Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH1535 - Recursos Culturais e Patrimônio Histórico no Lazer e Turismo
Cultural Resources and Heritage

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
A disciplina objetiva transmitir a importância dos recursos culturais e patrimônio histórico para o lazer e turismo. Ela tem uma perspectiva eminentemente aplicada e voltada ao mercado – oferta e demanda – de lazer e de turismo cultural. Trata-se, dessa forma, de estudar o mercado de lazer e de turismo cultural, no qual a atração e a satisfação dos consumidores – os residentes locais, visitantes e turistas culturais – permeiam o conteúdo da disciplina.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5765142 - André Fontan Kohler
 
Ementa
A perspectiva eminentemente aplicada reflete-se em cinco preocupações principais, a saber: a) como criar, desenvolver, gerir e promover novos bens e experiências turístico-culturais no mercado pelo poder público, iniciativa privada e organizações não governamentais?; b) como fortalecer e promover cidades, regiões e países como destinos turístico-culturais, no que toca a criação e manutenção de imagem do destino, a regulação e a promoção de parcerias entre o poder público, a iniciativa privada e as organizações não governamentais?; c) como adaptar bens patrimoniais e equipamentos culturais para atender a demanda turística, reverter parte de seus gastos para sua preservação, e promover e beneficiar a comunidade local?; d) como fazer com que responsáveis por bens culturais adotem comportamentos empresariais, a fim de mais bem aproveitar o turismo cultural, sem se abandonar outros objetivos e agendas – filantropia, preservação patrimonial etc.?; e e) como fazer com que produtos turísticos possam ser enriquecidos por aspectos e elementos culturais, mesmo que, em princípio, não sejam voltados primariamente ao turismo cultural, a exemplo de trilhas nacionais e caminhadas de longa distância?
 
 
 
Conteúdo Programático
1. Conceitos e definições básicas acerca do lazer e turismo cultural;
2. Origens, trajetórias e fontes de crescimento do turismo cultural;
3. As cartas patrimoniais e sua relação com o lazer e turismo cultural;
4. Cultura, patrimônio e turismo no Brasil: de Michel Parent ao PAC Cidades Históricas;
5. Turismo cultural e autenticidade;
6. A oferta de lazer e turismo cultural: recursos culturais, atrações turísticas e produtos e experiências;
7. A demanda de lazer e turismo cultural – segmento e nichos de mercado;
8. Impactos sociais, econômicos e culturais do turismo cultural;
9. Interpretação da cultura e do patrimônio para o lazer e turismo cultural;
10. Criação, formatação, gestão e promoção de bens e experiências turístico-culturais;
11. Estudo de caso. A criação de precintos urbano-turísticos em Manchester, Inglaterra;
12. Estudo de caso. Utilização da cultura e do patrimônio para o enriquecimento da oferta turística: os casos do Caminho de Sabarabuçu (Minas Gerais, Brasil) e do Caminho da Muralha de Adriano (Inglaterra);
13. Estudo de caso. A gestão e promoção do turismo cultural por parte de organizações patrimoniais: o caso da Inglaterra;
14.Produção científica sobre o lazer cultural e o turismo cultural: panorama do caso brasileiro;
15. Estudo de caso. De cidades patrimoniais para cidades turístico-históricas: comparação entre casos selecionados do Brasil e da Inglaterra;
16. Novas fronteiras e discussões acerca do turismo cultural.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Aulas expositivas teóricas e práticas; exibição de vídeos; leituras (livros, revistas, periódicos); palestras; exercícios e trabalhos individuais e/ou em grupos.A disciplina prevê a realização de viagens didáticas para visitas guiadas e pesquisas de campo, a fim de realizar análise e sistematização de informações sobre práticas ligadas aos recursos culturais e patrimônio histórico no lazer e turismo, relacionadas ao conteúdo da disciplina.
Critério de Avaliação
Média das provas individuais e dos trabalhos.
Norma de Recuperação
Prova escrita.
 
