- Descrever características físicas e motoras da adolescência e suas implicações ao planejamento deprogramas de atividade física;- Debater a influência de aspectos psicológicos e socioculturais na prática de atividade física edesenvolvimento motor de adolescentes e suas implicações ao planejamento de programas deatividade física;- Elaborar, ministrar e avaliar programas de atividade física para adolescentes;
A disciplina é composta por 2 módulos. Inicialmente, é enfatizado o conhecimento científico que fundamenta o planejamento de um programa de atividade física na adolescência; em seguida, levando-se em consideração as características do público alvo, os(as) discentes devem elaborar, ministrar e avaliar um programa de atividade física para adolescentes.
Módulo 1- Processos de crescimento, maturação biológica e oportunidades ambientais: implicações nodesempenho motor, treinamento esportivo e promoção da saúde na adolescência;- Influência de aspectos psicológicos e socioculturais na aderência à atividade física edesenvolvimento motor durante a adolescência;Módulo 2- Elaboração, aplicação e avaliação de um programa de atividade física para adolescentes.
Bibliografia básica:Böhme, M.T.S. (Org.) Esporte infantojuvenil: treinamento a longo prazo e talento esportivo. São Paulo: Editora Phorte, 2011.Fuller, C.W., Junge, A., Decelles, J., Donald, J., Jankelowitz, R., Dvorak, J. 'Football for health' - a football-based health-promotion programme for children in South Africa: a parallel cohort study. British Journal of Sports Medicine, 44, 8, 546-554, 2010.Gallahue, D. L., Ozmum, J. C., Goodway, J.D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7a ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.Jaakkola, T. et al. Longitudinal associations among cardiorespiratory and muscular fitness, motor competence and objectively measured physical activity. Journal of Science and Medicine in Sport, 22, 11, 1243–1248, 2019.Møller, T. K., Larsen, M. N., Pfeffer, K., Frydenlund, S. E., Ntoumanis, N., Krustrup, P. The effects of a combined physical activity and health education program on health knowledge and well‐being of socially vulnerable children. Scandinavian journal of medicine & science in sports, 34(4), e14606, 2024.Ré, A. H. N. Crescimento, maturação e desenvolvimento na infância e adolescência: implicações para o esporte. Motricidade, 7, 3, 55-67, 2011.RÉ, A. H. N. et al. Relationship between meeting physical activity guidelines and motor competence among low-income school youth. Journal of Science and Medicine in Sport, 23, 6, 591-595, 2020.Stevens, M. et al. A social identity approach to understanding and promoting physical activity. Sports Medicine, 47, 10, 1911-1918, 2017.Tyler, R. et al. Youth motor competence promotion model: a quantitative investigation into modifiable factors. Journal of Science and Medicine in Sport, 23, 10, 955-961, 2020.Bibliografia complementar:Cairney, J. et al. A Longitudinal study of the effect of organized physical activity on free active play. Medicine and Science in Sports and Exercise, 50, 9, 1772-1779, 2018.Eime, R.M. et al. A systematic review of the psychological and social benefits of participation in sport for children and adolescents: informing development of a conceptual model of health through sport. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, 10, 98, 2013.Fatusi, A.O., Hindin, M.J. Adolescents and youth in developing countries: health and development issues in context. Journal of Adolescence, 33, 499-508, 2010.Freire, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Logan, k. et al. Organized sports for children, preadolescents, and adolescents. Pediatrics, 143, 6, e20190997, 2019.Lubans, D.R. et al. A systematic review of the impact of physical activity programmes on social and emotional well-being in at-risk youth. Child and Adolescent Mental Health, 17, 1, 2-13, 2012.Malina, R. M. et al., Biological maturation of youth athletes: assessment and implications. British Journal of Sports Medicine, 49, 852-859, 2015.Ré, A.H.N., Cattuzzo, M.T., Henrique, R., Stodden, D.F. Physical characteristics that predict involvement with the ball in recreational youth soccer. Journal of Sports Sciences, v. 34, p. 1-7, 2016Schmidt, R., Massa, M., Luguetti, C.N., Böhme, M.T.S., Monteiro, C.B.M., Ré, A.H.N. Desenvolvimento de atletas talentosas do futebol feminino. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, 14, 58, 305-317, 2022.Smith, J. J. et al. Behavioral correlates of muscular fitness in children and adolescents: a systematic review. Sports Medicine, 49(6), 887–904, 2019.Super, S., Hermens, N., Verkooijen, K., Koelen, M. Examining the relationship between sports participation and youth developmental outcomes for socially vulnerable youth. BMC Public Health, 18, 1012, 2018.Swope, C. et al. Housing as a determinant of health equity: a conceptual model. Social Science & Medicine, 243, 112571, 2019.