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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940662 - Orientação Profissional e de Carreira
CAREER COUSELING

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Carga Horária de Extensão: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Objetivo Geral
Apresentar de forma panorâmica o campo da orientação profissional e de carreira, sua origem histórica e principais enfoques teóricos que subsidiam a pesquisa e a prática profissional do psicólogo na área.

Objetivos Específicos
Ao final da disciplina os alunos deverão estar aptos a:
- identificar diferentes terminologias utilizadas;
- compreender a evolução histórica da área e das teorias e práticas a ela relacionadas;
- identificar as demandas-chave ao longo dos tempos e os respectivos enfoques teóricos tradicionais e modernos: traço-fator; psicodinâmico; desenvolvimentista e evolutivo; decisional e cognitivo; e transicional;
- conhecer enfoques teóricos contemporâneos e movimentos emergentes, frente aos desafios atuais e futuros do trabalho, em especial: o Movimento Narrativo (Paradigma Life Design e a construção da vida/carreira; enfoque sociocoginitivo; enfoque contextualista da ação) e o Movimento da Justiça Social (Psicologia do Trabalhar; abordagem sócio-histórica; justiça social)
- conhecer métodos de intervenção e avaliação da intervenção em contextos clínicos;
- conhecer o modelo de educação para a carreira para aplicação em contextos educacionais;
- questionar temas, problemas e problemáticas na área; e
- discutir limites e possibilidades da orientação profissional e de carreira no contexto educacional brasileiro e na área da Psicologia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5317214 - Fernanda Aguillera
 
Ementa
Orientação Profissional e de Carreira: panorama conceitual e principais enfoques teóricos tradicionais, modernos e contemporâneos. Modalidades de intervenção em Orientação Profissional e de Carreira.
 
 
 
Conteúdo Programático
PARTE TEÓRICA

I. Introdução à Orientação Profissional e de Carreira

- Panorama conceitual: guia terminológico, diversidade de práticas e demandas ao longo da vida
- Evolução histórica, contextos e finalidades
- Mundo do trabalho e justiça social: desafios, perspectivas e implicações no campo da orientação.
- Competências requeridas do orientador profissional
- Prática e pesquisa no Brasil: o papel da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABRAOPC) e da Revista Brasileira de Orientação Profissional (RBOP)


II. Abordagens teóricas e modelos de intervenção em Orientação Profissional e de Carreira

a) Perspectivas tradicionais: diferentes olhares
- Enfoques Traço-Fator e Tipológico
- Enfoque Psicodinâmico
- Enfoque Desenvolvimentista e Evolutivo
- Enfoque Decisional
- Enfoque Transicional

b) Perspectivas contemporâneas: das narrativas à justiça social
- Enfoque do Life Design – Construção da vida e carreira
- Enfoque Sociocognitivo e a Abordagem Sócio-histórica
- Enfoque Contextualista da Ação
- Enfoque da Psicologia do Trabalhar
- Justiça social e orientação profissional


III. Instrumentalização para a prática: bases metodológicas e modalidades de intervenção

- Públicos atendidos e suas demandas: adolescentes, universitários/as, adultos/as e populações diversas
- Formas de atendimento: atendimento individual e em grupo (presencial, on-line e misto), oficinas
- Aplicabilidade em contextos diversos: clínico, escolar, organizacional, institucional e comunitário
- Avaliação e intervenção: etapas, instrumentos e técnicas
- Temas contemporâneos relevantes na área: educação para a carreira e propostas educacionais; influências familiares e contextuais nas decisões de carreira; diversidades e desafios na construção da carreira; políticas públicas de acesso e permanência no ensino superior; contribuições para o trabalho decente e desenvolvimento sustentável; entre outros.


PARTE PRÁTICA - EXTENSÃO

a) Organização de uma Feira de Profissões em escola pública de ensino médio

b) Realização de uma Oficina de Orientação Profissional e de Carreira, no contexto da feira
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
- Aulas expositivas e dialogadas;
- Discussão de textos e vídeos;
- Vivências e exercícios em Orientação de Carreira;
- Estudos de casos ou de situações clínicas;
- Seminários realizados pelos alunos sobre temas contemporâneos;
- Produção de conteúdos e materiais informativos sobre temas relacionados e de interesse público;
- Elaboração de propostas de intervenção e criação de estratégias, como preparação para a prática extensionista.

Critério de Avaliação
A nota final será a média ponderada das seguintes avaliações: - Avaliação escrita individual sobre as unidades de conteúdo (Peso 2, nota máxima 10); - Avaliação dos seminários apresentados (Peso 1); - Avaliação das atividades realizadas e participação nos exercícios vivenciais (Peso 1); - Avaliação do prática: criação da estratégia, material produzido, envolvimento na execução da feira, relatório das atividades e seus resultados (Peso 2, nota máxima 10).
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita sobre o conteúdo teórico da disciplina. A nota final será a média aritmética das notas (variando de zero a dez) obtidas no período regulamentar e na recuperação.
 
