Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH0555 - Programa de Atividade Física para a Adolescência I
Physical Activity Program for Adolescents I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
- Descrever características físicas e motoras da adolescência e suas implicações ao planejamento de
programas de atividade física;
- Debater a influência de aspectos psicológicos e socioculturais na prática de atividade física e
desenvolvimento motor de adolescentes e suas implicações ao planejamento de programas de
atividade física;
- Elaborar, ministrar e avaliar programas de atividade física para adolescentes;
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3396220 - Alessandro Hervaldo Nicolai Ré
 
Ementa
A disciplina é composta por 2 módulos. Inicialmente, é enfatizado o conhecimento científico que fundamenta o planejamento de um programa de atividade física na adolescência; em seguida, levando-se em consideração as características do público alvo, os(as) discentes devem elaborar, ministrar e avaliar um programa de atividade física para adolescentes.
 
 
 
Conteúdo Programático
Módulo 1

- Processos de crescimento, maturação biológica e oportunidades ambientais: implicações no
desempenho motor, treinamento esportivo e promoção da saúde na adolescência;
- Influência de aspectos psicológicos e socioculturais na aderência à atividade física e
desenvolvimento motor durante a adolescência;

Módulo 2
- Elaboração, aplicação e avaliação de um programa de atividade física para adolescentes.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Trabalhos individuais e em grupo visando à elaboração de programas de atividade física para adolescentes, seminários, atuação nas aulas práticas, resenhas de textos e relatórios de aulas práticas.
Critério de Avaliação
Serão atribuídos valores específicos para cada uma das atividades de avaliação propostas.
Norma de Recuperação
A recuperação constará de uma prova escrita cumulativa (peso 5) que será somada à média semestral (peso 5), devendo o aluno atingir no mínimo 5,0 (cinco) pontos como média final de recuperação, ou seja, média de recuperação = (média semestre + nota de recuperação) x 0,5.
 
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica:
Böhme, M.T.S. (Org.) Esporte infantojuvenil: treinamento a longo prazo e talento esportivo. São Paulo: Editora Phorte, 2011.

Fuller, C.W., Junge, A., Decelles, J., Donald, J., Jankelowitz, R., Dvorak, J. 'Football for health' - a football-based health-promotion programme for children in South Africa: a parallel cohort study. British Journal of Sports Medicine, 44, 8, 546-554, 2010.

Gallahue, D. L., Ozmum, J. C., Goodway, J.D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7a ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

Jaakkola, T. et al. Longitudinal associations among cardiorespiratory and muscular fitness, motor competence and objectively measured physical activity. Journal of Science and Medicine in Sport, 22, 11, 1243–1248, 2019.

Møller, T. K., Larsen, M. N., Pfeffer, K., Frydenlund, S. E., Ntoumanis, N., Krustrup, P. The effects of a combined physical activity and health education program on health knowledge and well‐being of socially vulnerable children. Scandinavian journal of medicine & science in sports, 34(4), e14606, 2024.

Ré, A. H. N. Crescimento, maturação e desenvolvimento na infância e adolescência: implicações para o esporte. Motricidade, 7, 3, 55-67, 2011.

RÉ, A. H. N. et al. Relationship between meeting physical activity guidelines and motor competence among low-income school youth. Journal of Science and Medicine in Sport, 23, 6, 591-595, 2020.

Stevens, M. et al. A social identity approach to understanding and promoting physical activity. Sports Medicine, 47, 10, 1911-1918, 2017.

Tyler, R. et al. Youth motor competence promotion model: a quantitative investigation into modifiable factors. Journal of Science and Medicine in Sport, 23, 10, 955-961, 2020.

Bibliografia complementar:

Cairney, J. et al. A Longitudinal study of the effect of organized physical activity on free active play. Medicine and Science in Sports and Exercise, 50, 9, 1772-1779, 2018.

Eime, R.M. et al. A systematic review of the psychological and social benefits of participation in sport for children and adolescents: informing development of a conceptual model of health through sport. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, 10, 98, 2013.

Fatusi, A.O., Hindin, M.J. Adolescents and youth in developing countries: health and development issues in context. Journal of Adolescence, 33, 499-508, 2010.

Freire, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Logan, k. et al. Organized sports for children, preadolescents, and adolescents. Pediatrics, 143, 6, e20190997, 2019.

Lubans, D.R. et al. A systematic review of the impact of physical activity programmes on social and emotional well-being in at-risk youth. Child and Adolescent Mental Health, 17, 1, 2-13, 2012.

Malina, R. M. et al., Biological maturation of youth athletes: assessment and implications. British Journal of Sports Medicine, 49, 852-859, 2015.

Ré, A.H.N., Cattuzzo, M.T., Henrique, R., Stodden, D.F. Physical characteristics that predict involvement with the ball in recreational youth soccer. Journal of Sports Sciences, v. 34, p. 1-7, 2016

Schmidt, R., Massa, M., Luguetti, C.N., Böhme, M.T.S., Monteiro, C.B.M., Ré, A.H.N. Desenvolvimento de atletas talentosas do futebol feminino. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, 14, 58, 305-317, 2022.

Smith, J. J. et al. Behavioral correlates of muscular fitness in children and adolescents: a systematic review. Sports Medicine, 49(6), 887–904, 2019.

Super, S., Hermens, N., Verkooijen, K., Koelen, M. Examining the relationship between sports participation and youth developmental outcomes for socially vulnerable youth. BMC Public Health, 18, 1012, 2018.

Swope, C. et al. Housing as a determinant of health equity: a conceptual model. Social Science & Medicine, 243, 112571, 2019.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Adolescentes entre 12 e 17 anos de idade moradores do entorno da EACH, familiares e equipe
pedagógica da Escola Pública parceira.
Objetivos da atividade
• Promover o desenvolvimento da coordenação motora e da aptidão física relacionada à saúde;
• Promover a cidadania e a valorização dos estudos e da família;
• Criar alternativas saudáveis para ocupação do tempo livre;
• Utilizar o esporte/atividade física como ferramenta de integração social e promoção da saúde.
Descrição da atividade
Semestralmente, participam da atividade aproximadamente 150 adolescentes. Discentes USP
matriculados na disciplina elaboram, aplicam e avaliam um programa de atividade física para
adolescentes. Esse programa envolve modalidades como o futebol/futsal, voleibol, basquetebol,
handebol, dança, ginastica artística, parkour e lutas e tem como meta a promoção da saúde, com
foco no desenvolvimento físico, motor e psicossocial. Além disso, também são realizadas
reuniões/palestras com as famílias e equipe pedagógica da escola parceira, tendo como tema central
a importância da atividade física na adolescência e a integração família-escola-Universidade.
Indicadores de avaliação da atividade
Os principais indicadores são o envolvimento, motivação e aderência dos adolescentes às
atividades. Para essa avaliação, são utilizados registros de frequência e questionários de opinião,
respondidos pelos adolescentes e equipe pedagógica da escola parceira, sobre percepção de benefício, grau de satisfação e envolvimento com o projeto. Além disso, são realizadas reuniões
específicas para avaliação do projeto, com a participação do docente responsável, discentes
matriculados na disciplina e equipe pedagógica da escola parceira.

Clique para consultar os requisitos para ACH0555

Clique para consultar o oferecimento para ACH0555

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP