO, Vicente. Suite de Homenajes
BARRIOS, Agustín. Mazurka apasionata, Vals nº 3, Vals nº 4,
Chôro da Saudade, Danza Paraguaia, La Catedral e
Una limosna al amor de Dios
BENNETT, Richard Rodney. Impromptus
BROUWER, L. Preludios Epigramaticos, Elogio de la Danza, Tres Apuntes,
Paisaje cubano con campanas, Canticum, Decameron Negro,
Variaciones sobre un tema de Django Reinhardt
CASTELNUOVO-TEDESCO, M. Tarantella
_____________________________.Variations à travers les siècles
_____________________________.Tonadilla Op. 170 nº 5
_____________________________.Aranci in fiore
COSTE, N. Complete works.
FALLA, Manuel de. Homenaje, pour le Tombeau de Debussy
GIULIANI, M. Complete works
GNATTALI, R. Pequena suite
_____________. Brasiliana nº 13
GUASTAVINO, Carlos. Santa Fé para llorar
_____________________. Sonatas 1 a 3
LAURO, A. Angostura
__________. Carora
__________. 4 Valsa venezolanas
__________. María Luisa
__________. Sonata
__________. Suite venezolana
__________. Seis por derecho
LEGNANI, Luigi. Capriches Op. 20
LLOBET, Miguel. Canciones Populares Catalanas
MIGNONE, F. 12 valsa brasileiras em forma de estudos
MORENO TORROBA, Federico. Aires de la Mancha
_____________________________. Burgalesa
_____________________________. Castelos de España
_____________________________. Piezas características, vol. 1 e 2
_____________________________. Madroños
_____________________________. Nocturno
_____________________________. Serenata burlesca
_____________________________. Sonatina
OHANA, Maurice. Tiento
PONCE, M. 24 Preludios
__________. Sonata Clásica
__________. Sonata mexicana
__________. Sonata Romántica
__________. Sonata III
__________. Sonatina meridional
__________. Suite em la
__________. Suite em re
__________. Thème varié et finale
__________. 4 Piezas para guitarra
PUJOL, E. Canción de Cuna
_________. Cubana
_________. Manola de Avapiés
_________. Tango
_________.Guajira
_________.Impromptu
_________. Homenaje a Tárrega
_________. Tonadilla
REGONDI, G. Complete works
RODRIGO, J. En los Trigales,
____________. Pajaros de primavera
____________. Zarabanda lejana
____________. Sonata à la española
RUIZ-PIPÓ, Antonio. Canciónes y danzas nºs 2 y 3
SANTÓRSOLA, Guido. Tres arias de corte
____________________. Suite a la Antigua
____________________. Vals Romántico
SMITH BRINDLE, R. El polifemo de oro
SOR, F. Complete works
TANSMAN, A. Mazurka
_____________. Cavatina
TURINA, J. Sevillana
__________. Fandanguillo
__________. Hommage à Tarrega,
__________. Ráfagas
__________. Sonata
TÁRREGA, F. Recuerdos de la Alhambra
VILLA-LOBOS, H. Prelúdio nº 2 e Chôros nº 1


4. Obras sugeridas:

GLOEDEN, Edelton. 6 Pequenos estudos
GUERRA-PEIXE, César. Breves
SMITH-BRINDLE, Reginald. Guitarcosmos vol. I e II
LENDLE, Wolfgang. Impulse (01 a 05)
________________. Impulse (06 a 10)
GRAMANI, José Eduardo. Viola, Estudos, Estudo em 9 e Pinho

