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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940952 - Teorias e Práticas em Psicologia Clínica: Psicoterapia Infantil
Theories and Practices in Clinical Psychology: Child Psychotherapy

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Geral: Oferecer um panorama geral do campo da psicoterapia infantil, nas suas diferentes abordagens e especificidades técnicas

Específicos: Permitir que o aluno conheça: a) a emergência histórica das práticas psicoterápicas com crianças; b) as diferentes abordagens da psicoterapia infantil; c) as especificidades técnicas do atendimento psicoterápico infantil e d) perspectivas contemporâneas de atuação do psicólogo clínico em diferentes contextos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3155516 - Fernanda Kimie Tavares Mishima
 
Ementa
Aspectos históricos da emergência do campo do atendimento clínico infantil; Recursos técnicos específicos no campo; Abordagens atuais e o contexto contemporâneo; Investigação científica no campo do atendimento clínico infantil.
 
 
 
Conteúdo Programático
1) A Emergência do campo da psicoterapia infantil: aspectos históricos e contexto sociocultural
2) Recursos técnicos específicos do trabalho clínico com crianças e adolescentes
3) O papel dos pais no contexto do atendimento psicoterápico de crianças e de adolescentes
4) Abordagens atuais no campo da psicoterapia infantil
5) Planejamento de intervenções psicoterápicas a crianças e adolescentes em diferentes contextos: modelos e evidências empíricas contemporâneas 
6) Investigação científica no campo do atendimento psicológico infantil
7) Atendimento psicológico infantil e as políticas de saúde para o SUS.
8) Inovações técnicas e tecnológicas na atuação profissional do psicólogo no campo da saúde mental infantil e sua relação com o campo da psicoterapia infantil
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Aulas expositivas, seminários e estudos de caso.
Critério de Avaliação
Prova escrita (peso 6) Apresentação de seminário (peso 2) Trabalho em grupo (peso 2)
Norma de Recuperação
Prova oral com todo o conteúdo da disciplina
 
Bibliografia Básica
     
ABERASTURY, A. (2004) Psicanálise da criança: teoria e técnica. Porto Alegre: Artmed
AGUIAR, L (2014) Gestalt-terapia com crianças: Teoria e prática SP, Summus
ALBORNOZ, A. C. (2006) Psicoterapia com Crianças e Adolescentes Institucionalizados, SP, Casa do Psicólogo
ALVAREZ, A. (2020) Companhia Viva: Psicoterapia Psicanalítica com Crianças Autistas, Borderline, Desamparadas e que Sofreram Abuso SP, Blucher
ALVAREZ, A. (2021) O Coração Pensante: Três Níveis de Terapia Psicanalítica com Crianças e Adolescentes SP, Blucher
ALVES, C. M. P.  e SERRALHA, C. A. (2018). A Assistência Psicológica a Crianças em Unidades Básicas de Saúde.Estudos e Pesquisas em Psicologia, 18(3), 912-931. 
AMMANN, R (2002) A Terapia do Jogo de Areia SP, Paulus
AUTUORI, M. e GRANATO, T. M. M. (2017) Encaminhamento de crianças para atendimento psicológico: uma revisão integrativa de literatura Psic. Clin., 29 (3), 449-467
BUNGE, M, SCANDER, M, MUSICH, F e CARREA, G (2015) Sessões de psicoterapia com crianças e adolescentes: erros e acertos Novo Hamburgo, Sinopsys
CASTRO, M. G. K. (2009) Crianças e adolescentes em psicoterapia, PA, Artmed
FILIPINI, R. (2014) Psicoterapia psicodramática com crianças SP, Ágora
FREIDBERG, R.D. e McCLURE, J. (2019) A Prática Clínica da Terapia Cognitiva com Crianças e Adolescente PA, Artmed
GERRELHA, F., BUENO, M. e SILVARES, E. F. M. (2000) Grupo de ludoterapia comportamental x grupo de espera recreativo infantil Revista Brasileira de terapia comportamental e cognitiva ,2 (2), 157-169
GUTFREIND, C. (2022) A nova infância em análise. Porto Alegre: Artmed
LOPES, J. S. (2022) Psicoterapia com Crianças: Uma Abordagem Humanista e Relacional Curitiba, Appris
OLIVEIRA, I. T. (2021) Psicoterapia Breve Infantil: Planejamento do Processo, BH, Artesã
RIBEIRO, A.R. (2018) Psicoterapia com crianças e adolescentes acolhidos SP, Zagodoni
SANTOS, P. L. (2006) Problemas de saúde mental de crianças e adolescentes atendidos Em um serviço público de psicologia infantil Psicologia em Estudo, Maringá, 11 (2), 315-321
SILVARES, E. F. M (2000) Invertendo o caminho tradicional do atendimento psicológico numa clínica-escola brasileira Estudos de Psicologia, 5 (1) 149-180
WINNICOTT, D. W. (2019) O brincar e a realidade SP, Ubu
 

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