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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design
 
Hist da Arq e Estética do Projeto
 
Disciplina: AUH0117 - Arte e Arquitetura No Brasil Nos Seculos XIX e XX
Art and Architecture in Brazil In the nineteenth and twentieth

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina é dotar o aluno de instrumental crítico de análise sobre a arte e arquitetura, considerando a esfera histórico-cultural em que são produzidas.  no Brasil nos séculos XIX e XX, observando as relações que se estabelecem entre essas duas esferas artísticas. O intuito é aprofundar o conhecimento deste momento histórico funcionando como desdobramento e complementação dos conhecimentos apreendidos nas disciplinas obrigatórias
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
91973 - Fernanda Fernandes da Silva
 
Ementa
A disciplina analisa a produção de arte e arquitetura no Brasil nos séculos XIX e XX observando as intersecções que se estabelecem entre esses dois campos disciplinares. No vasto período proposto, que abarca dois séculos, são selecionados momentos em que o diálogo arte e arquitetura se revela mais intenso com resultados que interferem na produção das duas esferas artísticas. 
O diálogo entre arte e arquitetura tem sido uma constante em vários momentos históricos e a abordagem conjunta tem se revelado como âmbito de análise consistente, sendo utilizado por vários pesquisadores no âmbito internacional como Joan Ockman, Romy Golan, Antony Vidler e outros.
O curso está centrado na situação brasileira estabelecendo, quando necessário relações com o debate internacional.
 
 
 
Conteúdo Programático
1. A Missão Francesa e a Academia Imperial de  Belas Artes.
2. Arte e Arquitetura neoclássicas.
3. O Art Nouveau e a artisticidade no cotidiano.
4. A síntese das artes na moderna arquitetura brasileira.
5. Lúcio Costa: monumentalidade e tradição.
6. São Paulo e as tendências construtivas: os Museus e as Bienais.
7. Concretismo e neoconcretismo.
8. São Paulo nos anos 50: metrópole, sociabilidade e espaço público.
9. A crítica brasileira e o debate arquitetônico internacional
10. Mário Pedrosa: a cidade nova, síntese das artes.
11. Oscar Niemeyer e Athos Bulcão em Brasília
12. Diálogos entre cultura popular e arquitetura.
13. Reflexões sobre o tropicalismo.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
A disciplina é estruturada através de aulas expositivas em que são apresentados os conteúdos referentes aos temas do programa, observando as referências teóricas envolvidas, e o instrumental utilizado para a análise de obras arquitetônicas. É conferida importância fundamental ao estudo de textos que são analisados pelos alunos em seminários, que problematizam as temáticas enfocadas nas aulas e situam a historiografia da arquitetura brasileira a partir da abordagem dos diferentes autores utilizados. Os estudantes também se dedicam a elaboração de uma monografia sobre um arquiteto ou artista ou ainda de uma obra ou conjunto de obras, que funciona como iniciação à atividade de pesquisa.
Critério de Avaliação
A avaliação é feita a partir dos seminários realizados pelos alunos ao longo do curso e pelo trabalho final de pesquisa que aprofunda o conhecimento sobre um arquiteto, um artista, ou uma obra ou conjunto de obras.
Norma de Recuperação
Terão direito a recuperação, todos os alunos que obtiverem nota mínima 3,0 (três) e freqüência mínima de 70%, de acordo com as normas vigentes
 
Bibliografia Básica
     
AMARAL, Aracy (org) Projeto Construtivo Brasileiro na Arte.(1950-1962), Rio de Janeiro - São Paulo, MEC-FUNARTE, 1977.
ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. Metrópole e Cultura. São Paulo no meio do século XX. Bauru, EDUSC, 2001.
BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo: vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. São Paulo, Cosac & Naify, 1999.
COSTA, Lúcio Registro de uma Vivência. São Paulo, Empresa das Artes, 1995.
MOTTA, Flávio. Contribuição ao Estudo do Art-Nouveau no Brasil. São Paulo, s.c.p., 1957.
PEDROSA, Mário Dos Murais de Portinari aos Espaços de Brasília. São Paulo, Perspectiva, 1981.
PEREIRA, Sonia Gomes (org.). 185 anos da Escola de Belas Artes. Rio de Janeiro, UFRJ/EBA/Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, 2001-2002.