GUIMARÃES, João Teixeira (João Pernambuco). Graúna, Dengoso, Sonho de magia, Brejeiro e Saudosa viola
SMITH-BRINDLE, R. Guitarcosmos vol. III
BARTOLONI, Giacomo. Elíptica
SARDINHA, Aníbal Augusto (Garoto). Doce lembrança
LENDLE, Wolfgang. Impulse (17, 18, 19, 20, 21, 22 e 13)
CARLEVARO, A. Prelúdios Americanos (Evocación, Scherzino e Ronda)
GUERRA PEIXE, C. 10 Lúdicas (10, 08 e 06)
GUIMARÃES, João Teixeira (João Pernambuco). Sons de Carrilhôes,Reboliço, Gritos d’Alma, Magoado e Pó de mico
FARIÑAS, Carlos. Canción
GUIMARÃES, João Teixeira (João Pernambuco). Mimoso, Interrogando, Recordando minha terra e Estudo nº 1
MIGNONE, Francisco. Brazilian song
REIS, Dilermando. Dois destinos, Ternura, Noite de lua e Flôr de Aguapé
SARDINHA, Anibal Augusto. Naqueles velhos tempos e Gente humilde
FERNANDEZ, Lorenzo. Velha Modinha
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
O grupo social aqui denominado “Participantes Externos à USP” é formado por pessoas interessadas em estabelecer diálogos e conexões com estudantes do Departamento de Música. O grupo é caracterizado por pessoas de perfis socioeconômicos, étnicos, etários e culturais diversos. As atividades artístico-pedagógicas são amplamente divulgadas e podem ser realizadas tanto na USP, como fora da USP.
Objetivos da atividade
A troca de experiências, vivências e saberes dos estudantes de Música com esse grupo social ao longo das atividades artístico-pedagógicas, tanto de forma multissensorial como através de diálogos diretos, são objetivos que levam ambos a conceberem formas de troca intelectual aprofundada, acessível e didática. Atendendo a preceitos dos ODS 3, 4, 5, 8 e 10 e 17 da ONU, essa atividade curricular extensionista (ACE) visa promover “a saúde mental e o bem-estar” (ODS 3), assim como “uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural” no âmbito da “educação de qualidade” (ODS 4). Em relação à “igualdade de gênero” (ODS 5), garante “a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis”. No que concerne ao “trabalho decente e crescimento econômico” (ODS 8), visa “promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação”. Tendo em vista a “redução das desigualdades” (ODS 10), procura “promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra”. Por fim, em relação a “parcerias e meios de implementação” (ODS 17), procura formar “parcerias multissetoriais que mobilizem e compartilhem conhecimento, expertise, tecnologia”, sendo esta última aqui igualada a recursos de alta complexidade aplicados à composição musical, performance de alto rendimento e ensino especializado de música. Contempla, ainda, os seguintes objetivos do Plano Nacional de Extensão Universitária 2000/2001, elaborado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu / MEC: “Enfatizar a utilização de tecnologia disponível para ampliar a oferta de oportunidades e melhorar a qualidade da educação” e “Considerar as atividades voltadas para o desenvolvimento, produção e preservação cultural e artística como relevantes para a afirmação do caráter nacional e de suas manifestações regionais”. Com isso, o ciclo de contribuição recíproca entre a sociedade e a formação cidadã dos estudantes é contemplado.
Descrição da atividade
Após aulas e ensaios de preparação, recitais periódicos, assim como masterclasses, realizados por estudantes em nível avançado, são integralmente abertos à plateia da qual faz parte o público alvo formado por "Participantes Externos à USP". As ACE dessa disciplina são identificadas com a modalidade "Eventos", sendo organizadas e apresentadas por estudantes (tanto verbal como musicalmente), supervisionadas por docentes e avaliadas pelo público alvo em formulário próprio. Reunirão os estudantes com pessoas interessadas em interagir/conhecer detalhes da preparação de performances, das obras musicais, da abordagem didática do docente, dentre outros aspectos. O público alvo será convidado a argumentar verbalmente ou de outras formas a respeito da atividade, narrar suas impressões, indagar os estudantes a respeito dos processos envolvidos e sugerir aspectos a serem pesquisados pelos estudantes, assim nutrindo um ciclo de realizações e pesquisas que respondam mais diretamente a demandas sociais. Os estudantes irão requerer o apoio da secretaria do CMU e da ECA-USP para que estes eventos sejam amplamente divulgados.
Indicadores de avaliação da atividade
A ACE é avaliada pelo docente e pelo grupo social através de formulários próprios a cada segmento. O docente observa o desenvolvimento do estudante, o aprofundamento de sua compreensão estrutural e histórica do material executado, sua interação com os colegas do grupo e o público alvo, sua capacidade de interação e liderança, a qualidade da performance, a caracterização/diversidade do grupo social, o número de pessoas do grupo social beneficiadas com a atividade extensionista, a importância desta atividade curricular extensionista para o projeto acadêmico da unidade, dentre outros benefícios para a formação das pessoas envolvidas. O público estabelece uma interlocução qualitativa ao longo dessa ACE e preenche um formulário próprio.

Clique para consultar os requisitos para CMU0783

Clique para consultar o oferecimento para CMU0783

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP