Estudar a comunicação como um setor articulado com a estrutura organizacional das instituições públicas e que atua de modo integrado nas áreas da publicidade e relações públicas, bem como nos sistemas mais amplos da informação e de gestão dos processos comunicacionais. O aluno terá condições de compor estratégias globais de comunicação, desde a elaboração até a implantação e avaliação de projetos de comunicação integrada no setor público.
- Familiarizar os discentes com discussões conceituais contemporâneas sobre a Comunicação Pública;- Discutir a importância da comunicação em políticas públicas;- Discutir os problemas que se apresentam ao gestor público no campo da comunicação, com ênfase nos desafios contemporâneos relacionados à comunicação digital e ao uso de mídias sociais.
- Comunicação pública: convergências e distorções conceituais- Comunicação pública em suas diferentes acepções: de Estado, política, científica, organizacional, da sociedade civil- Instrumentos de comunicação pública- Educomunicação e políticas públicas- Barreiras de linguagem na comunicação pública: o movimento de plain language no mundo- Barreiras de linguagem na comunicação pública: o caso brasileiro- 'Paradigmas' da comunicação digital- Desafios à comunicação pública digital 1: potencial expressivo e propriedades da nova mídia- Desafios à comunicação pública digital 2: arquitetura da informação e usabilidade- Desafios à comunicação pública digital 3: mídia socialA disciplina pode incluir viagem didática.
BUCCI, Eugênio. O Estado de Narciso: a comunicação pública a serviço da vaidade particular. São Paulo: Cia. das Letras, 2015. Introdução e capítulos 1 a 3.BRANDÃO, Elizabeth Pazito. Usos e significados do conceito de comunicação pública. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Brasília, 2006.DUARTE, Jorge. Instrumentos de comunicação pública. In: Duarte, Jorge (Org.), Comunicação pública: Estado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2012, p. 59-71.FISCHER, Heloísa. Clareza em textos de egov, uma questão de cidadania. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2017.FISCHER, Heloísa. Impactos da Linguagem Simples na compreensibilidade da informação em governo eletrônico: o caso de um benefício do INSS. Dissertação (mestrado em Design), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.ORIHUELA, José. Los 10 paradigmas de la e-comunicación. 2003. Disponível no e-Disciplinas.MURRAY, Janet. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.MANOVICH, Lev. El lenguaje de los nuevos medios de comunicación. Buenos Aires: Paidós, 2006. Capítulo 1.REBELO, Irla. Apostila de IHC, s/d. Capítulo 8, Arquitetura da Informação. Disponível em: https://irlabr.wordpress.com/apostila-de-ihc/NOGUEIRA, Fernando do Amaral; Alves, Mário Aquino; Diniz, Eduardo Henrique. Uso de mídias sociais nas empresas paulistas de transporte público: uma pesquisa exploratória. Anais do V ENAPEGS, 2011.ROCHA, Wagner Luiz Taques. Comunica SP: desafios para o desenvolvimento de um plano de comunicação pública na Prefeitura de São Paulo. Dissertação (mestrado em Gestão de Políticas Públicas), EACH-USP, 2019.