Discutir o traje de cena (e a cenografia) contemporâneo a partir dos rituais indigenas, africano-brasileiros e do teatro europeu. Estudar métodos construtivos do traje de cena, exercitando na teoria e na prática construções simples de alta utilização para o aluno no seu dia-a-dia nas artes cênicas. Trabalhar exercícios práticos de alteração de superfícies vestíveis, têxteis ou não, e alteração de trajes já prontos, ressignificando-os.
O traje de cena popular – origens e trajetórias. A árvore do traje – o traje de folguedo rumo ao traje de cena. Alterações poéticas de superfícies e roupas para traje de cena. Breve histórico do traje de cena e cenografia brasileiro e mundial.
1- Definições de cenografia,espaço cênico, indumentária e maquiagem. 2- O espaço ritualístico do indígena brasileiro. 3- A pintura corporal indígena e as festas populares que derivam dos indígenas: Bumba-meu-boi e Caboclinhos. Trajes indígenas. 4- Alguns trajes (e espaços) pré-coloniais na África. 5- Alguns trajes (e espaços) coloniais na África- os choques religiosos. 6- Trajes e espaços dos ritos africanos-brasileiros: Umbanda e Cadomblé. As festas populares que derivam dos negros africanos:Maracatu. Reisado e Congada. 7- Teatros do Oriente: Japão, Índia e China. 8- Teatro grego ancestral e o conteporâneo- contraposições. 9- Teatro romano e a commedia dell’arte. 10- A Idade Média, o teatro elisabetano e o palco à Italiana. 11- A árvore do traje – o traje de folguedo rumo ao traje de cena- discussão sobre esta teoria, desenvolvida pelo docente da disciplina, de que o traje nasce do popular, é estudado, se desenvolve e renova as manifestações populares. 12- Aprendizado e costura das peças básicas do guarda-roupa popular: camisa, calça e saia. 13- Alterações poéticas de superfícies e roupas para traje de cena. A partir das peças construídas pelos alunos, alterar estas peças e suas superfícies através de exercícios específicos mecânicos de envelhecimento, desgaste; exercícios poéticos de intervenção, como o bordado, a pintura, a colagem e o transfer. A impressão digital. 14- Alteração de trajes prontos, revelando estruturas, propondo alterações, revelando interiores e misturando peças. 15- Avaliação final.
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