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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH0536 - Programa de Atividade Física para a Infância II
Physical Activity Program for Children II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Carga Horária de Extensão: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
- Elaborar, ministrar e avaliar programas de atividade física para crianças (continuidade do trabalho
desenvolvido na disciplina pré-requisito ACH0535);
- Aprofundar o entendimento das associações entre criança, família e sociedade, e suas implicações ao
planejamento de programas de atividade física;
- Realizar pesquisa científica acerca do efeito do programa de intervenção realizado com crianças;
- Capacitar discentes para integrar uma equipe multiprofissional de saúde da criança.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3396220 - Alessandro Hervaldo Nicolai Ré
 
Ementa
A disciplina é composta por 3 módulos. No módulo 1, é elaborado o planejamento do programa de
atividade física de acordo com as características do público alvo e análise dos resultados obtidos em
semestres anteriores. No módulo 2, são elaborados projetos de pesquisa visando verificar o efeito
dessa intervenção. E no módulo 3, os(as) discentes devem ministrar e avaliar o programa elaborado, e
realizar a coleta e análise de dados prevista no projeto de pesquisa.
 
 
 
Conteúdo Programático
Módulo 1
- Características do público alvo e elaboração do programa de atividade física a partir da análise dos
resultados obtidos em semestres anteriores.

Módulo 2
- Elaboração de projeto de pesquisa visando verificar o efeito da intervenção (programa de atividade
física para a infância).

Módulo 3
- Aplicação e avaliação do programa de atividade física para a infância.
- Projeto de pesquisa: coleta e análise de dados
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Trabalhos individuais e em grupo visando à elaboração de programas de atividade física para crianças, seminários, atuação nas aulas práticas, resenhas de textos e relatórios de aulas práticas.
Critério de Avaliação
Serão atribuídos valores específicos para cada uma das atividades de avaliação propostas.
Norma de Recuperação
A recuperação constará de uma prova escrita cumulativa (peso 5) que será somada à média semestral (peso 5), devendo o aluno atingir no mínimo 5,0 (cinco) pontos como média final de recuperação, ou seja, média de recuperação = (média semestre + nota de recuperação) x 0,5.
 
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica:

Formosinho, J.O.; Araújo, S.B. O envolvimento da criança na aprendizagem: construindo o direito departicipação. Análise Psicológica, 1, XXII, 81-93, 2004.

Gallahue, D. L., Ozmum, J. C., Goodway, J.D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês,crianças, adolescentes e adultos. 7a ed. Porto Alegre: AMGH, 2013..

Palmer, K. K., Chinn, K.M., Robinson, L.E. Using achievement goal theory in motor skill instruction:a systematic review. Sports Medicine, 47, 12, 2569-2583, 2017.

RÉ, A. H. N. et al. Relationship between meeting physical activity guidelines and motor competence among low-income school youth. Journal of Science and Medicine in Sport, 23, 6, 591-595, 2020.

Ré, A.H.N. Crescimento, maturação e desenvolvimento na infância e adolescência: implicações para o esporte. Motricidade, 7, 3, 55-67, 2011.

Robinson, L. E. et al. Teaching practices that promote motor skills in early childhood settings. Early Childhood Education Journal, 40, 2, 79-86, 2012.

Sanders, S.W. Ativo para a vida: programas de movimento adequados ao desenvolvimento da criança.
Porto Alegre: Artmed, 2005.

Shonkoff, J. P. Building a new biodevelopmental framework to guide the future of early childhood policy. Child Development, 81, 1, 357-367, 2010.

Stodden, D.F. et al. A developmental perspective on the role of motor skill competence in physical activity: an emergent relationship. Quest, 60, 2, 290-306, 2008.

Bibliografia complementar:

Andrade, S.A. et al. Ambiente familiar e desenvolvimento cognitivo infantil: uma abordagem epidemiológica. Revista de Saúde Pública, 39, 4, 606-611, 2005.

Barnett, L. M. et al. Impact of cultural background on fundamental movement skill and its correlates. Journal of Sports Sciences, 37, 5, 492-499, 2019.

