Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Educação, Informação e Comunicação
 
Disciplina: 5962100 - Aspectos Socioculturais da Informação e da Tecnologia
Social Aspects of Information and Technology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
1. Compreensão das origens históricas da atual “Sociedade da Informação”; 2. Compreensão dos aspectos sociais, políticos e culturais envolvidos na produção, circulação e apropriação da informação no mundo contemporâneo; 3. Compreensão dos aspectos sociais, políticos e culturais envolvidos na questão tecnológica; 4. Reflexão acerca do papel do profissional da informação e como ele pode se inserir nesses processos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1511408 - Marco Antonio de Almeida
 
Ementa
História e aspectos culturais, políticos e econômicos das tecnologias, em especial as de informação e comunicação, e sua relação com os contextos históricos e sociais.
 
 
 
Conteúdo Programático
1. Tecnologia: abordagem antropológica; 2.Tecnologia: abordagem sociofilosófica;    3. Desenvolvimento histórico-cultural das tecnologias de informação e comunicação; 4. Redes sociotécnicas e a gênese da “Sociedade da Informação”; 5.Tecnologia, economia e trabalho no capitalismo e no informacionalismo; 6. Jovens, Educação e TICs; 7. Globalização e sociedade em rede.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Aulas expositivas, discussões em sala de aula, leituras programadas, exibição e discussão de vídeos, palestras e/ou teleconferências de convidados relacionados às temáticas.
Critério de Avaliação
Avaliação escrita individual (peso 3); avaliação escrita em dupla e/ou trabalho (peso3), seminário em grupo (peso 3), auto-avaliação e avaliação oral das atividades em classe pelo professor (peso1).
Norma de Recuperação
Avaliação escrita individual pelos alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário Escolar.
 
 
Bibliografia
     
ALMEIDA, Marco A. Práticas Infocomunicacionais e Mediações na Cultura da Convergência. Revista do Centro de Formação e Pesquisa SESC, v. 07, p. 228-242, 2018.
ALMEIDA, Marco Antônio de. Mediações Tecnosociais e Mudanças Culturais na Sociedade da Informação. Revista Em Questão, URFGS, v. 16, n. 1, 2010, p. 113-130.
BAUMAN, Zigmunt: Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BURKE, Peter: Uma História Social do Conhecimento I – De Gutemberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.
BURKE, Peter: Uma História Social do Conhecimento II – Da Enciclopédia à Wikipedia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2012.
COULDRY, Nick; HEPP, Andreas. A construção mediada da realidade. Porto Alegre: Unisinos, 2020.
GARCIA CANCLINI, Néstor. Diferentes, desiguais e desconectados. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2005.
GARCIA CANCLINI, Néstor. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras/Itaú Cultural, 2008.
CHATFIELD, Tom. Como viver na era digital. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012, cap. I-IV p. 19-80.
GOODY, Jack. A domesticação da mente selvagem. Petrópolis (RJ): Vozes, 2012, p. 48-63.
DOWBOR, Ladislau. O capitalismo se desloca: novas arquiteturas sociais. São Paulo: Ed. SESC, 2020.
HARRIS, Marvin: “A mãe-vaca”. In: Vacas, porcos, guerras e bruxas - os enigmas da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.
HUI, Yuk. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009, Introdução, p. 27-53.
LATOUR, B. Onde aterrar? – Como se orientar politicamente no Antropoceno. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2020.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1998, cap. 1/3.
LIVINGSTONE, Sonia. Internet literacy: a negociação dos jovens com as novas oportunidades on-line. Revista MATRIZes ano 4 n. 2 (jan./jun. 2011) São Paulo: ECA/USP, p. 11-42.
MELUCCI, Alberto. A invenção do presente: movimentos sociais nas sociedades complexas. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.
MOROZOV, Evgeny. Big Tech – A ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Editora Ubu, 2018, p. 163-187.
POSTMAN, Neil. Tecnopólio – A rendição da Cultura à Tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994, cap. 1.
REY, German. Mutações simbólicas, redesenhos culturais e educação: a biblioteca, o museu e o laboratório. Revista Observatório Itaú Cultural - N. 24 (jun./dez. 2018), p. 115-129.
WARSCHAUER, Mark. Tecnologia e inclusão digital. São Paulo: SENAC, 2006.
WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.
 

Clique para consultar os requisitos para 5962100

Clique para consultar o oferecimento para 5962100

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP