Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5962137 - Histórias em Quadrinhos: Informação e Comunicação
Comics: Information and Communication

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Introduzir os alunos no universo das Histórias em Quadrinhos (HQ), estabelecendo conexões com os territórios da Ciência da Informação, das Artes e da Educação. Introduzir os alunos ao conhecimento de teorias e métodos de análise acerca dessa forma de comunicação e expressão estética. Refletir sobre os impactos das HQ na sociedade, especialmente nos campos da cultura, da educação e da sociabilidade. Estabelecer as relações entre as HQ, a comunicação e a informação e seus desdobramentos e perspectivas para a atuação dos pesquisadores e profissionais da informação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1511408 - Marco Antonio de Almeida
 
Ementa
Apresentação das principais teorias acerca das Histórias em Quadrinhos (HQ). Análise das representações sociais presentes nas HQ. Análise dos usos comunicativos, educacionais e informacionais das HQ.
 
 
 
Conteúdo Programático
1. História e desenvolvimento das Histórias em Quadrinhos: 
1.1. Origens e propagação
1.2. Elementos característicos das HQs
1.3. Gêneros
1.4. HQs, tecnologia digital e Internet: mudanças na produção e circulação
1.5. Derivações & aproximações: mangá, story-board e webtoons
2. Teorias e pesquisa acadêmica sobre as HQs
2.1. Histórias em quadrinhos como expressão linguística, social, estética e artística
3. Usos das HQs na comunicação, mediação e disseminação da informação
3.1. Formação e treinamento
3.2. Jornalismo em quadrinhos
3.3. Educação e mediação da leitura
3.4. Divulgação científica, memória e patrimônio
3.5. Gibitecas & congêneres.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Aulas expositivas, discussões em sala de aula, leituras programadas, exibição e discussão de vídeos, palestras e/ou teleconferências de convidados relacionados às temáticas, trabalhos práticos (mediações e rodas de leitura).
Critério de Avaliação
Prova dissertativa individual e/ou em grupo e/ou trabalho em grupo e/ou avaliação do professor da participação nas atividades em sala de aula aferida em prova escrita ou oral/revisão das atividades em sala (por “atividades em sala” entende-se discussão de textos e/ou vídeos em grupos, debates, apresentações, propostas de mediação cultural e projetos educacionais-culturais, etc.)
Norma de Recuperação
Prova dissertativa individual e/ou trabalho individual dentro dos prazos previstos no regimento.
 
Bibliografia Básica
     
ALMEIDA, Marco Antonio de. Mudanças no universo dos quadrinhos: textos, materialidades e práticas culturais. Revista Política & Trabalho, João Pessoa, UFPB, n. 51, p. 24-42, 2019.
ALMEIDA, Marco Antonio de. Práticas infocomunicacionais e mediações na cultura da convergência. Revista do Centro de Pesquisa e Formação do SESC, São Paulo, n. 7, p. 228-242, 2018.
BARBIERI, Danieli. As linguagens dos quadrinhos. São Paulo: Peirópolis, 2017.
BIBE-LUYTEN, Sonia (org.) Cultura pop japonesa. São Paulo: Hedra, 2005.
CAGNIN, Antonio Luiz. Os quadrinhos: um estudo abrangente da arte sequencial – linguagem e semiótica. São Paulo: Criativo, 2014.
CAMPOS, Rogério de. Imageria: o nascimento das histórias em quadrinhos. São Paulo: Veneta, 2015.
CAMPOS, Rogério de. Uma pequena história dos quadrinhos para uso das novas gerações. São Paulo: Ed. SESC, 2022.
CHINEN, Nobuyoshi. Linguagem HQ: conceitos básicos. São Paulo: Criativo, 2011.
CHINEN, Nobuyoshi. Linguagem mangá: conceitos básicos. São Paulo: Criativo, 2013.
CHINEN, Nobuyoshi. O negro nos quadrinhos do Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2019.
CIRNE, Moacir. A explosão criativa dos quadrinhos. Petrópolis (RJ): Vozes, 1977.
DALCASTAGNÈ, R. (org.) Histórias em quadrinhos: diante da experiência dos outros. Vinhedo (SP): Ed. Horizonte, 2012.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 1979.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
GARCIA, Santiago. A novela gráfica. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
GRAVETT, Paul. Mangá – como o Japão reinventou os quadrinhos. São Paulo: Conrad, 2006.
GROENSTEEN, Thierry. O sistema dos quadrinhos. Nova Iguaçu (RJ): Marsupial, 2015.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Editora Aleph, 2009
JONES, Gerard. Homens do amanhã: geeks, gângsteres e o nascimento dos gibis. São Paulo: Conrad, 2006.
LUIZ, Lúcio (org.). Os quadrinhos na era digital: HQtrônicas, webcomics e cultura participativa. Nova Iguaçu (RJ): Marsupial, 2013.
MARINO, Dani; MACHADO, Laluna (orgs.). Mulheres e Quadrinhos. São José: Skript, 2019.
MAZUR, Dan; DANNER, Alexander. Quadrinhos – História moderna de uma arte global. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: MBooks do Brasil, 
McCLOUD, Scott. Reinventando os quadrinhos. São Paulo: MBooks do Brasil, 2006.
MESSIAS, Carol Ito; CRIPPA, Giulia. Histórias em quadrinhos na internet como fontes de informação. In: Anais do XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Marília: Unesp, 2017. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2019.
MOYA, Álvaro de. Shazam! São Paulo: Perspectiva, 1977.
POSTEMA, Bárbara. Estrutura narrativa nos quadrinhos: construindo sentido a partir de fragmentos. São Paulo: Peirópolis, 2018.
RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro dos Santos (orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2016
RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2016.
SANTOS NETO, Elydio; SILVA, Marta R. P. (orgs) Histórias em Quadrinhos e práticas educativas: os gibis estão na escola, e agora? São Paulo: Ed. Criativo, 2015.
SOUSANIS, Nick. Desaplanar. São Paulo: Veneta, 2017.
TUCKER, Reed. Pancadaria: por dentro do épico conflito Marvel vs DC. Rio de Janeiro: Fábrica 231, 2018.
VERGUEIRO, W. S. Panorama das histórias em quadrinhos no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2017.
VERGUEIRO, W. S. Pesquisa acadêmica em histórias em quadrinhos. São Paulo: Criativo, 2017.
VERGUEIRO, W. S.; SANTOS, R. E. (orgs.) A história em quadrinhos no Brasil: análise, evolução e mercado. São Paulo: Editora Laços, 2011.
VERONEZI CAPPELLARI, Márcia Schmitt. Quadrinhos na internet: abordagens e perspectivas. Porto Alegre, Asterisco, 2010.
 

Clique para consultar os requisitos para 5962137

Clique para consultar o oferecimento para 5962137

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP