A disciplina objetiva transmitir a importância dos recursos culturais e patrimônio histórico para o lazer e turismo. Ela tem uma perspectiva eminentemente aplicada e voltada ao mercado – oferta e demanda – de lazer e de turismo cultural. Trata-se, dessa forma, de estudar o mercado de lazer e de turismo cultural, no qual a atração e a satisfação dos consumidores – os residentes locais, visitantes e turistas culturais – permeiam o conteúdo da disciplina.
A perspectiva eminentemente aplicada reflete-se em cinco preocupações principais, a saber: a) como criar, desenvolver, gerir e promover novos bens e experiências turístico-culturais no mercado pelo poder público, iniciativa privada e organizações não governamentais?; b) como fortalecer e promover cidades, regiões e países como destinos turístico-culturais, no que toca a criação e manutenção de imagem do destino, a regulação e a promoção de parcerias entre o poder público, a iniciativa privada e as organizações não governamentais?; c) como adaptar bens patrimoniais e equipamentos culturais para atender a demanda turística, reverter parte de seus gastos para sua preservação, e promover e beneficiar a comunidade local?; d) como fazer com que responsáveis por bens culturais adotem comportamentos empresariais, a fim de mais bem aproveitar o turismo cultural, sem se abandonar outros objetivos e agendas – filantropia, preservação patrimonial etc.?; e e) como fazer com que produtos turísticos possam ser enriquecidos por aspectos e elementos culturais, mesmo que, em princípio, não sejam voltados primariamente ao turismo cultural, a exemplo de trilhas nacionais e caminhadas de longa distância?
1. Conceitos e definições básicas acerca do lazer e turismo cultural;2. Origens, trajetórias e fontes de crescimento do turismo cultural;3. As cartas patrimoniais e sua relação com o lazer e turismo cultural;4. Cultura, patrimônio e turismo no Brasil: de Michel Parent ao PAC Cidades Históricas;5. Turismo cultural e autenticidade;6. A oferta de lazer e turismo cultural: recursos culturais, atrações turísticas e produtos e experiências;7. A demanda de lazer e turismo cultural – segmento e nichos de mercado;8. Impactos sociais, econômicos e culturais do turismo cultural;9. Interpretação da cultura e do patrimônio para o lazer e turismo cultural;10. Criação, formatação, gestão e promoção de bens e experiências turístico-culturais;11. Estudo de caso. A criação de precintos urbano-turísticos em Manchester, Inglaterra;12. Estudo de caso. Utilização da cultura e do patrimônio para o enriquecimento da oferta turística: os casos do Caminho de Sabarabuçu (Minas Gerais, Brasil) e do Caminho da Muralha de Adriano (Inglaterra);13. Estudo de caso. A gestão e promoção do turismo cultural por parte de organizações patrimoniais: o caso da Inglaterra;14.Produção científica sobre o lazer cultural e o turismo cultural: panorama do caso brasileiro;15. Estudo de caso. De cidades patrimoniais para cidades turístico-históricas: comparação entre casos selecionados do Brasil e da Inglaterra;16. Novas fronteiras e discussões acerca do turismo cultural.
Básica: KÖHLER, André Fontan. As cartas patrimoniais e sua relação com o turismo cultural: teorias, práticas e seus desdobramentos no caso brasileiro. Revista Iberoamericana de Turismo, v. 9, n. 2, p. 138-163, 2019.KÖHLER, André Fontan; DIGIAMPIETRI, Luciano Antonio. Turismo cultural: análise bibliométrica e de redes sociais do campo de turismo no Brasil, 1990-2018. Pasos, Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, v. 19, n. 4, p. 825-844, 2021.KÖHLER, André Fontan. Interpretação do patrimônio para o turismo cultural: diretrizes básicas, meios e técnicas. Turismo e Sociedade, v. 13, n. 1, p. 43-64, 2020a.KÖHLER, André Fontan. Criação, formatação, gestão e promoção de bens e experiências turístico-culturais. Revista de Turismo Contemporâneo, v. 8, n. 2, p. 251-273, 2020b.Complementar: GRABURN, Nelson H. H. The evolution of tourist arts. Annals of tourism research, v. 11, pp. 393-419, 1984.JUDD, Dennis R. Promoting tourism in US cities. Tourism management, v. 16, n. 3, p. 175-187, 1995.KARA-JOSÉ, Beatriz. Políticas culturais e negócios urbanos: a instrumentalização da cultura na revalorização do centro de São Paulo (1975-2000). São Paulo: Annablume; Fapesp, 2007.KÖHLER, André Fontan. Políticas públicas de regeneração urbana, preservação do patrimônio e lazer e turismo: padrões de intervenção pública e avaliação de resultados no Pátio de São Pedro, Recife, 1969-2008. 2011. 673f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 5. Edição. São Paulo: Brasiliense, 2006.ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 2000.RUSSO, Antonio Paolo. The “vicious circle” of tourism development in heritage cities. Annals of tourism research, v. 29, n. 1, p. 165-182, 2002.SASSEN, Saskia; ROOST, Frank. A cidade: local estratégico para a indústria global do entretenimento. Espaço & debates, v. 17, n. 41, p. 66-74, 2001.SILBERBERG, Ted. Cultural tourism and business opportunities for museums and heritage sites. Tourism management, v. 16, n. 5, p. 361-365, 1995.TURNER, Louis; ASH, John. The golden hordes: international tourism and the pleasure periphery. New York: St. Martin’s Press, 1976.