Capacitar os alunos para a análise e a crítica do Design por meio do estudo de sua História, de suas Teorias e do contexto em que ocorreram. Proporcionar conhecimentos de estudos de caso na História do Design que contribuam para a prática de projeto. Estabelecer relações entre o Design, as Artes Visuais e a Arquitetura. Estabelecer relações entre o Design no Brasil e a prática internacional. Continuidade dos estudos desenvolvidos na disciplina História do Design II.
Estudo da História do Design desde o pós 2ª Guerra mundial até meados dos anos 1970, compreendendo tanto a História do "Desenho de Produto" quanto a História da "Programação Visual" devendo, estabelecendo pontes entre estes dois aspectos da produção intelectual com as Artes e a Arquitetura. Será ainda estudado o "Desenho de Objeto", o "Desenho de Produto" e a Programação Visual em suas relações com a produção vernacular e artesanal. Estudo de casos. A disciplina abordará no período mencionado tanto a História do Design no campo internacional, quanto os aspectos específicos do Design no Brasil.
1. II Guerra Mundial e o Design. Reconversão industrial. Desenho de Produto e Design Gráfico2. Reconstrução da Europa e o Design. Prefabricação de edifícios. Componentes industrializados 3. O ensino do Design e a relação com a indústria. A HfG Ulm e a Braun.4. Gestão da Produção e do Design. Produção flexível e personalização. 5. Produção vernacular, artesanto e Design: A “Tradição funcional” na Grã Bretanha. 6. Brasil: Industrialização e Design. Transposição de modelos estrangeiros7. Produção vernacular, artesanto e Design: Lina Bo Bardi e o MASP. Aloysio Magalhães e o CNRC8. O Ensino de Design. FAU USP e ESDI9. Funcionalismo e Racionalismo. Design e pesquisa científica e tecnológica10. Novos meios de produção e a renovação da tipografia.
ARGAN, Giulio Carlo – A Arte Moderna – 1870-1990. São Paulo, Companhia das Letras, 1992.BARNICOAT, J. – A Concise History of Posters. London: Thames and Hudson. Trad. esp. Justo Beramendi - Los Carteles – Su História y Lenguage. Barcelona: Gustavo Gili , 1973.BENEVOLO, Leonardo - Desenho da Cidade, Perspectiva, 1983.---- Storia dell’Architettura Moderna. Roma: Latereza, 1958. Trad. Bras. História da Arquitetura Moderna. São Paulo: Perspectiva, 1976.BENJAMIN, Walter “A obra de Arte no Tempo de suas Técnicas de Reprodução” in Velho, Gilberto (org.) - Sociologia da Arte, IV, Rio de Janeiro: Zahar, 1969.BONSIEPE, Gui – Dall’oggetto all’interfaccia. Milano, Feltrinelli, 1995. Trad. Bras. Design do Material ao Digital. Florianópolis, FIESC / IEL, 1997.----Teoria y Prática del Diseño Industrial: Elementos para uma Manualística Crítica. Barcelona, Gustavo Gili, 1978.BÜRDEK, Bernard E. – Design – Gerschichte, Theorie und Praxis der Produkgestlatung. Colonia: DuMont Buchverlag, 1994. Diseño.- História, teoria y prática del diseño industrial. Barcelona: Gustavo Gili, 1994. COCHOT, Edmond - La Technologie dans l’Art. De la Photographie à la Realité Virtuelle. 2003.Trad. Bras. - Da fotografia à Realidade Virtual. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.DAHL, Svend – Bogens Historie. Copenhague: Haase, 1970. Trad. Esp. Historia del Libro. Madrid: Alianza, 1972.DORFLES, Gillo – Il Disegno Industriale e la sua estética. Bologna: Capello. El Diseño Industrial y su Estética. Barcelona: Labor, 1968.