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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Hist da Arq e Estética do Projeto
 
Disciplina: AUH0158 - História e Teorias da Arquitetura I
History and Theories of Architecture I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Introduzir temas e questões que apresentem a complexidade do universo
arquitetônico e motivem a compreensão do estudo da História como fundamental
à formação acadêmica e profissional. Refletir sobre, suas abordagens, bem como
suas relações com a teoria e a crítica, documentos e arquivos,
nas suas interfaces e distanciamentos. Estimular o estudo e a análise crítica da
arquitetura, destacando processos de trocas ensejados pelos processos de
mundialização da economia e da cultura. Atentar para as especificidades locais na
sua relação com o global e em especial dos territórios nomeados historicamente
América, América Latina e Brasil, em função dos marcadores sociais de raça,
gênero, classe e sexualidade, tanto do ponto de vista da produção, quanto da
difusão e consumo da arquitetura. Pretende-se dar prioridade à complexidade das
relações entre os continentes, na conformação de sistemas culturais próprios da
época, levando-se em consideração a circulação global de saberes, plantas,
objetos, técnicas, materiais, imagens, textos, tratados, livros, ideais, modelos,
mestres, artesãos, artistas, arquitetos, engenheiros.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3387971 - Andrea Buchidid Loewen
750074 - Joana Mello de Carvalho e Silva
1215593 - Nilce Cristina Aravecchia Botas
4981103 - Renata Maria de Almeida Martins
 
Programa Resumido
Introdução à história da arquitetura, à pesquisa acadêmica e à análise crítica de
obras. Estudo das teorias, história e historiografia, em suas múltiplas noções,
interpretações e temporalidades, que engendraram formas de concepção e
formação em arquitetura desde o mundo mediterrâneo e a América antigos até o
século XVIII. Relações entre condições ambientais, geográficas e sociais e
processos de produção em arquitetura. Mitos, religiões e representações
cosmológicas e arquitetura. Questões materiais, construtivas, econômicas,
políticas e culturais da arquitetura. Linguagens, representações e sistemas
disciplinares. Relações entre arquitetura, artes visuais e cidade. Diálogos entre
arquitetura, história, arqueologia, estética, antropologia e sociologia.
 
 
 
Programa
Introdução à história da arquitetura, à pesquisa acadêmica e à análise crítica de
obras. Estudo das teorias, história e historiografia, em suas múltiplas noções,
interpretações e temporalidades, que engendraram formas de concepção e
formação em arquitetura desde o mundo mediterrâneo e a América antigos até o
século XVIII. Relações entre condições ambientais, geográficas e sociais e
processos de produção em arquitetura. Mitos, religiões e representações
cosmológicas e arquitetura. Questões materiais, construtivas, econômicas,
políticas e culturais da arquitetura. Linguagens, representações e sistemas
disciplinares. Relações entre arquitetura, artes visuais e cidade. Diálogos entre
arquitetura, história, arqueologia, estética, antropologia e sociologia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso poderá se desenvolver por meio de observação estruturada e sistematizada do desenvolvimento dos trabalhos e práticas propostas; aplicação de provas e exercícios; análise de texto escrito ou oral (relatórios, seminários, monografias); realização de experimentos e atividades práticas (atividades em laboratórios, visitas técnicas); auto-avaliação e participação em aula. A elaboração dessas várias atividades poderá envolver os serviços e setores técnicos da FAU, como a Biblioteca com seus acervos bibliográficos, projetuais e iconográficos e os Laboratórios Didáticos, como o de outras unidades da USP.
Critério
Os critérios de avaliação são definidos a cada edição, conforme detalhamento do programa. É aprovado o aluno que obtiver nota mínima 5,0 e 70% de frequência.
Norma de Recuperação
Terão direito a recuperação, todos os alunos que obtiverem nota mínima 3,0 (três) e frequência mínima de 70%, de acordo com as normas vigentes.
 
Bibliografia
     
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