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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH3605 - Comunicação Pública e Cidadania
Public Communications and Citizenship

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Estudar a comunicação como um setor articulado com a estrutura organizacional das instituições públicas e que atua de modo integrado nas áreas da publicidade e relações públicas, bem como nos sistemas mais amplos da informação e de gestão dos processos comunicacionais. O aluno terá condições de compor estratégias globais de comunicação, desde a elaboração até a implantação e avaliação de projetos de comunicação integrada no setor público.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1051844 - Fernando de Souza Coelho
980651 - Jorge Alberto Silva Machado Villanueva
1329307 - Martin Jayo
1948868 - Vivian Grace Fernandez Davila Urquidi
 
Ementa
- Familiarizar os discentes com discussões conceituais contemporâneas sobre a Comunicação Pública;
- Discutir a importância da comunicação em políticas públicas;
- Discutir os problemas que se apresentam ao gestor público no campo da comunicação, com ênfase nos desafios contemporâneos relacionados à comunicação digital e ao uso de mídias sociais.
 
 
 
Conteúdo Programático
- Comunicação pública: convergências e distorções conceituais
- Comunicação pública em suas diferentes acepções: de Estado, política, científica, organizacional, da sociedade civil
- Instrumentos de comunicação pública
- Educomunicação e políticas públicas
- Barreiras de linguagem na comunicação pública: o movimento de plain language no mundo
- Barreiras de linguagem na comunicação pública: o caso brasileiro
- 'Paradigmas' da comunicação digital
- Desafios à comunicação pública digital 1: potencial expressivo e propriedades da nova mídia
- Desafios à comunicação pública digital 2: arquitetura da informação e usabilidade
- Desafios à comunicação pública digital 3: mídia social

A disciplina pode incluir viagem didática.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
- Trabalho individual: Resenha crítica de 2 textos escolhidos da bibliografia. Não se trata apenas de um resumo: procure articular as ideias dos dois textos e opinar sobre elas, a partir das discussões vistas em aula. Peso de 50% na nota final.
- Trabalho em grupo: Diagnóstico/avaliação crítica de uma iniciativa de comunicação pública no Brasil (campanha, portal, site, mídia social, etc), à luz dos conceitos vistos em aula. Os grupos devem ser formados por até 4 estudantes. Peso de 50% na nota final.
Critério de Avaliação
Os trabalhos individual e em grupo terão peso de 50% e 50%
Norma de Recuperação
Provas e/ou Trabalhos
 
 
Bibliografia
     
BUCCI, Eugênio. O Estado de Narciso: a comunicação pública a serviço da vaidade particular. São Paulo: Cia. das Letras, 2015. Introdução e capítulos 1 a 3.

BRANDÃO, Elizabeth Pazito. Usos e significados do conceito de comunicação pública. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Brasília, 2006.

DUARTE, Jorge. Instrumentos de comunicação pública. In: Duarte, Jorge (Org.), Comunicação pública: Estado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2012, p. 59-71.

FISCHER, Heloísa. Clareza em textos de egov, uma questão de cidadania. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2017.

FISCHER, Heloísa. Impactos da Linguagem Simples na compreensibilidade da informação em governo eletrônico: o caso de um benefício do INSS. Dissertação (mestrado em Design), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

ORIHUELA, José. Los 10 paradigmas de la e-comunicación. 2003. Disponível no e-Disciplinas.

MURRAY, Janet. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.

MANOVICH, Lev. El lenguaje de los nuevos medios de comunicación. Buenos Aires: Paidós, 2006. Capítulo 1.

REBELO, Irla. Apostila de IHC, s/d. Capítulo 8, Arquitetura da Informação. Disponível em: https://irlabr.wordpress.com/apostila-de-ihc/

NOGUEIRA, Fernando do Amaral; Alves, Mário Aquino; Diniz, Eduardo Henrique. Uso de mídias sociais nas empresas paulistas de transporte público: uma pesquisa exploratória. Anais do V ENAPEGS, 2011.

ROCHA, Wagner Luiz Taques. Comunica SP: desafios para o desenvolvimento de um plano de comunicação pública na Prefeitura de São Paulo. Dissertação (mestrado em Gestão de Políticas Públicas), EACH-USP, 2019.
 

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