Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH0507 - Psicologia do Esporte e do Exercício
Psychology of Sport and Exercise

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Oferecer aos alunos uma visão geral da psicologia do esporte e do exercício, com a oportunidade de conhecer os principais aspectos psicológicos envolvidos na prática de atividades físicas e esportivas em diversos níveis e abordagens acadêmicas e científicas. Identificar as principais funções da psicologia do esporte e do exercício e a atuação do profissional da educação física e do esporte nas referidas áreas. Definir e identificar os aspectos psicológicos relacionados à atividade física e à competição esportiva.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
308517 - Cristina Landgraf Lee
 
Ementa
A história da Psicologia do Esporte e do Exercício. Função do Psicólogo Esportivo e do Profissional da Educação Física e Esporte na Psicologia do Esporte. A importância da atividade física para o bem estar psicológico das pessoas. Exercício e stress. Exercício e depressão. A competição sob o ponto de vista psicológico. Aspectos psicológicos envolvidos na prática de atividades físicas e esportivas. Personalidade do atleta. Criança e esporte competitivo: riscos e benefícios. Preparação mental do atleta. Consciência corporal. A pesquisa na Psicologia do Esporte.
 
 
 
Conteúdo Programático
Módulo 1: Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício

1. Introdução à psicologia do esporte e do exercício; perspectivas; aspectos éticos; o profissional da educação física e do esporte e a psicologia.
2. Pesquisa em Psicologia do Esporte e do Exercício: considerações sobre métodos, temas de estudo, abordagens.
3. Psicologia Evolucionista: onde tudo começa: socialização, apego, afiliação, brincadeira, cooperação, competição, conflitos, preconceitos, status, poder, estresse, emoções, vergonha, humilhação, auto-estima, sexualidade, prazer: implicações no esporte e no exercício.

Módulo 2: Psicologia do Exercício

1. Motivação individual e clima motivacional em aulas e treinos; Teoria de Bandura.
2. Psicologia do exercício: antecedentes da prática, efeitos psicológicos da prática em diversas populações
3. Intervenções cognitivas, comportamentais e educacionais para diminuir a evasão da prática.
4. Consciência corporal, Humanismo e práticas corporais meditativas; um olhar crítico ao excesso de normas sociais, crenças e pensamento racional
5. Burnout na prática profissional
6. A psicologia do exercício aplicada às diferentes faixas etárias e populações: atenção especial aos gays, à criança, à mulher e ao trabalhador.
7. Comportamentos patológicos relacionados ao exercício (bulimia, anorexia, vigorexia, uso de drogas) e reconhecimento de patologias mentais (depressão, ansiedade, neuroses, psicoses, etc.)
8. Compreendendo o indivíduo sedentário
9. Psicologia e política; transformações pessoais e na sociedade; AF como meio de conscientização dos cidadãos

Módulo 3: Psicologia do Esporte

1. Psicologia do esporte: conhecendo o esportista (estilo de apego, motivação, estresse / ansiedade, emoções), o ambiente (competição, cooperação, normas sociais) e o grupo (liderança, comunicação, conflitos, agressão, apoio social).
2. Preparação mental para a melhora do desempenho (autoconfiança, estabelecimento de metas, concentração, mentalização, relaxamento, auto-conversa).
3. A psicologia do esporte aplicada às diferentes faixas etárias e populações: atenção especial aos gays, à criança e à mulher.
4. Desenvolvimento moral e fairplay
5. Situações adversas: psicologia e o atleta lesionado, uso de drogas, treinamento excessivo, transição na carreira esportiva.
6. Ensinando habilidades da vida por meio do esporte (na esfera afetiva, social, cognitiva, moral, física)
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido através de aulas expositivas, seminários em grupo, discussão de leituras de artigos e capítulos de livro recomendados e preparação de tarefas.
Critério de Avaliação
Nota final (pesos): 15% (Prova I) dissertação sobre as aulas e o conteúdo no COL; 30% (Oficina – nota individual e do grupo); 15% (resumos); 20% (Tarefas; Sínteses de aulas); 15% (Participação em aulas, via presença em aulas); 5% (apresentação de um resumo, de preferência em inglês).
Norma de Recuperação
Será aplicada prova escrita, em data a ser fixada pelo docente, observando-se o disposto no art. 1o. da Resolução COG-3583, de 29/09/89.
 
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

WEINBERG, R.S. & GOULD, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. Porto Alegre: ARTMED, 2008. (NO XEROX E NA BIBLIOTECA, ACERVO DIDÁTICO)

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BROTTO, F. O. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. Santos : Projeto Cooperação, 2002.
BUCKWORTH, J.& DISHMAN, R.K. Exercise psychology. Champaign, Human Kinetics, 2002.
DE ROSE JÚNIOR, D. Esporte e Atividade Física na Infância e Adolescência: uma abordagem multidisciplinar. 2@ edição. Porto Alegre: ArtMed, 2009.
HASSENPFLUG, W. N. Educação pelo esporte: educação para o desenvolvimento humano pelo esporte. São Paulo: Saraiva, 2004.
MACHADO, A.A. Psicologia do Esporte: da educação física escolar ao esporte de alto nível. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2006.
MELLO, M. T. Atividade física, exercício físico e aspectos psicobiológicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.
MORGAN, W. J.; MEIER, K. V. & SCHNEIDER, A. J. Ethics in sport. Champaign: Human Kinetics, 2001.
RICHARDSON, R. J. et alii. Pesquisa Social. Métodos e Técnicas. 3a. Ed. São Paulo: Editora Atlas S. A, 1999.
RUBIO, K. (org.) Psicologia do Esporte: interfaces, pesquisa e intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
SAMULSKY, D. (2002). Psicologia do Esporte. Barueri, S. P.: Manole.
THOMAS, J. R.; NELSON, J. K. & SILVERMAN, S. J. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. São Paulo: Artmed Editora, 2007.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH0507

Clique para consultar o oferecimento para ACH0507

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP