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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5962101 - História da Organização do Conhecimento e da Informação
History of Knowledge and Information Organization

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Estudos históricos sobre organização e classificação para a compreensão dos processos de documentação e registro do conhecimento. Explorar o mapa histórico da organização e o tratamento da informação enquanto aplicação de conhecimentos teóricos e práticos nos processos de análise, síntese, condensação, representação e recuperação do conteúdo informacional. Abordar historicamente competências e comportamentos informacionais
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8883942 - Deise Maria Antonio Sabbag
 
Ementa
História do registro e da documentação da Informação como manifestações da Organização do Conhecimento
 
 
 
Conteúdo Programático
1)	O conceito de Classificação.
2) Os sentidos da ordem na história
3) Disciplinas e classificação dos saberes na Idade Média
4) Disciplinas e classificação dos saberes na Modernidade
5) Os saberes da Ciência Moderna: Anatomia, método e representação do conhecimento.
6) Da História Natural à Ciência da Vida: conhecimento científico e classificação.
7) As transformações da biblioteca na Modernidade.
8) Bibliógrafos, bibliotecários e novas bibliotecas: Gessner, Dury, Paciaudi, Naudé, Dewey, Otlet.
9) Enciclopédias antigas e novas estratégias epistemológicas na formação das Luzes.
10) Línguas filosóficas e linguagens classificatórias.
11) Os questionamentos atuais.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Aulas expositivas/teóricas; discussões em sala de aula; leitura e elaboração de resenhas; uso de jogos para o desenvolvimento da aprendizagem; uso de vídeos e filmes relacionados aos temas da disciplina. Leituras programadas. Planejamento, execução e avaliação de pesquisa. Excursões didáticas programadas pelo departamento. Visitas técnicas.
Critério de Avaliação
Atividades dirigidas; resenhas de textos; trabalho escrito individual; trabalho escrito em grupo; provas escritas discursivas e orais; apresentação de seminários individuais e em grupo; planejamento, execução e avaliação de pesquisa; elaboração de jogos de aprendizagem.
Norma de Recuperação
Revisão e nova entrega dos trabalhos de avaliação pelos alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário Escolar. Prova discursiva.
 
 
Bibliografia
     
BARATIN, Marc; JACOB, Christian (orgs.). O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeiro, UFRJ, 2000. 
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: da enciclopédia à Wikipédia. Rio de Janeiro, Zahar, 2012.
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutemberg a Diderot. São Paulo, Zahar, 2003.
CASTRO FILHO, Claudio Marcondes (org.). Olhares sobre o profissional da Ciência da informação. São Paulo: Todas as Musas, 2013.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília, UnB, 1999.
DARNTON, Robert. A questão dos livros: passado, presente e futuro. São Paulo; Companhia das Letras, 2010.
DUNCAN, Dennis. Índice, uma história do: uma Aventura livresca, dos manuscritos medievais à era digital. São Paulo: Fósforo, 2024.
ECO, Umberto. A busca da língua perfeita. Bauru, EDUSC, 2002.
ECO, Umberto. Da árvore ao labirinto: estudos históricos sobre o signo e a interpretação. São Paulo: Record, 2013.
GOMES, Hagar Espanha. Marcos históricos e teóricos da organização do conhecimento. Informação & Informação, 22(2), 33–66. 2017. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n2p33 .
MACIEL, Maria Esther. As ironias da ordem: coleções, inventários e enciclopédias ficcionais. Belo Horizonte, UFMG, 2009.
MANGUEL, Alberto. A biblioteca à noite. São Paulo, Companhia das Letras, 2006.
NOGUEIRA, Brígida Maria (org.). Horizontes da organização da informação e do conhecimento. Londrina, EDUEL, 2012.
McNEELY, Ian F.; WOLVERTON, Lisa. A reinvenção do conhecimento: de Alexandria à internet. São Paulo: Record, 2013.
PINHO, Fábio Assis. Fundamentos da organização e representação do conhecimento. Pernambuco: UFPE, 2009 (Livro Texto 18).
 

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