--- Del Significato alle scelte. Torino: Einaudi, 1973. Trad. Esp. - Del significado a las Opciones. Barcelona: Lúmen, 1975.DUBY, Georges (org.) – História da Vida Privada 4: Da Primeira Guerra aos Nossos Dias. Cia das Letras, 1990.FIELL, Peter & Charlotte - Design do Século XX. Koln: Taschen 2005.FLORES, Oscar Salinas – História del Diseño Industrial. México: Editorial Trillas, 1992.FORTY, Adrian – Obejcts of Desire – Design and Society 1750-1980. London, Thames & Hudson, 1989.FRANCASTEL, Pierre – Arte e Técnica nos Séculos XIX e XX. Lisboa, Livros do Brasil, s.d.FRAYLING, Christopher – Art and Design – 100 years at the Royal College of Art. London, Collins & Brown, 1999.GIEDION, S – Espacio Tiempo y Arquitectura: El futuro de uma Nueva Tradición. Madrid, Dossat, 1978. --- Mechanization Takes Comand. – A Contribution to Anonimous History. Oxford: Oxford university Press, 1948. Trad. Bras. La Mecanización Toma el Mando. Barcelona: Gustavo Gili, 1978.GOMBRICH, E. H. – A História da Arte. Rio de Janeiro, Zahar, 1979. -– The image & The Eye – Further Studies in the Psychology of Pictorial RepresentationGUILLAUME, Valérie et alli – L’ABCdaire du Design. Paris, Flammarion, 2003.GULLAR, Ferreira – Etapas da Arte Contemporânea: do Cubismo ao Neo-Concretismo. São Paulo, Nobel, 1985.HAUSER, Arnold – Historia Social da Arte e da Cultura. Lisboa, Jornal do Foro, 1954.HESKETT, John – Industrial Design. New York, Oxford Universty Press, 1980HOLLIS, Richard – Graphic Design – A Concise History. London: Thames and Hudson, 1994. Trad. Bras. Design Gráfico – Uma História Concisa. São Paulo, Martins Fontes, 2001.JOHNSON, A. F. – Type Designs – Their History and Development. Norwich: Jarrold and Sons / Andre Deutch, 1966, Third Ed. LECHENE, Robert – L’Imprimerie de Gutemberg a l’électron. Falandole, 1972---- L’Imprimerie Moderne ou la Seconde Mort de Gutemberg. Editions du Cap.LEMOS, Carlos – História da Casa Brasileira. São Paulo, Contexto, 1989.LIMA, Guilherme Cunha – O Gráfico Amador – As Origens da Moderna Tipografia Brasileira. Prefácio de Emanuel Araújo. Rio de Janeiro: Editora UFRJLIMA, Luiz Costa (org) – Teoria da Cultura de Massa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982MACLUHAN, Marshall – A Galáxia de Gutemberg. São Paulo, Nacional / Edusp, 1972. MARCUS, George – Functionalist Design – An Ongoing History. Munich: Prestel, 1995MEGGS, Philip B. – A History of Graphic Design. New York, Van Nostrand Reinhold, 1983.MILLER, R. Craig – Modern Design – 1890 – 1990 in The Metropolitan Museum of Art. New York: The Metropolitan Museum of Art and Harry N. Abrams, 1990.MOLES, Abraham – Teoria da Informação e Percepção Estética. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1969NIEMEYER, Luci - Design no Brasil – origens e instalação, Rio de Janeiro, 2AB, 1998.NOBLET, Jocelyn de - Design – Introduction à l’Histoire de l’Évolution des Formes Industrielles de 1820 à aujoud’hui. Stock Chêne, 1974.PEVSNER, Nikolasus – Pioneers of Modern Design – From William Morris to Walter Gropius Harmondsworth: Penguin, 1974. Trad. Bras. – Pioneiros do Desenho Moderno.- De William Morris a Walter Gropius. São Paulo: Martins Fontes, 3ª. Ed., 2002.PIGNATARI, Décio – Informação, Linguagem, Comunicação. São Paulo, Perspectiva, Ateliê, 1996.RÜEGG, Ruedi & Fröhlich – Basic Typography – Handbook of Technique and Design. Zurich: ABC Verlag, 1972SELLE. G. – Ideologie und Utopie des Design. Zur gesellschaftlichen Theorie der Industriellen Formgebund. Colônia: M. Dumont, 1973. Trad. Esp. Ideologia y Utopia del Diseño - Contribución a la Teoria del Diseño Industrial. Barcelona, Gustavo Gili, 1975.SHAPIRO, Meyer – A Arte Moderna. Séculos XIX e XX. São Paulo, Edusp, 1996.SPENCER, Herbert – Pioneers of Modern Typography. New York: Visual Communication, 1970.STEINBERG, S. H. – Five Hundred Years of Printing. Harmondsworth: Penguin, 1966. THONET. (Introd. Wilk, Christopher) – Thonet Bentwood & Other Furniture – The 1904 Illustrated Catalogue. New York, Dover, 1980.VESESACK, Alexander von – Thonet - Classsic Furniture in Bent Wood and Tubular Steel. New York: Rizzoli, 1996.ZANINI, Walter (org) - História Geral da Arte no Brasil. São Paulo, IWMS, 1983.