Introduzir os alunos no universo das Histórias em Quadrinhos (HQ), estabelecendo conexões com os territórios da Ciência da Informação, das Artes e da Educação. Introduzir os alunos ao conhecimento de teorias e métodos de análise acerca dessa forma de comunicação e expressão estética. Refletir sobre os impactos das HQ na sociedade, especialmente nos campos da cultura, da educação e da sociabilidade. Estabelecer as relações entre as HQ, a comunicação e a informação e seus desdobramentos e perspectivas para a atuação dos pesquisadores e profissionais da informação.
Apresentação das principais teorias acerca das Histórias em Quadrinhos (HQ). Análise das representações sociais presentes nas HQ. Análise dos usos comunicativos, educacionais e informacionais das HQ.
1. História e desenvolvimento das Histórias em Quadrinhos: 1.1. Origens e propagação 1.2. Elementos característicos das HQs 1.3. Gêneros 1.4. HQs, tecnologia digital e Internet: mudanças na produção e circulação 1.5. Derivações & aproximações: mangá, story-board e webtoons 2. Teorias e pesquisa acadêmica sobre as HQs 2.1. Histórias em quadrinhos como expressão linguística, social, estética e artística 3. Usos das HQs na comunicação, mediação e disseminação da informação 3.1. Formação e treinamento 3.2. Jornalismo em quadrinhos 3.3. Educação e mediação da leitura 3.4. Divulgação científica, memória e patrimônio 3.5. Gibitecas & congêneres.
ALMEIDA, Marco Antonio de. Mudanças no universo dos quadrinhos: textos, materialidades e práticas culturais. Revista Política & Trabalho, João Pessoa, UFPB, n. 51, p. 24-42, 2019. ALMEIDA, Marco Antonio de. Práticas infocomunicacionais e mediações na cultura da convergência. Revista do Centro de Pesquisa e Formação do SESC, São Paulo, n. 7, p. 228-242, 2018. BARBIERI, Danieli. As linguagens dos quadrinhos. São Paulo: Peirópolis, 2017. BIBE-LUYTEN, Sonia (org.) Cultura pop japonesa. São Paulo: Hedra, 2005. CAGNIN, Antonio Luiz. Os quadrinhos: um estudo abrangente da arte sequencial – linguagem e semiótica. São Paulo: Criativo, 2014. CAMPOS, Rogério de. Imageria: o nascimento das histórias em quadrinhos. São Paulo: Veneta, 2015. CAMPOS, Rogério de. Uma pequena história dos quadrinhos para uso das novas gerações. São Paulo: Ed. SESC, 2022. CHINEN, Nobuyoshi. Linguagem HQ: conceitos básicos. São Paulo: Criativo, 2011. CHINEN, Nobuyoshi. Linguagem mangá: conceitos básicos. São Paulo: Criativo, 2013. CHINEN, Nobuyoshi. O negro nos quadrinhos do Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2019. CIRNE, Moacir. A explosão criativa dos quadrinhos. Petrópolis (RJ): Vozes, 1977. DALCASTAGNÈ, R. (org.) Histórias em quadrinhos: diante da experiência dos outros. Vinhedo (SP): Ed. Horizonte, 2012. ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 1979. EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1995. GARCIA, Santiago. A novela gráfica. São Paulo: Martins Fontes, 2012. GRAVETT, Paul. Mangá – como o Japão reinventou os quadrinhos. São Paulo: Conrad, 2006. GROENSTEEN, Thierry. O sistema dos quadrinhos. Nova Iguaçu (RJ): Marsupial, 2015. HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016. JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Editora Aleph, 2009 JONES, Gerard. Homens do amanhã: geeks, gângsteres e o nascimento dos gibis. São Paulo: Conrad, 2006. LUIZ, Lúcio (org.). Os quadrinhos na era digital: HQtrônicas, webcomics e cultura participativa. Nova Iguaçu (RJ): Marsupial, 2013. MARINO, Dani; MACHADO, Laluna (orgs.). Mulheres e Quadrinhos. São José: Skript, 2019. MAZUR, Dan; DANNER, Alexander. Quadrinhos – História moderna de uma arte global. São Paulo: Martins Fontes, 2014. McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: MBooks do Brasil, McCLOUD, Scott. Reinventando os quadrinhos. São Paulo: MBooks do Brasil, 2006. MESSIAS, Carol Ito; CRIPPA, Giulia. Histórias em quadrinhos na internet como fontes de informação. In: Anais do XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Marília: Unesp, 2017. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2019. MOYA, Álvaro de. Shazam! São Paulo: Perspectiva, 1977. POSTEMA, Bárbara. Estrutura narrativa nos quadrinhos: construindo sentido a partir de fragmentos. São Paulo: Peirópolis, 2018. RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro dos Santos (orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2016 RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2016. SANTOS NETO, Elydio; SILVA, Marta R. P. (orgs) Histórias em Quadrinhos e práticas educativas: os gibis estão na escola, e agora? São Paulo: Ed. Criativo, 2015. SOUSANIS, Nick. Desaplanar. São Paulo: Veneta, 2017. TUCKER, Reed. Pancadaria: por dentro do épico conflito Marvel vs DC. Rio de Janeiro: Fábrica 231, 2018. VERGUEIRO, W. S. Panorama das histórias em quadrinhos no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2017. VERGUEIRO, W. S. Pesquisa acadêmica em histórias em quadrinhos. São Paulo: Criativo, 2017. VERGUEIRO, W. S.; SANTOS, R. E. (orgs.) A história em quadrinhos no Brasil: análise, evolução e mercado. São Paulo: Editora Laços, 2011. VERONEZI CAPPELLARI, Márcia Schmitt. Quadrinhos na internet: abordagens e perspectivas. Porto Alegre, Asterisco, 2010.