Barnett, L.M. et al. Does childhood motor skill proficiency predict adolescent fitness? Med Sci Sports Exerc, 40, 12, 2137-2144, 2008.

Brown, H. E., Atkin, A. J., Panter, J., Wong, G., Chinapaw, M. J. M., van Sluijs, E. M. F. Family- based interventions to increase physical activity in children: a systematic review, meta-analysis and realist synthesis. Obesity Reviews, 17, 4, 345-360, 2016.

Freire, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Godall, T.; Hospital, A. 150 propostas de atividades motoras para a educação infantil. Porto Alegre, 2004.

Issurin, V. B. Evidence-based prerequisites and precursors of athletic talent: a review. Sports Medicine, 47, 10, 1993-2010, 2017.

King-Dowling, S. et al. Motor competence, physical activity, and fitness across early childhood. Medicine & Science in Sports & Exercise, 52(11), 2342-2348, 2020.

Lubans, D.R.; Morgan, P.J.; Cliff, D.P.; Barnett, L.M.; Okely, A.D. Fundamental movement skills in children and adolescents: review of associated health benefits. Sports Medicine, 40, 12, 1019-1035, 2010.

Neira, M.G. Práticas corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2014.

Ré, A.H.N., Logan, S., Cattuzzo, M.T., Henrique, R.D.S., Tudela, M.C., Stodden, D.F. Comparison of motor competence levels on two assessments across childhood. Journal of Sports Sciences, 36, 1, 1-6, 2018.

Ruiz, J.R. et al. Predictive validity of health-related fitness in youth: a systematic review. British Journal of Sports Medicine, 43, 909-923, 2009.

Santos, G. ; Guerra, P.H. ; Milani, S.A. ; Santos, A.B.D. ; Cattuzzo, M.T. ; RÉ, A.H.N. Sedentary behavior and motor competence in children and adolescents: a review. Revista de Saúde Pública, 55, 57, 2021

Tompsett, C. et al. Pedagogical approaches to and effects of fundamental movement skill interventions on health outcomes: a systematic review. Sports Medicine, 47, 9, 1795-1819, 2017.

True, L. et al. Motor competence and characteristics within the preschool environment. Journal of Science and Medicine in Sport, 20, 8, 751-755, 2017.

Turnbull, K.L.P. et al. Family routines and practices that support the school readiness of young children living in poverty. Early Childhood Research Quarterly, 58, 1-13, 2022.

Weisleder, A. et al. Promotion of positive parenting and prevention of socioemotional disparities. Pediatrics, e20153239, 2016.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Crianças entre 2 e 6 anos de idade moradores do entorno da EACH, familiares e equipe pedagógica da EMEI parceira.
Objetivos da atividade
• Promover o desenvolvimento da coordenação motora e da aptidão física relacionada à saúde;
• Utilizar a atividade física como ferramenta auxiliar de desenvolvimento cognitivo e afetivo social;
• Fortalecer os vínculos afetivos familiares;
• Proporcionar autonomia e estimular o prazer pela prática de atividade física durante toda a vida.
Descrição da atividade
Semestralmente, participam da atividade aproximadamente 150 crianças. Discentes USP matriculados na disciplina elaboram, ministram e avaliam um programa de atividade física para as crianças. Esse programa é voltado ao ensino-aprendizagem de diversas habilidades motoras, de modo conjunto ao desenvolvimento cognitivo e psicossocial. Além disso, também são realizadas palestras/reuniões com as famílias e equipe pedagógica das escolas, tendo como tema a importância da atividade física para o desenvolvimento infantil e as possibilidades de contribuição da família e escola nesse período. A partir desse conjunto de atividades, os(as) discentes USP desenvolvem uma pesquisa científica visando verificar o efeito do programa de intervenção.
Indicadores de avaliação da atividade
Os principais indicadores são a motivação e envolvimento da criança nas atividades. Assim, discentes USP elaboram relatórios de aula em conjunto com o uso de questionário padronizado para avaliação da motivação e envolvimento individual da criança. Além disso, famílias e equipe pedagógica da EMEI respondem a questionários de opinião sobre o projeto, incluindo a percepção de benefício para a criança e sugestões de atividades.

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