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
Melo-Silva, L. L., Ribeiro, M. A., Aguillera, F. & Zanoto, P. A. (2023). Dos contextos educativos e formativos ao mundo do trabalho: implicações para a construção de carreira. São Carlos: Pedro & João Editores.
Ribeiro, M. A. & Melo-Silva, L. L. (Orgs.). (2011). Compêndio de orientação profissional e de carreira: perspectivas históricas e enfoques teóricos clássicos e modernos (Vol. 1). São Paulo: Vetor.
Ribeiro, M. A. & Melo-Silva, L. L. (Orgs.). (2011). Compêndio de orientação profissional e de carreira: enfoques teóricos contemporâneos e modelos de intervenção (Vol. 2). São Paulo: Vetor.

Bibliografia Complementar
Bock, S. D. (2002). Orientação profissional: a abordagem sócio-histórica. São Paulo: Cortez.
Bohoslavsky, R. (1977). Orientação vocacional: a estratégia clínica. São Paulo: Martins Fontes.
Daolio, C. C., Aguillera, F., Sticca, M. G. & Neufeld, C. B. (2017). Escola, escolha profissional e mercado de trabalho. Em: Neufeld, C. B. Terapia cognitivo-comportamental para adolescentes: uma perspectiva transdiagnóstica e desenvolvimental. Porto Alegre: Artmed, p. 359-385.
Duarte, M. E. et al (2010). COLS. A construção da vida: um novo paradigma para entender a carreira no século XXI. Revista Interamericana de Psicologia. Vol 44 (1), pp. 392-406.
Falcão, T. N. M. (2018). O novo Ensino Médio e o papel da Orientação Vocacional. Em: Lassance, M. C. P. e Ambiel, R. A. M. (Orgs.). Investigação e práticas em orientação de carreira: cenário 2018. Porto Alegre: Associação Brasileira de Orientação Profissional, p. 202 - 207.
Fonçatti, G., et al. (2016). Oficina de Orientação Profissional: construindo estratégias de intervenção para feira de profissões. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 17(1), 103-113.
Guichard, J. (2012). Quais os desafios para o aconselhamento em orientação no início do século 21? Revista Brasileira de Orientação Profissional, 13(2), 139-152.
Hooley, T. (2020). Why a social justice informed approach to carrer guidance matters in the time of coronavirus. Disponível em: https://careerguidancesocialjustice.wordpress.com/2020/03/23/why-a-social-justice-informed-approach-to-career-guidance-matters-in-the-time-of-coronavirus/
Jenschke, B. (2003). A Cooperação Internacional: desafios e necessidades da orientação e do aconselhamento em face das mudanças mundiais no trabalho e na sociedade. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 4, n. 1/2, p. 35-55.
Lima, G. A. M., Uvaldo, M. C. C., & Garcia, M. L. D. (Orgs.). (2018). Orientação profissional & psicanálise: o olhar clínico. São Paulo: Vetor.
Melo-Silva, L.L., Lassance, M.C., & Soares, D. H. P. (2004). A orientação profissional no contexto da educação e trabalho. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 5 (2), p. 31-52.
Melo-Silva, L. L., Munhoz, I. M. S., & Leal, M. S. (2019). Orientação profissional na educação básica como política pública no Brasil. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 20(1), 3-18.
Munhoz, I. M. S., Melo- Silva, L. L., & Audibert (2016). Educação para a carreira: pistas para intervenções na educação básica. Em: R. R. Levenfus (Org.). Orientação vocacional e de carreira em contextos clínicos e educativos (pp 41-63). Porto Alegre: Artmed.
Oliveira, M. C., Guimaraes, V. F. & Coleta, M. F. D. (2006). Modelo desenvolvimentista de avaliação e orientação de carreira proposto por Donald Super. Revista Brasileira de Orientação Profissional, vol.7, n.2, pp. 11-18.
Oliveira, M.C., Melo-Silva, L. L. & Coleta, M. F. D. (2012). Pressupostos teóricos de Super: Datados ou aplicáveis à Psicologia Vocacional Contemporânea. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 13, 223-234.
Pereira, O. C. N. (2020). Políticas Públicas de Orientação Profissional na Educação Básica: o projeto de vida no Programa Ensino Integral e no Programa Inova Educação. Em: Lassance, M. C. P. e Ambiel, R. A. M. (Orgs.). Desafios e oportunidades atuais do trabalho e da carreira. Campinas, SP: Associação Brasileira de Orientação Profissional, p. 152 - 157.
Pires, F. M., Ribeiro, M. A. & Andrade, A. L. (2020). Teoria da Psicologia do Trabalhar: uma perspectiva inclusiva para orientação de carreira. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 21(2), 1-11.
Rascován, S. E. (2017). Orientación vocacional con sujetos vulnerabilizados: experiencias sociocomunitarias en los bordes. Buenos Aires: Noveduc.
