Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH0576 - Programa de Atividade Física para a Velhice II
Physical Activity Program for older adults II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Carga Horária de Extensão: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
• Aprofundar os conhecimentos em relação à fundamentação teórica apresentada em Programa de Atividade Física para Velhice I;
• Elaborar, aplicar e adequar um programa de atividades físicas para idosos da comunidade atendendo os objetivos da curricularização da extensão;
• Refletir sobre a importância da atividade física na velhice e sua aplicação nos diferentes campos de atuação profissional, bem como na atuação junto a uma equipe multiprofissional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1049559 - Linda Massako Ueno Pardi
 
Ementa
Caracterização do idoso (aspectos psicossociais) e suas implicações nos programas de atividades físicas na velhice. Elaboração e aplicação de atividades físicas para idosos da comunidade levando em consideração aspectos da estruturação do ambiente, aspectos da comunicação, análise da tarefa e objetivos do programa. Discussão de programa de atividades físicas para idosos independentes, frágeis e com comprometimento cognitivo.
 
 
 
Conteúdo Programático
Módulo I: Aspectos psicossociais do Idoso
• Mitos, estereótipos e barreiras associadas ao envelhecimento e o profissional que atua
com esta população
• A relação entre atividade física e o bem estar psicossocial em idosos

Módulo II: Comprometimento cognitivo, demências e implicações em programa de atividades físicas

Módulo III: Organização do programa e estruturação do processo didático
Estruturação do processo didático em relação a:
• Estruturação do ambiente;
• Aspectos da comunicação e relacionamento professor grupo;
• Aspectos da tarefa;
• Desenvolvimento de capacidades físicas e habilidades neuromotoras em idosos.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Nota individual para o planejamento, elaboração de um programa e execução de atividades físicas em idosos da comunidade.
01 trabalho: Relatório individual (acompanhamento de atividade física para idosos frágeis) com fundamentação em textos didáticos oferecidos na disciplina.
Critério de Avaliação
A nota será composta por notas atribuídas a dinâmicas (elaboração de um programa, seminário e atuação nas aulas práticas da disciplina). Nota igual ou superior a 5,0, aluno aprovado.
Norma de Recuperação
Terão direito à recuperação os alunos que tenham obtido média final entre 3,0 e 4,9 com frequência maior ou igual a 70%. A recuperação será realizada por meio de prova ou trabalho. Nota igual ou superior a 5,0, aluno aprovado.
 
 
Bibliografia
     

NERI AL (org.). Qualidade de vida na velhice. Enfoque multidisciplinar. Editora Alínea, 2007.
MATSUDO SMM. Avaliação do Idoso. Física & Funcional. Segunda Edição, Editora Celafiscs, 2004.
CARLOS EDUARDO NEGRÃO; ANTÔNIO CARLOS PEREIRA BARRETO; MARIA URBANA PINTO BRANDÃO RONDON (org.). Cardiologia do Exercício: do atleta ao cardiopata. 4ed: Editora Manole, 2018.
CALAIS-GERMAIN B. Anatomia para o movimento. Introdução à análise das técnicas corporais. Volume I e II. Editora Manole, 1992.
ALTER MJ. Ciência da Flexibilidade. Artmed, 2010, 3a edição.
AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. ACSM’s guidelines for exercise testing and prescription. Tenth edition. Philadelphia, PA: Wolters Kluwer Health, 2018.
UENO LM, SOUZA, MS, ANTUNES, MS. Atividade física e esportiva para idosos. Coordenado por Orestes Vicente Forlenza; Márcia Radanovic; Ivan Aprahamian. Neuropsiquiatria Geriátrica. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2014, v. 2, p. 90-98.
AZEVEDO FA, UENO-PARDI LM ALONSO DO, OKUMA SS, REIS SF, MELO RC. Envelhecimento e exercício físico. Coordenado por Antônio Carlos Pereira Barretto, Carlos Eduardo Negrão e Dra. Maria Urbana Pinto Brandão Rondon. Cardiologia do Exercício: do Atleta ao Cardiopata. 4 ed. Barueri-SP: Manole, 2019.
SANTOS FL, UENO-PARDI LM, RONDON MUPB. Reabilitação cardiovascular baseada em exercício físico. Organizadores: Fernanda Consolim Colombo, et al. Atenção à Saúde Cardiovascular do Idoso uma Abordagem Interdisciplinar. 1 ̊ ed. São Paulo: Atheneu, 2019, p. 127-134.

Complementar
TAVARES, A. Compêndio de Neuropsiquiatria Geriátrica. Guanabara Koogan, 2005.
UENO LM, TAKEDA OT, KIMURA JA. Programas de atividades físicas para idosos com Doença de Alzheimer. In: FORLENZA O, FALCÃO D, CACHIONI M, NUNES PV (org.). Doença de Alzheimer – Uma perspectiva do tratamento multiprofissional. 1o edição, São Paulo: Atheneu, 2012. p. 77-86.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Indivíduos idosos com deambulação independente. Após entrevista/questionário pré-participação, casos de doenças graves (doenças cardiovasculares, doenças pulmonares, renal, demência) poderão ser indicados para a prática em outros programas mais específicos ou programas com atividades mais leves.
Objetivos da atividade
Promover a interação dos discentes com os idosos da comunidade.
A atividade extensionista irá proporcionar aos idosos a:
(a) adquirir conhecimentos sobre a
atividade física e conteúdos relacionados a esta prática com o objetivo de incorporar esta prática na sua vida diária como meio de promover um envelhecimento ativo para a manutenção da qualidade de envelhecer;
(b) vivenciar experiências motoras prazerosas, significativas e com sucesso.
(c) proporcionar integração social e bem-estar físico aos participantes.
Descrição da atividade
Os estudantes irão aplicar os conteúdos práticos abordados na disciplina sob a supervisão do professor responsável pela disciplina. Antes de cada atuação haverá o planejamento sobre a aula a ser aplicada pelos estudantes junto ao professor responsável.
O conteúdo prático a ser aplicado pelos estudantes constitui-se de: trabalho de consciência do corpo, estratégia de prevenção de quedas, habilidades neuromotoras (tempo de reação e de movimento, agilidade, equilíbrio) associadas a dupla tarefa, capacidades físicas (capacidade aeróbia, resistência muscular e flexibilidade); exercícios respiratórios/posturais; relaxamento.
Os exercícios serão de intensidade leve a moderada. Durante a atividade haverá explicações sobre a atividade física, como as estruturas e as funções do corpo se alteram com o envelhecimento e a importância da atividade física regular na atenuação deste declínio. Espera- se que os idosos adquiram conhecimentos e interesse para buscar e realizar outras atividades físicas a partir do referencial teórico e prático desenvolvido.
Indicadores de avaliação da atividade
Os indicadores serão baseados nas pontuações quantitativas (parâmetros físicos) e relato dos participantes ao final do programa.

Clique para consultar os requisitos para ACH0576

Clique para consultar o oferecimento para ACH0576

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP