Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0478 - Prática Camerística IV
Chamber Music Practice IV

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 75 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Congregar o corpo discente às práticas coletivas comuns a todas as etapas do desenvolvimento da linguagem musical, assim como proporcionar o expediente de trabalho necessário a todo músico profissional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3383921 - Alexandre Fontainha Ficarelli
42672 - Amilcar Zani Netto
90033 - Antonio Carlos Moraes Dias Carrasqueira
54074 - Donizeti Aparecido Lopes Fonseca
89006 - Edelton Gloeden
4780680 - Eduardo Henrique Soares Monteiro
518095 - Eliane Tokeshi
1056582 - Fabio Cury
3602229 - Francisco José da Silva Campos Neto
5282637 - Ivan Vilela Pinto
822192 - Jose Luis Prudente de Aquino
5331972 - Luciana Sayure Shimabuco
66693 - Luis Antonio Eugenio Afonso
982218 - Luiz Ricardo Basso Ballestero
2085103 - Marcelo Jaffe
3031661 - Mario Rodrigues Videira Junior
73412 - Michael Kenneth Alpert
3380891 - Ricardo de Figueiredo Bologna
58634 - Robert John Suetholz
58697 - Sergio Cascapera
 
Ementa
1- Estudo específico da música de câmara,
2- Prática da música em conjunto
 
 
 
Conteúdo Programático
Através da formação de grupos instrumentais e (ou ) vocais diversificados de dois a oito executantes, esta disciplina propõe a execução orientada de trabalhos com obras  dos vários períodos da historiografia musical, desde as formações tradicionais como sonata-trio, trio com piano, quarteto com piano, quinteto com piano, trio de cordas, quarteto de cordas, quinteto de cordas, sexteto de cordas, trio de madeiras, quarteto de madeiras, quinteto de sopros, conjuntos de metais, etc. até  formações inusitadas. Observação importante: O repertório a ser trabalhado, nesta disciplina será estabelecido de acordo com os possíveis grupos de Câmara, considerando-se o número de alunos inscritos no semestre em questão e a formação específica dos mesmos.
Os referidos grupos são formados por alunos de níveis diversos e portanto seu repertório deve adequar-se e essa diversidade.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação

1- Seleção dos grupos,
2- Estudo individual de cada membro do grupo da sua parte específica e da partitura,
3- Ensaios do grupo sem o professor. Deverão ser cumpridos o mínimo de dois ensaios por obra escolhida,
4- Ensaios supervisionados pelo professor. Número mínimo a critério do professor,
5- Apresentação pública dos trabalhos.
Critério de Avaliação
A nota de avaliação será aferida pelo professor com base no desempenho do aluno em todas as etapas necessárias ao cumprimento da disciplina.
Norma de Recuperação
A recuperação deixará de ser oferecida, por motivos operacionais, de acordo com a resolução COG-3583, Artigo 3º. E parágrafo 1º . de 29.09.89.

 
Bibliografia Básica
     
COBBETT, Walter W. & MASON,  Colin (ed.).  Cobbett's Cyclopedic   Survey of Chamber Music. 3 vol., 2d. ed.,  London, Oxford Univ. Pr., 1987;

RANGEL-RIBEIRO, Victor & MARKEL (contributor). Chamber Music: an International Guide to Works and Their Instrumentation, Facts on File, Inc.; 1993;

