Geral: O ensino da Terapia Cognitivo-Comportamental tem por objetivo caracterizar e discutir aspectos teóricos e técnicos desta abordagem, bem como compreender a visão de homem e de mundo que embasa o fazer clínico desta perspectiva teórica. Específicos: - Facilitar ao aluno a definição de uma postura profissional no campo da intervenção clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental; - Favorecer o treino na realização de entrevistas clínicas; - Prestar um serviço especializado à comunidade; - Possibilitar ao aluno o treino na realização de diagnósticos embasados no Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5); - Capacitar o aluno a estabelecer diagnóstico diferencial e elaborar propostas de intervenção diferenciadas em Terapia Cognitivo-Comportamental para diferentes demandas clínicas; - Oferecer a oportunidade de conceitualização de caso, planejamento e intervenção em Terapia Cognitivo-Comportamental para pacientes adultos.
As disciplinas buscam caracterizar e discutir aspectos teóricos e técnicos desta abordagem, bem como compreender a visão de homem e de mundo que embasa o fazer clínico desta perspectiva teórica em diferentes demandas e faixas etárias. Por se tratar de disciplinas estágio, tais aspectos serão abordados tanto na teoria quanto na prática do manejo de pacientes em TCC.
I. Histórico e fundamentos da Terapia Cognitivo-Comportamental I.1 Histórico I.2 Antecedentes filosóficos I.3 Princípios II. Modelo cognitivo II.1 Pensamentos automáticos II.2 Crenças intermediárias II.3 Crenças centrais II.4 Conceitualização cognitiva III. Técnicas III.1 Técnicas comportamentais III.2 Técnicas cognitivas III.3 Técnicas da aprendizagem social
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