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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4747 - Estratégias de Marketing Digital
Digital Marketing Strategies

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Ao final da disciplina, espera-se que o estudante tenha compreendido o efeito
disruptivo da tecnologia nas tradicionais estratégias de marketing e desenvolvido a
capacidade analítica e crítica para propor estratégias de marketing integradas (online e
offline).

Mais especificamente, espera-se que o estudante seja capaz de:

- Identificar como a estratégia de marketing digital deve se encaixar na estratégia geral de marketing e de negócio da empresa;
- Distinguir os vários canais de mídia digitais e avaliar a adequação dos diversos tipos de mídia digital para diferentes propósitos e situações de mercado;
- Avaliar as melhores abordagens estratégicas de marketing digital para diferentes situações de mercado e perfis de empresas;
- Desenvolver a estrutura de um plano de marketing digital.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
14660271 - Adriana Schneider Dallolio
 
Ementa
- Fundamentos do marketing digital;
- Transformação digital, e o consumidor e sua jornada;
- Planejamento da estratégia de marketing digital;
- Estratégia de SEO;
- Paid Search;
- Display ads;
- Mídias sociais e marketing de conteúdo;
- E-mail marketing;
- Mobile marketing;
- Estratégias e ferramentas de avalição do marketing digital;
 
 
 
Conteúdo Programático
- Fundamentos do marketing digital;
- Transformação digital, e o consumidor e sua jornada;
- Planejamento da estratégia de marketing digital;
- Estratégia de SEO;
- Paid Search;
- Display ads;
- Mídias sociais e marketing de conteúdo;
- E-mail marketing;
- Mobile marketing;
- Estratégias e ferramentas de avalição do marketing digital;
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
A NOTA FINAL será composta por:

Nota Final = 0,20 (SG) + 0,30 (PC) + 0,50 (TF)

SG = Apresentação de seminário em grupo
PC = Prova sobre conteúdo da disciplina ao final do primeiro ciclo de aprendizagem
TF = Trabalho final em grupo.
Critério de Avaliação
Será aprovado o aluno que obtiver média superior a 5,0. Alunos com nota entre 3 e 5 serão submetidos à reavaliação.
Norma de Recuperação
Alunos com nota entre 3 e 5 serão submetidos à reavaliação.
 
 
Bibliografia
     
Kingsnorth, S. (2022). Digital marketing strategy: An integrated approach to online marketing. Kogan Page Publishers.

Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2019). Digital marketing: Strategy, implementation and practice. Pearson.

Gabriel, M., & Kiso, G. (2021). Marketing na era digital: Conceitos, plataformas e estratégias. Ed. Atlas.

Stokes, R. (2022). eMarketing: The essential guide to digital marketing. The Red & Yellow Creative School of Business. Disponível para download gratuito em https://www.redandyellow.co.za/textbook/
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Pequenos e médios empresários e empreendedores preferencialmente da zona leste da cidade de São Paulo, ou instituições (assistenciais) sem fins lucrativos.
Objetivos da atividade
Elaborar um plano de marketing digital para auxiliar os empresários e empreendedores, ou os gestores de instituições assistenciais a resolverem um problema de marketing de sua operação. No caso de empresários e empreendedores o problema pode estar relacionado à divulgação de marca, geração de tráfego, ou incremento de vendas, por exemplo. No caso de instituições assistenciais, o problema pode estar relacionado ao incremento de doações ou inscrição de novos voluntários, por exemplo.
Descrição da atividade
Os alunos, em conjunto com os clientes (empresários, empreendedores, ou gestores de instituições assistenciais) irão determinar o problema de marketing central que o plano de marketing digital deve resolver, e uma verba disponível mínima para execução do plano. Em seguida, os estudantes irão desenvolver o plano de marketing digital com indicação detalhada das ferramentas de marketing digital a serem utilizadas para resolver o problema de seus clientes. Para isso, os alunos terão que colocar em prática os conceitos estudados na disciplina de marketing digital e em disciplinas anteriores do programa, como por exemplo pesquisa (precisarão compreender o seu público alvo) e estratégia de comunicação. O plano de marketing digital deverá ser apresentado para seus colegas em sala de aula e para seus clientes (a apresentação para clientes finais será feita a distância com a participação da professora).
Indicadores de avaliação da atividade
Avaliação final dos clientes ao final da apresentação e preenchimento de um questionário sobre a aplicabilidade e satisfação com o resultado.

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