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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4757 - Gestão de Varejo Omnichannel
Omnichannel Trade Management

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
O propósito da disciplina é apresentar e discutir os principais conceitos relacionados a Gestão de Varejo Omnichannel no contexto nacional e internacional.
Ao final da disciplina, o aluno deve aprender questões relacionadas a dinâmica competitiva do setor varejista no Brasil, as estratégias das principais empresas que atuam nesse setor, a experiência e comportamento de compra nos ambientes físico e online, além das principais tendências do varejo no Brasil e no mundo.
Ao final do curso espera-se que o estudante possa utilizar o que foi aprendido na disciplina em suas atividades profissionais nas empresas relacionadas ao consumo e ao varejo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
806433 - Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
4975610 - Marcos Roberto Luppe
 
Ementa
- Conceito de varejo;
- Pilares e dinâmica do varejo global e nacional;
- Aceleração digital;
- Formatos varejistas;
- Varejo Omnichannel;
- Digitalização da jornada de compra dos consumidores;
- Experiência de compra e o novo papel da loja física;
- Uso de dados, analytics e personalização;
- Tecnologias emergentes aplicadas ao varejo;
- Transformação digital de empresas varejistas;
- Novos canais e modalidades de venda;
- Diversidade, equidade e inclusão nas empresas varejistas;
- Tendências do marketing, do varejo e do mercado de consumo.
 
 
 
Conteúdo Programático
- Conceito de varejo;
- Pilares e dinâmica do varejo global e nacional;
- Aceleração digital;
- Formatos varejistas;
- Varejo Omnichannel;
- Digitalização da jornada de compra dos consumidores;
- Experiência de compra e o novo papel da loja física;
- Uso de dados, analytics e personalização;
- Tecnologias emergentes aplicadas ao varejo;
- Transformação digital de empresas varejistas;
- Novos canais e modalidades de venda;
- Diversidade, equidade e inclusão nas empresas varejistas;
- Tendências do marketing, do varejo e do mercado de consumo.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
A NOTA FINAL será composta por: NOTA FINAL = 0,20 (PI) + 0,40 (PF) + 0,10 (C) + 0,30 (TS) PI = prova intermediária e PF = prova final C = apresentação de casos e exemplos relacionados ao tema estudado na aula (máximo 20 minutos) por um dos grupos do TS. O grupo pode ter que apresentar em mais de uma aula ao longo do semestre. Caso o grupo não realize a apresentação na data estipulada será atribuída nota zero para essa atividade. TS = trabalho semestral (em grupo)
Critério de Avaliação
Será aprovado o aluno que obtiver média superior a 5,0. Alunos com nota entre 3 e 5 serão submetidos à reavaliação.
Norma de Recuperação
Alunos com nota entre 3 e 5 serão submetidos à reavaliação.
 
Bibliografia Básica
     
ANGELO, C.F.; NIELSEN, F.A.G.; FOUTO, N.M.M.D. Manual de Varejo no Brasil. São Paulo:Saint Paul Editora, 2012.
BERMAN, B.; EVANS, J.R. Retail management: a strategic approach. 13th ed. New Jersey: Prentice Hall, 2017.
CHARAN, R.; YANG, J. O sistema Amazon: descubra o método de gestão que pode trazer resultados extraordinários para você e sua empresa. Planeta Estratégia, 2021.
FADER, P.; TOMS, S.E. The Customer Centricity Playbook: implement a winning strategy driven by customer lifetime value. Philadelphia: The Wharton School Press, 2018.
KAHN, B. The Shopping Revolution: how successful retailers win customers in an era of endless disruption. Philadelphia: Wharton Digital Press, 2018.
LEVY, M., WEITZ, B.A.; GREWAL, D. Retailing Management. 10th ed. New York: McGrawHill Education, 2018.
PARENTE, J.; BARKI, E. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. 2ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2014.
SERRENTINO, A. Varejo e Brasil: reflexões estratégicas. 2ª ed. São Paulo: [s.n.], 2016.
STEPHENS, D. Resurrecting Retail: The Future of Business in a Post-Pandemic World. Vancouver (Canada): Figure 1 Publishing, 2022.
TERRA, E. Varejo, Transformação Digital e Pandemia – um panorama das mudanças estratégicas do setor e do que o futuro digital nos trará. São Paulo: Literare Books, 2022.
ZAKKOUR, M.; DUDARENOK, A. G. New Retail: born in China going global. Hong Kong: Alarice International, 2019.
ZENG, M. Alibaba: estratégia de sucesso. São Paulo: M.Books Editora, 2019
 

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