Congregar o corpo discente às práticas coletivas comuns a todas as etapas do desenvolvimento da linguagem musical, assim como proporcionar o expediente de trabalho necessário a todo músico profissional.
1- Estudo específico da música de câmara, 2- Prática da música em conjunto
Através da formação de grupos instrumentais e (ou ) vocais diversificados de dois a oito executantes, esta disciplina propõe a execução orientada de trabalhos com obras dos vários períodos da historiografia musical, desde as formações tradicionais como sonata-trio, trio com piano, quarteto com piano, quinteto com piano, trio de cordas, quarteto de cordas, quinteto de cordas, sexteto de cordas, trio de madeiras, quarteto de madeiras, quinteto de sopros, conjuntos de metais, etc. até formações inusitadas. Observação importante: O repertório a ser trabalhado, nesta disciplina será estabelecido de acordo com os possíveis grupos de Câmara, considerando-se o número de alunos inscritos no semestre em questão e a formação específica dos mesmos. Os referidos grupos são formados por alunos de níveis diversos e portanto seu repertório deve adequar-se e essa diversidade.
COBBETT, Walter W. & MASON, Colin (ed.). Cobbett's Cyclopedic Survey of Chamber Music. 3 vol., 2d. ed., London, Oxford Univ. Pr., 1987;RANGEL-RIBEIRO, Victor & MARKEL (contributor). Chamber Music: an International Guide to Works and Their Instrumentation, Facts on File, Inc.; 1993;SADIE, Stanley (ed.). New Grove Dictionary of Music and Musicians, London, Macmillan Press Ltd., 1980.BERGER, Melvin - Guide to Chamber Music. Dover Publications, Inc. Mineola, New York. 3ª ed. 2001.COBBETT, Walter Willson - Dictionaire Encyclopédique de La Musique de Chambre. Université D´Oxford - Éditions Robert Laffont, S.A. Paris -2 volumes, 1999.TRANCHEFOT, François- René Guide de la Musique de Chambre - Libraire Arthème Fayard, Paris, 1989.