Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4026 - Recursos Naturais e Mudanças Ambientais
Hydrical, mineral and energetic natural resources

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina tem como objetivo fornecer uma compreensão abrangente dos materiais naturais e seu papel no desenvolvimento da sociedade, incluindo competências em escrita científica, comunicação e interpretação de dados. Os alunos serão capacitados a conceituar e exemplificar os diversos tipos de recursos naturais, incluindo recursos minerais, hídricos e energéticos, e a discutir e refletir sobre o papel da Natureza no desenvolvimento da civilização, avaliando o impacto da utilização dos recursos naturais no desenvolvimento socioeconômico e ambiental. Além disso, será enfatizada a importância da conservação e recuperação de recursos naturais e áreas exploradas, assim como a compreensão das
mudanças climáticas globais e suas implicações para o meio ambiente e a sociedade. A disciplina também desenvolverá habilidades de pesquisa, análise crítica e elaboração de trabalhos acadêmicos, juntamente com uma compreensão dos atuais tópicos de investigação em Terra, Clima e Alterações Ambientais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
924734 - Luis Americo Conti
 
Ementa
Definição e classificação dos recursos naturais, incluindo minerais, hídricos e energéticos, discutindo os processos de formação, uso e impactos ambientais e a importância da conservação enfatizando as mudanças climáticas globais, seus efeitos nos ecossistemas e na sociedade, e estratégias de mitigação e adaptação.
 
 
 
Conteúdo Programático
1- Introdução aos Recursos Naturais: Definição e classificação dos recursos naturais: Estudo das diferentes categorias de recursos naturais (renováveis e não renováveis) e suas principais características. Importância dos recursos naturais para a sociedade: Análise do papel dos recursos naturais no desenvolvimento da sociedade e na sustentabilidade do planeta. 
2- Recursos Minerais: Tipos e características dos recursos minerais. Exploração das diversas formas de recursos minerais e suas propriedades físicas e químicas. Processos de extração e impacto ambiental: Discussão sobre as técnicas de mineração e os impactos ambientais associados, incluindo poluição e
degradação do solo. 
3- Recursos Hídricos; Distribuição e ciclo da água: Estudo da distribuição da água na Terra e os processos do ciclo hidrológico. Gestão e conservação dos recursos hídricos: Abordagem de práticas e políticas para a gestão sustentável e conservação dos recursos hídricos. Problemas de escassez e poluição: Identificação e análise dos principais desafios relacionados à escassez de água e poluição hídrica. 
4- Recursos Energéticos: Fontes de energia renováveis e não renováveis: Comparação entre fontes de energia renováveis (solar, eólica, hidrelétrica) e não renováveis (fóssil, nuclear). Impactos ambientais da produção e consumo de energia: Avaliação dos efeitos ambientais da geração e uso de diferentes fontes de energia. Transição energética e sustentabilidade: Discussão sobre a necessidade e os
caminhos para uma transição para fontes de energia mais sustentáveis. 
5 - Conservação e Recuperação de Recursos Naturais: Práticas e políticas de conservação:
Técnicas e estratégias para a recuperação e restauração de ecossistemas danificados.
6. Mudanças Climáticas Globais; Conceitos e evidências científicas das mudanças climáticas: Compreensão dos fundamentos científicos das mudanças climáticas e as evidências que as suportam. Impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas e na sociedade.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Provas e seminários temáticos.
Critério de Avaliação
Provas, relatórios e seminários.
Norma de Recuperação
Provas, relatórios e seminários.
 
Bibliografia Básica
     
Bibliografia básica:
Carvalho, J. F. D. (2008). Combustíveis fósseis e insustentabilidade. Ciência e cultura, 60(3), 30-33.

Da Silva, V. D. P., Aleixo, D. D. O., Dantas Neto, J., Maracajá, K. F., & Araújo, L. E. D. (2013). Uma medida de sustentabilidade ambiental: Pegada hídrica. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, 17, 100-105.

Ribeiro, J. A. G., & Cavassan, O. (2013). Os conceitos de ambiente, meio ambiente e natureza no contexto da temática ambiental: definindo significados. GÓNDOLA, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, 8(2), 61-76.

Saes, B. M., & Miyamoto, B. C. B. (2012). Limites físicos do crescimento econômico e progresso tecnológico: o debate Desenvolvimento e Meio ambiente, 26, 51-68.

Teixeira, W.; Fairchild, T.R.; Toledo, M.C.M. de; Taioli, F. (organizadores). 2009. Decifrando a Terra. São Paulo, Companhia Editora Nacional, IBEP, 623p.

Bibliografia complementar:
Craig, Vaughan, Skinner. Resources of the Earth - origin, use and environmental impact. Prentice Hall. 1996. 472p.

Goldemberg, Johansson, Reddy, Williams. Energy for a sustainable world. Wiley Eastern Ltd. 1998. 517p.

Keller. Environmental Geology. Macmillan Publ. Co. 1992. 521p.

Hinrichs, R. A., Kleinbach, M., & dos Reis, L. B. (2014). Energia e meio ambiente. Cengage Learning.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH4026

Clique para consultar o oferecimento para ACH4026

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP