Dar aos alunos uma visão geral sobre a origem e a evolução do planeta Terra com ênfase nos processos da dinâmica interna, mostrando suas relações com a formação das paisagens e dos materiais ao longo do tempo geológico.
As Ciências da Terra, aplicações e histórico das grandes descobertas e evolução do pensamento geológico. Origem, organização e evolução da Terra, com ênfase nos processos da dinâmica interna e os materiais produzidos. Ciclo das rochas e metalogênese no contexto da tectônica de Placas. Tempo Geológico.
As Ciências da Terra, aplicações e histórico das grandes descobertas e evolução do pensamento geológico. Origem da Terra e comparação com os outros planetas. Feições fisiográficas maiores e suasrelações com processos internos e externos. Estrutura interna da Terra (com base em geofísica,densidades, incluindo sísmica e gravimetria). Introdução à tectônica de placas (Deriva continental, tipos de placas e principais feições fisiográficas e ambientes formadores de rochas resultantes). Minerais (ampla visão sobre os minerais, suas origens e ocorrências, como formadores de rochas, minérios e sedimentos, incluindo ciclo das rochas, discussão dos três tipos, ígneas metamórficas e sedimentares, dentro do contexto de tectônica de placas). Identificação e classificação de minerais (incluindo identificação de minerais básicos em rochas). Processos ígneos e seus produtos (no contexto da Tectônica de Placas). Processos plutônicos e vulcânicos, rochas ígneas, classificação e reconhecimento, vulcanologia e sismologia. Dinâmica e natureza do manto. Processos metamórficos e seus produtos (no contexto da Tectônica de Placas). Metamorfismo. Rochas metamórficas: texturas, estruturas, classificação. Deformação de Rochas: dobras, falhas e seu reflexos na Natureza. Minérios formados pelos processos da dinâmica interna (metalogênese). Tempo Geológico: evolução dos conceitos, datação relativa e absoluta, geocronologia: métodos e perspectivas.Os créditos-trabalho desta disciplina correspondem a leituras programadas, trabalhos especiais deacordo com a natureza da disciplina e excursão programada.Viagem didática:O trabalho de campo é essencial para a formação dos alunos, permitindo a aplicação prática do conhecimento teórico abordado em sala de aula. A identificação de minerais e rochas no ambiente natural consolida o aprendizado e desenvolve habilidades de observação e análise. Alunos usam ferramentas como bússolas geológicas e GPS, preparando-se para futuros trabalhos docentes. A experiência prática ajuda na interpretação de contextos geológicos reais e promove habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Estar em contato direto com a natureza motiva os alunos e desperta o interesse pela preservação ambiental.Os créditos-trabalho desta disciplina correspondem a leituras programadas, trabalhosespeciais de acordo com a natureza da disciplina e excursão programada.Locais que podem ser contemplados na viagem didática: Parque do Varvito (Itu),Parque da Rocha Moutonné (Salto), Praça Geológica (Pirapora de Bom Jesus), Santana de Paranaíba e Cabreúva.
Bibliografia básica: Frank Press, Raymond Siever, John Grotzinger & Thomas H. Jordan. Para entender a Terra. Bookman 2006. Tradução de Rualdo Menegat. 656p.Teixeira, W.; Fairchild, T.R.; Toledo, M.C.M. de; Taioli, F. (organizadores). 2009. Decifrando a Terra. São Paulo, Companhia Editora Nacional, IBEP, 623p.Suguio, K. & Suzuki, U. - A história da Terra e a fragilidade da Vida (2003), Ed. Edgard Blücher LTDA.Bibliografia complementar:Skinner, B. & Porter, S. The Dynamic Earth: on introduction to physical geology. John Wiley & Sons (1992).