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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design
 
Projetos
 
Disciplina: AUP0193 - Arquitetura Projeto/OPTATIVA IV
Architectural Design/Elective IV

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Ensino da teoria e prática do projeto de arquitetura de equipamentos públicos de educação, cultura, esportes e lazer, assistência social e saúde.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
466261 - Alexandre Carlos Penha Delijaicov
 
Ementa
Ensino da teoria e prática do projeto de arquitetura de equipamentos (edifícios) públicos de educação, cultura, esportes e lazer, assistência social e saúde, tais como escolas, bibliotecas, teatros, museus, casas de cultura, ginásios de esportes, balneários, hospitais.
 
 
 
Conteúdo Programático
Elaboração e discussão do projeto designado.
O "estado da arte", (envolvendo questões pertinentes, a critério do professor responsável), análise das atividades sociais, técnicas de construção e espaços construídos em diversos períodos históricos; análises de casos: levantamento e estudo da bibliografia.
O estudo de atividades humanas e seu correspondente programa de necessidades, suas particularidades de organização e especificidades técnicas, como estímulo à invenção da forma segundo as diversas representações contemporâneas do espaço construído.
Arquitetura do programa e sua relação com o lugar e a construção.
Espaços de transição.
Cultura do projeto de edifícios públicos.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
O Objeto de avaliação é o projeto. A avaliação é processual e progressiva e considera as etapas realizadas. A cada entrega e apresentação corresponde uma nota e a nota final corresponde a média das anteriores.
Critério de Avaliação
Qualidade do projeto considerando: análise do existente, reconhecimento do debate teórico em curso, articulação existente /intervenção, legibilidade da intervenção, raciocínio construtivo, modos de representação da proposta (clareza dentro do código formal de desenhos e expressão a partir de representações variadas pertinentes a proposta), programa e sua organização espacial.
Norma de Recuperação
A recuperação será constituída da reelaboração individual do projeto (ou de segmento do conjunto) apresentado pela equipe. Não haverá orientação neste processo. O aluno deverá considerar as avaliações, observações e comentários realizados nos seminários durante o semestre. As datas serão aquelas estipuladas pela USP.
 
 
Bibliografia
     
ARTIGAS, J. B. Vilanova. Caminhos da arquitetura. São Paulo, LECH, 1981.
BRUAND, Yves. Arquitetura contemporânea no Brasil. São Paulo, Perspectiva, 1997.
DUARTE, Hélio de Queiroz. Escolas classe, escola parque. André Takiya (Org.). FAUUSP, São Paulo; 2ª edição, 2009.
HERTBERGER, Herman. Lições de arquitetura. São Paulo, Martins Fontes, 1996.
LE CORBUSIER. Por uma Arquitetura. São Paulo, Perspectiva, 1994.
VALÈRY, Paoli. Eupalismo ou O Arquiteto. Ed.34.
Projetos de Referência:
- UnB
- CIEPs
- CEUs
- Cidade Educadora
 

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