SADIE, Stanley (ed.). New Grove Dictionary of Music and Musicians, London, Macmillan Press Ltd., 1980.
BERGER, Melvin - Guide to Chamber Music. Dover Publications, Inc. Mineola, New York. 3ª ed. 2001.
COBBETT, Walter Willson - Dictionaire Encyclopédique de La Musique de Chambre. Université D´Oxford - Éditions Robert Laffont, S.A. Paris -2 volumes, 1999.
TRANCHEFOT, François- René Guide de la Musique de Chambre - Libraire Arthème Fayard, Paris, 1989.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
O grupo social aqui denominado “Participantes Externos à USP” é formado por pessoas interessadas em estabelecer diálogos e conexões com estudantes do Departamento de Música. O grupo é caracterizado por pessoas de perfis socioeconômicos, étnicos, etários e culturais diversos. As atividades artístico-pedagógicas são amplamente divulgadas e podem ser realizadas tanto na USP, como fora da USP.
Objetivos da atividade
A troca de experiências, vivências e saberes dos estudantes de Música com esse grupo social ao longo das atividades artístico-pedagógicas, tanto de forma multissensorial como através de diálogos diretos, são objetivos que levam ambos a conceberem formas de troca intelectual aprofundada, acessível e didática. Atendendo a preceitos dos ODS 3, 4, 5, 8 e 10 e 17 da ONU, essa atividade curricular extensionista (ACE) visa promover “a saúde mental e o bem-estar” (ODS 3), assim como “uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural” no âmbito da “educação de qualidade” (ODS 4). Em relação à “igualdade de gênero” (ODS 5), garante “a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis”. No que concerne ao “trabalho decente e crescimento econômico” (ODS 8), visa “promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação”. Tendo em vista a “redução das desigualdades” (ODS 10), procura “promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra”. Por fim, em relação a “parcerias e meios de implementação” (ODS 17), procura formar “parcerias multissetoriais que mobilizem e compartilhem conhecimento, expertise, tecnologia”, sendo esta última aqui igualada a recursos de alta complexidade aplicados à composição musical, performance de alto rendimento e ensino especializado de música. Contempla, ainda, os seguintes objetivos do Plano Nacional de Extensão Universitária 2000/2001, elaborado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu / MEC: “Enfatizar a utilização de tecnologia disponível para ampliar a oferta de oportunidades e melhorar a qualidade da educação” e “Considerar as atividades voltadas para o desenvolvimento, produção e preservação cultural e artística como relevantes para a afirmação do caráter nacional e de suas manifestações regionais”. Com isso, o ciclo de contribuição recíproca entre a sociedade e a formação cidadã dos estudantes é contemplado.
Descrição da atividade
Após aulas e ensaios de preparação, recitais periódicos, assim como masterclasses, realizados por estudantes em nível avançado, são integralmente abertos à plateia da qual faz parte o público alvo formado por "Participantes Externos à USP". As ACE dessa disciplina são identificadas com a modalidade "Eventos", sendo organizadas e apresentadas por estudantes (tanto verbal como musicalmente), supervisionadas por docentes e avaliadas pelo público alvo em formulário próprio. Reunirão os estudantes com pessoas interessadas em interagir/conhecer detalhes da preparação de performances, das obras musicais, da abordagem didática do docente, dentre outros aspectos. O público alvo será convidado a argumentar verbalmente ou de outras formas a respeito da atividade, narrar suas impressões, indagar os estudantes a respeito dos processos envolvidos e sugerir aspectos a serem pesquisados pelos estudantes, assim nutrindo um ciclo de realizações e pesquisas que respondam mais diretamente a demandas sociais. Os estudantes irão requerer o apoio da secretaria do CMU e da ECA-USP para que estes eventos sejam amplamente divulgados.
Indicadores de avaliação da atividade
A ACE é avaliada pelo docente e pelo grupo social através de formulários próprios a cada segmento. O docente observa o desenvolvimento do estudante, o aprofundamento de sua compreensão estrutural e histórica do material executado, sua interação com os colegas do grupo e o público alvo, sua capacidade de interação e liderança, a qualidade da performance, a caracterização/diversidade do grupo social, o número de pessoas do grupo social beneficiadas com a atividade extensionista, a importância desta atividade curricular extensionista para o projeto acadêmico da unidade, dentre outros benefícios para a formação das pessoas envolvidas. O público estabelece uma interlocução qualitativa ao longo dessa ACE e preenche um formulário próprio.

Clique para consultar os requisitos para CMU0478

Clique para consultar o oferecimento para CMU0478

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP