O objetivo da disciplina Unicidade é a integração entre Universidade e gestão pública municipal, atrelada a realização de assistência técnica em pequenos municípios (até 50.000 habitantes) do estado de São Paulo, desenvolvida por alunos e orientada por docentes, baseada em uma imersão de uma semana em uma cidade, a qual envolve a realização de diversas atividades que mobilizam o conhecimento de gestão e políticas públicas dos discentes.
A disciplina – baseada em uma viagem didática - envolve a realização de diagnóstico e resolução de problemas pela abordagem teórico-metodológica de pesquisa-ação na gestão pública municipal. Na imersão os discentes aprendem com o cotidiano do poder local e experimentam uma vivência in loco na gestão pública municipal, tendo contato direto com atores políticos (prefeitos, secretários municipais, vereadores, servidores públicos, líderes comunitários etc.) e organizações públicas (prefeituras, câmeras de vereadores, ONGs etc.)
A disciplina, preliminarmente, realiza a aproximação com os municípios pelo projeto Prefeitos Paulistas. Neste caso, cabe a tal projeto organizar e realizar entrevistas em auditórios da EACH-USP, na forma de talk-show e aberta à comunidade acadêmica, com prefeitos de pequenos municípios do Estado de São Paulo. As entrevistas permitem conhecer o perfil de diferentes chefes do executivo municipal, por meio da exposição de sua biografia, trajetória profissional, orientação política e aspectos que permeiam a vida pública. Neste evento realiza-se uma prévia articulação com um dos prefeitos, apresentando o UNIcidade ao mandatário político e a proposta de realização em seu município, caso haja interesse e viabilidade. Uma vez manifestado o interesse, o município e o curso estabelecem um diálogo, no qual a prefeitura levanta demandas de projetos/intervenções para a realização da disciplina na sua localidade. Então, antes da imersão, os alunos no decorrer do semestre (no dia e horário da disciplina) dividem-se em equipes de trabalho para elaborar um anteprojeto e dispor um cronograma de ações para a atividade, realizada no período de férias ou recesso – comumente, na primeira semana de julho, recesso da Páscoa ou recesso da Independência, envolvendo atividades que são desenvolvidas entre 4 e 6 dias na localidade (como viagem didática).
COELHO, F. S.; RIBEIRO JUNIOR, W. S. ; SANTOS, T. C. Projeto e Disciplina Unicidade: ensino e extensão no Campo de Públicas pela imersão na gestão pública municipal. In: José Irivaldo Alves Oliveira Silva. (Org.). Metodologias e Práticas: experiências no Semiárido brasileiro. 1 ed. Campina Grande: Editora da Universidade Federal de Campina Grande – EDUFCG, 2015, p. 203-220.