Bibliografia Fundamental
ALMEIDA, Paulo.M. de. De Anita ao Museu, São Paulo, Ed. Perspectiva, 1976.
AMARAL, Aracy. Arte para quê? A preocupação social na arte brasileira 1930-1970. São Paulo, Ed. Nobel, 1984.
Artes Plásticas na Semana de 22. São Paulo, BOVESPA/BM&F, 1992
_____________ Arquitectura neocolonial: América Latina, Caribe, Estados Unidos. São Paulo, Memorial/Fondo de Cultura Económica, 1994.
____________ Arte Construtiva no Brasil. Coleção Adolpho Leiner. São Paulo, Companhia Melhoramentos, DBA, 1998.
ANDRADE, Mário. O Movimento Modernista. In: Aspectos da Literatura Brasileira. São Paulo, Martins/MEC, 1972.
ARANTES, Otília B.F. Mário Pedrosa. Itinerário Crítico. São Paulo, Scritta Editorial, 1991.
ARTIGAS, João B. Vilanova Caminhos da Arquitetura. São Paulo, Fundação Vilanova Artigas/Ed.Pini, 1986.
BARDI, Pietro M. The arts in Brasil, a new museum at S.Paulo. Milano, Del Milione, 1956.
BELLUZZO, Ana Maria. Waldemar Cordeiro: uma aventura da razão. São Paulo, MAC/USP, 1986.
BRITO, Mário da Silva. História do Modernismo Brasileiro. Antecedentes da Semana de Arte Moderna. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1964.
BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo, Projeto, 1981.
CAMPOS, Vítor José Batista. O art-déco na arquitetura paulistana: uma outra face do moderno. Dissertação de Mestrado FAUUSP, 1986.
180 Anos de Escola de Belas Artes. Anais do Seminário EBA 180. Rio de Janeiro, UFRJ, 1998.
COSTA, João Angyone. A inquietação das abelhas (o que pensam e o que dizem os nossos pintores, escultores, arquitetos e gravadores, sobre as artes plásticas no Brasil). Rio de Janeiro, Pimenta de Mello, 1927.
COSTA, Lúcio. A Alma dos Nossos Lares. A Noite. Rio de Janeiro, 19/03/24.
___ Arquitetura. Rio de Janeiro, José Olympio, 2002.
___ Considerações sobre o nosso gosto e estilo. A Noite. Rio de Janeiro, 18/06/24
DUARTE, Paulo. Mário de Andrade por Ele Mesmo. São Paulo, Hucitec, 1985.
DURAND, José C. Arte, Privilégio e Distinção. São Paulo, Perspectiva, 1989.
FARIAS, Agnaldo (coord.). Bienal 50 anos 1951-2001. São Paulo, Fundação Bienal de São Paulo, 2001.
GFAU/CENTRO DE ESTUDOS BRASILEIROS. Depoimentos 1. São Paulo, FAUUSP, 1960.
______________________________________ Depoimentos 2/Mário de Andrade. São Paulo, Grêmio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, 1966.
GOODWIN, Philip L. & SMITH, G. E. Kidder. Brazil Builds. New York, MoMA, 1943.
Latin American Architecture since 1945. New York, MOMA, 1955.
LEMOS, Carlos. Arquitetura Brasileira. São Paulo, Melhoramentos/Edusp, 1979.
_____________ Ramos de Azevedo e seu escritório. São Paulo, Pini, 1993.
LOURENÇO, Maria Cecília F. Operários da Modernidade. São Paulo, EDUSP/HUCITEC, 1995.
______________ Museus acolhem o moderno. São Paulo, Edusp, 1997.
MINDLIN, Henrique. Arquitetura Moderna no Brasil. Rio de Janeiro, Aeroplano Editora, 1999
NOBRE, Ana Luiza; KAMITA, João Masao; LEONÍDIO, Otávio; CONDURU, Roberto (orgs.). Um modo de ser moderno: Lúcio Costa e a crítica contemporânea. São Paulo, Cosac & Naify, 2004.
PEDROSA, Mário. Mundo, Homem, Arte em Crise. São Paulo, Perspectiva, 1975.
REIS FILHO, Nestor Goulart. Racionalismo e proto-modernismo na obra de Victor Dubugras. São Paulo, FBSP, 1997.
SEGAWA, Hugo. Arquiteturas nos Brasil 1900-1990. São Paulo, EDUSP, 1997.
SCHWARZMAN et alii. Tempos de Capanema. Rio de Janeiro/São Paulo, Paz e terra/EDUSP, 1984.
SOUZA, Ricardo Forjaz Christiano de. Trajetórias da Arquitetura Modernista. São Paulo, SMC, Depto. de Informação e Documentação Artística, Centro de Documentação e Informação sobre Arte Brasileira Contemporânea, 1982.
XAVIER, Alberto (org.) Arquitetura Moderna Brasileira: Depoimento de uma Geração. São Paulo, Pini/ABEA/Fundação Vilanova Artigas, 1983.
ZANINI, Walther (org.). História Geral da Arte no Brasil. São Paulo, Instituto Walter Moreira Salles, 1983.
 

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