Ribeiro, M. A. & Uvaldo, M. C. C. (2007). Frank Parsons: trajetória do pioneiro da orientação vocacional, profissional e de carreira. Revista Brasileira de Orientação Profissional, vol.8, n.1, pp. 19-31.
Ribeiro, M. A. (2014). Carreiras: um novo olhar socioconstrucionista para um mundo flexibilizado. Curitiba: Juruá.
Ribeiro, M. A. (2018). Comprensiones híbridas y diálogo intercultural: dos principios básicos para la construcción de propuestas contextualizadas en orientación y asesoramiento para la carrera. Revista Mexicana de Orientación Educativa, 15(34), 1-21.
Ribeiro, M. A.; Knabem, A. ; Almeida, M. C. C. G. ; Greve, M. S. ; Figueiredo, P. M. (2023). Articulando a orientação profissional e de carreira e a psicologia organizacional e do trabalho. Estudos construcionistas sobre trabalhar, construções identitárias do trabalhar e carreiras. 1. ed. Curitiba-PR: CRV.
Ribeiro, M. A.. (2022). Orientação de carreira numa perspectiva socioconstrucionista: apresentação e discussão de um modelo. Psicologia em Pesquisa (UFJF), v. 1, p. 1-26
Ribeiro, M. A. (2021). Orientação Profissional e de Carreira (OPC) em tempos de pandemia: Lições para pensar o futuro. São Paulo: Vetor
Ribeiro, M. A., Figueiredo, P. M., & Almeida, M. C. C. G. (2021). Desafios contemporâneos da orientação profissional e de carreira (OPC): a interseccionalidade como estratégia compreensiva. Psicologia Argumento, 39(103), 98-122.
Savickas, M. L., & Hartung, P. (2012). A Minha História de Carreira (versão portuguesa de My Career Story). Lisboa, Portugal: Instituto de Orientação Profissional.
Savickas, M. L. (2023). Teoria da Construção da Carreira: retratos de vida de apego, adaptabilidade e identidade,
Talavera, E. R., Liévano, B. M., Soto, N. M., Ferrer-Sama, P. & Hiebert, B. (2004). Competências Internacionais para orientadores educacionais e profissionais. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 5(1), 1-14.
Teixeira, M. O. (2008). A abordagem sócio-cognitiva no aconselhamento vocacional: uma reflexão sobre a evolução dos conceitos e da prática da orientação. Revista Brasileira de Orientação Profissional, vol.9, n.2, pp. 9-16.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Estudantes de ensino médio da rede pública de ensino e, eventualmente, outros vestibulandos
Objetivos da atividade
- Estimular reflexões sobre o mundo do trabalho e suas exigências, desafios da transição escola-trabalho, autoconhecimento, perspectivas de futuro e projeto de vida;
- Incentivar a continuidade dos estudos e a preparação para o futuro profissional;
- Prestar informações sobre oportunidades educacionais e de qualificação profissional, em diferentes níveis formativos e áreas de interesses, seja na região metropolitana de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo ou outras regiões do Brasil;
- Divulgar as políticas públicas de ingresso e permanência no ensino superior;
- Compartilhar dicas para facilitação da escolha profissional e construção da carreira.
Descrição da atividade
Será feito contato prévio com escola(s) interessada(s) em incluir a feira de profissões em seu programa de atividades. Após apresentação da proposta e análise da viabilidade de realização do evento no(s) local(is), considerando espaço físico, recursos disponíveis e número de alunos potenciais participantes, em comum acordo entre a equipe da(s) escola(s) e os estudantes da disciplina OPC serão programados a(s) data(s) do(s) eventos(s), que terão duração aproximada de quatro horas.
As atividades de extensão consistirão em:
- leitura de material indicado pela docente sobre as temáticas a serem desenvolvidas durante a feira de profissões;
- busca de material adicional para desenvolvimento dos temas;
- acompanhamento das leituras e esclarecimento das dúvidas pela docente e monitores;
- elaboração do material a ser exposto e utilizado pelos diferentes grupos de estudantes durante a feira de profissões;
- definição de estratégias para o planejamento, organização e execução do(s) evento(s) na(s) escola(s), apoiados recursos informativos, atividades interativas e reflexivas;
- Aplicação de avaliação de reação aos participantes, no final do evento, e tabulação dos resultados;
- Autoavaliação dos estagiários sobre a atividade realizada.
Indicadores de avaliação da atividade
- Resultados obtidos na avaliação dos participantes do evento (estudantes e equipe escolar), bem como na autoavaliação dos estagiários responsáveis pela prática.

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