 
Bibliografia
     
Básica: 

KÖHLER, André Fontan. As cartas patrimoniais e sua relação com o turismo cultural: teorias, práticas e seus desdobramentos no caso brasileiro. Revista Iberoamericana de Turismo, v. 9, n. 2, p. 138-163, 2019.
KÖHLER, André Fontan; DIGIAMPIETRI, Luciano Antonio. Turismo cultural: análise bibliométrica e de redes sociais do campo de turismo no Brasil, 1990-2018. Pasos, Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, v. 19, n. 4, p. 825-844, 2021.
KÖHLER, André Fontan. Interpretação do patrimônio para o turismo cultural: diretrizes básicas, meios e técnicas. Turismo e Sociedade, v. 13, n. 1, p. 43-64, 2020a.
KÖHLER, André Fontan. Criação, formatação, gestão e promoção de bens e experiências turístico-culturais. Revista de Turismo Contemporâneo, v. 8, n. 2, p. 251-273, 2020b.



Complementar:
GRABURN, Nelson H. H. The evolution of tourist arts. Annals of tourism research, v. 11, pp. 393-419, 1984.
JUDD, Dennis R. Promoting tourism in US cities. Tourism management, v. 16, n. 3, p. 175-187, 1995.
KARA-JOSÉ, Beatriz. Políticas culturais e negócios urbanos: a instrumentalização da cultura na revalorização do centro de São Paulo (1975-2000). São Paulo: Annablume; Fapesp, 2007.
KÖHLER, André Fontan. Políticas públicas de regeneração urbana, preservação do patrimônio e lazer e turismo: padrões de intervenção pública e avaliação de resultados no Pátio de São Pedro, Recife, 1969-2008. 2011. 673f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 5. Edição. São Paulo: Brasiliense, 2006.
ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 2000.
RUSSO, Antonio Paolo. The “vicious circle” of tourism development in heritage cities. Annals of tourism research, v. 29, n. 1, p. 165-182, 2002.
SASSEN, Saskia; ROOST, Frank. A cidade: local estratégico para a indústria global do entretenimento. Espaço & debates, v. 17, n. 41, p. 66-74, 2001.
SILBERBERG, Ted. Cultural tourism and business opportunities for museums and heritage sites. Tourism management, v. 16, n. 5, p. 361-365, 1995.
TURNER, Louis; ASH, John. The golden hordes: international tourism and the pleasure periphery. New York: St. Martin’s Press, 1976.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
População residente no município de São Paulo.
Objetivos da atividade
Objetiva-se proporcionar, aos participantes do conjunto de roteiros urbanos desenvolvidos pelos discentes de ACH1535 - Recursos Culturais e Patrimônio Histórico no Lazer e Turismo, o conhecimento, a apreciação, a valorização e a sensação de pertencimento ao município de São Paulo, por meio de roteiros urbanos em trechos selecionados desta cidade.
Descrição da atividade
O corpo discente de ACH1535 - Recursos Culturais e Patrimônio Histórico noLazer e Turismo elaborarão uma série de roteiros urbanos (um por grupo de estudantes) no município de São Paulo, em todas as etapas necessárias a sua realização, a saber: a) concepção; b) desenho; c) interpretação; d) promoção e divulgação; e) operação; e f) avaliação junto ao público participante.
Indicadores de avaliação da atividade
Dar-se-á a avaliação, por meio de 03 (três) processos. Primeiro, o corpo discente de ACH1535 - Recursos
Culturais e Patrimônio Histórico no Lazer e Turismo avaliará as atividades feitas. Segundo, far-se-á a
contagem do número de participantes de cada roteiro urbano. Terceiro, os participantes de cada roteiro
urbano o avaliarão.

Clique para consultar os requisitos para ACH1535

Clique para consultar o oferecimento para ACH1535

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP