Objetivo GeralApresentar de forma panorâmica o campo da orientação profissional e de carreira, sua origem histórica e principais enfoques teóricos que subsidiam a pesquisa e a prática profissional do psicólogo na área.Objetivos EspecíficosAo final da disciplina os alunos deverão estar aptos a:- identificar diferentes terminologias utilizadas;- compreender a evolução histórica da área e das teorias e práticas a ela relacionadas;- identificar as demandas-chave ao longo dos tempos e os respectivos enfoques teóricos tradicionais e modernos: traço-fator; psicodinâmico; desenvolvimentista e evolutivo; decisional e cognitivo; e transicional;- conhecer enfoques teóricos contemporâneos e movimentos emergentes, frente aos desafios atuais e futuros do trabalho, em especial: o Movimento Narrativo (Paradigma Life Design e a construção da vida/carreira; enfoque sociocoginitivo; enfoque contextualista da ação) e o Movimento da Justiça Social (Psicologia do Trabalhar; abordagem sócio-histórica; justiça social) - conhecer métodos de intervenção e avaliação da intervenção em contextos clínicos;- conhecer o modelo de educação para a carreira para aplicação em contextos educacionais;- questionar temas, problemas e problemáticas na área; e- discutir limites e possibilidades da orientação profissional e de carreira no contexto educacional brasileiro e na área da Psicologia.
Orientação Profissional e de Carreira: panorama conceitual e principais enfoques teóricos tradicionais, modernos e contemporâneos. Modalidades de intervenção em Orientação Profissional e de Carreira.
PARTE TEÓRICAI. Introdução à Orientação Profissional e de Carreira- Panorama conceitual: guia terminológico, diversidade de práticas e demandas ao longo da vida- Evolução histórica, contextos e finalidades - Mundo do trabalho e justiça social: desafios, perspectivas e implicações no campo da orientação.- Competências requeridas do orientador profissional - Prática e pesquisa no Brasil: o papel da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABRAOPC) e da Revista Brasileira de Orientação Profissional (RBOP) II. Abordagens teóricas e modelos de intervenção em Orientação Profissional e de Carreiraa) Perspectivas tradicionais: diferentes olhares- Enfoques Traço-Fator e Tipológico- Enfoque Psicodinâmico- Enfoque Desenvolvimentista e Evolutivo- Enfoque Decisional - Enfoque Transicionalb) Perspectivas contemporâneas: das narrativas à justiça social- Enfoque do Life Design – Construção da vida e carreira- Enfoque Sociocognitivo e a Abordagem Sócio-histórica- Enfoque Contextualista da Ação- Enfoque da Psicologia do Trabalhar- Justiça social e orientação profissional III. Instrumentalização para a prática: bases metodológicas e modalidades de intervenção- Públicos atendidos e suas demandas: adolescentes, universitários/as, adultos/as e populações diversas- Formas de atendimento: atendimento individual e em grupo (presencial, on-line e misto), oficinas- Aplicabilidade em contextos diversos: clínico, escolar, organizacional, institucional e comunitário- Avaliação e intervenção: etapas, instrumentos e técnicas- Temas contemporâneos relevantes na área: educação para a carreira e propostas educacionais; influências familiares e contextuais nas decisões de carreira; diversidades e desafios na construção da carreira; políticas públicas de acesso e permanência no ensino superior; contribuições para o trabalho decente e desenvolvimento sustentável; entre outros. PARTE PRÁTICA - EXTENSÃOa) Organização de uma Feira de Profissões em escola pública de ensino médiob) Realização de uma Oficina de Orientação Profissional e de Carreira, no contexto da feira
Bibliografia BásicaMelo-Silva, L. L., Ribeiro, M. A., Aguillera, F. & Zanoto, P. A. (2023). Dos contextos educativos e formativos ao mundo do trabalho: implicações para a construção de carreira. São Carlos: Pedro & João Editores.Ribeiro, M. A. & Melo-Silva, L. L. (Orgs.). (2011). Compêndio de orientação profissional e de carreira: perspectivas históricas e enfoques teóricos clássicos e modernos (Vol. 1). São Paulo: Vetor.Ribeiro, M. A. & Melo-Silva, L. L. (Orgs.). (2011). Compêndio de orientação profissional e de carreira: enfoques teóricos contemporâneos e modelos de intervenção (Vol. 2). São Paulo: Vetor.Bibliografia ComplementarBock, S. D. (2002). Orientação profissional: a abordagem sócio-histórica. São Paulo: Cortez.Bohoslavsky, R. (1977). Orientação vocacional: a estratégia clínica. São Paulo: Martins Fontes.Daolio, C. C., Aguillera, F., Sticca, M. G. & Neufeld, C. B. (2017). Escola, escolha profissional e mercado de trabalho. Em: Neufeld, C. B. Terapia cognitivo-comportamental para adolescentes: uma perspectiva transdiagnóstica e desenvolvimental. Porto Alegre: Artmed, p. 359-385.Duarte, M. E. et al (2010). COLS. A construção da vida: um novo paradigma para entender a carreira no século XXI. Revista Interamericana de Psicologia. Vol 44 (1), pp. 392-406. Falcão, T. N. M. (2018). O novo Ensino Médio e o papel da Orientação Vocacional. Em: Lassance, M. C. P. e Ambiel, R. A. M. (Orgs.). Investigação e práticas em orientação de carreira: cenário 2018. Porto Alegre: Associação Brasileira de Orientação Profissional, p. 202 - 207.Fonçatti, G., et al. (2016). Oficina de Orientação Profissional: construindo estratégias de intervenção para feira de profissões. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 17(1), 103-113.Guichard, J. (2012). Quais os desafios para o aconselhamento em orientação no início do século 21? Revista Brasileira de Orientação Profissional, 13(2), 139-152.Hooley, T. (2020). Why a social justice informed approach to carrer guidance matters in the time of coronavirus. Disponível em: https://careerguidancesocialjustice.wordpress.com/2020/03/23/why-a-social-justice-informed-approach-to-career-guidance-matters-in-the-time-of-coronavirus/Jenschke, B. (2003). A Cooperação Internacional: desafios e necessidades da orientação e do aconselhamento em face das mudanças mundiais no trabalho e na sociedade. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 4, n. 1/2, p. 35-55. Lima, G. A. M., Uvaldo, M. C. C., & Garcia, M. L. D. (Orgs.). (2018). Orientação profissional & psicanálise: o olhar clínico. São Paulo: Vetor.Melo-Silva, L.L., Lassance, M.C., & Soares, D. H. P. (2004). A orientação profissional no contexto da educação e trabalho. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 5 (2), p. 31-52.Melo-Silva, L. L., Munhoz, I. M. S., & Leal, M. S. (2019). Orientação profissional na educação básica como política pública no Brasil. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 20(1), 3-18.Munhoz, I. M. S., Melo- Silva, L. L., & Audibert (2016). Educação para a carreira: pistas para intervenções na educação básica. Em: R. R. Levenfus (Org.). Orientação vocacional e de carreira em contextos clínicos e educativos (pp 41-63). Porto Alegre: Artmed.Oliveira, M. C., Guimaraes, V. F. & Coleta, M. F. D. (2006). Modelo desenvolvimentista de avaliação e orientação de carreira proposto por Donald Super. Revista Brasileira de Orientação Profissional, vol.7, n.2, pp. 11-18.Oliveira, M.C., Melo-Silva, L. L. & Coleta, M. F. D. (2012). Pressupostos teóricos de Super: Datados ou aplicáveis à Psicologia Vocacional Contemporânea. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 13, 223-234.Pereira, O. C. N. (2020). Políticas Públicas de Orientação Profissional na Educação Básica: o projeto de vida no Programa Ensino Integral e no Programa Inova Educação. Em: Lassance, M. C. P. e Ambiel, R. A. M. (Orgs.). Desafios e oportunidades atuais do trabalho e da carreira. Campinas, SP: Associação Brasileira de Orientação Profissional, p. 152 - 157. Pires, F. M., Ribeiro, M. A. & Andrade, A. L. (2020). Teoria da Psicologia do Trabalhar: uma perspectiva inclusiva para orientação de carreira. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 21(2), 1-11.Rascován, S. E. (2017). Orientación vocacional con sujetos vulnerabilizados: experiencias sociocomunitarias en los bordes. Buenos Aires: Noveduc.Ribeiro, M. A. & Uvaldo, M. C. C. (2007). Frank Parsons: trajetória do pioneiro da orientação vocacional, profissional e de carreira. Revista Brasileira de Orientação Profissional, vol.8, n.1, pp. 19-31.Ribeiro, M. A. (2014). Carreiras: um novo olhar socioconstrucionista para um mundo flexibilizado. Curitiba: Juruá.Ribeiro, M. A. (2018). Comprensiones híbridas y diálogo intercultural: dos principios básicos para la construcción de propuestas contextualizadas en orientación y asesoramiento para la carrera. Revista Mexicana de Orientación Educativa, 15(34), 1-21. Ribeiro, M. A.; Knabem, A. ; Almeida, M. C. C. G. ; Greve, M. S. ; Figueiredo, P. M. (2023). Articulando a orientação profissional e de carreira e a psicologia organizacional e do trabalho. Estudos construcionistas sobre trabalhar, construções identitárias do trabalhar e carreiras. 1. ed. Curitiba-PR: CRV. Ribeiro, M. A.. (2022). Orientação de carreira numa perspectiva socioconstrucionista: apresentação e discussão de um modelo. Psicologia em Pesquisa (UFJF), v. 1, p. 1-26Ribeiro, M. A. (2021). Orientação Profissional e de Carreira (OPC) em tempos de pandemia: Lições para pensar o futuro. São Paulo: VetorRibeiro, M. A., Figueiredo, P. M., & Almeida, M. C. C. G. (2021). Desafios contemporâneos da orientação profissional e de carreira (OPC): a interseccionalidade como estratégia compreensiva. Psicologia Argumento, 39(103), 98-122.Savickas, M. L., & Hartung, P. (2012). A Minha História de Carreira (versão portuguesa de My Career Story). Lisboa, Portugal: Instituto de Orientação Profissional.Savickas, M. L. (2023). Teoria da Construção da Carreira: retratos de vida de apego, adaptabilidade e identidade,Talavera, E. R., Liévano, B. M., Soto, N. M., Ferrer-Sama, P. & Hiebert, B. (2004). Competências Internacionais para orientadores educacionais e profissionais. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 5(1), 1-14. Teixeira, M. O. (2008). A abordagem sócio-cognitiva no aconselhamento vocacional: uma reflexão sobre a evolução dos conceitos e da prática da orientação. Revista Brasileira de Orientação Profissional, vol.9, n.2, pp. 9-16.