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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940653 - Psicologia Organizacional e do Trabalho I
WORK AND ORGANIZATIONAL PSYCHOLOGY I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Carga Horária de Extensão: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Geral: 
A presente disciplina é de caráter obrigatório. Tem como propósito preparar o aluno nos aspectos relativos ao comportamento humano nas organizações e no trabalho e informar sobre os principais campos de atuação e pesquisa do Psicólogo Organizacional e do Trabalho (POT). A orientação é a de formar todos os alunos do Curso, inclusive quem não pretende estagiar ou atuar na subárea de POT, para agir em organizações e ambientes de trabalho e compreender sua lógica de funcionamento. A ênfase não será a de fornecer instrumentos de intervenção, mas a de prover quadros de referência e de apresentar a área de POT ao aluno. A construção de instrumentos de intervenção será trabalhada na disciplina Psicologia Organizacional e do Trabalho II. Até o final do presente semestre esperamos que os alunos sejam capazes de:
- Explicar e predizer o comportamento humano nas organizações e ambientes de trabalho.
- Descrever as formas predominantes e as tendências inovadoras relativas à atuação e pesquisa do Psicólogo Organizacional e do Trabalho.

Específicos: 
Para facilitar o alcance dos objetivos gerais, a disciplina está organizada em 4 unidades, nas quais existem subunidades, cada uma com uma série de objetivos específicos, como descrito a seguir, no item 9.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6870169 - Marina Greghi Sticca
6313692 - Thaís Zerbini
 
Ementa
1.	Contexto e Atuação Profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho
O Mundo do Trabalho e a Evolução Histórica da Psicologia Industrial e Organizacional
O Psicólogo em Organizações e Trabalho 
Dimensões Básicas de Análise das Organizações
2.	A Pesquisa em Psicologia Organizacional e do Trabalho
3.	O Indivíduo no Contexto
Motivação no Trabalho
Aprendizagem Humana em Organizações de Trabalho
Vínculos do Indivíduo com o Trabalho e com a Organização
4.	Gestão de Pessoas
 
 
 
Conteúdo Programático
Unidade 1 - Contexto e Atuação Profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho
1.1. O Mundo do Trabalho e a Evolução Histórica da Psicologia Industrial e Organizacional

Objetivos – Ao final desta unidade, o aluno deverá ser capaz de:
Descrever a construção histórica do conceito de trabalho;
Discutir a evolução histórica em Psicologia Industrial, do Trabalho e das Organizações no Brasil e no mundo;
Identificar as principais mudanças no mundo do trabalho;
Discutir as relações do trabalho na atualidade.
Conteúdo
Ideologia do trabalho
A construção da sociedade do bem-estar
O esgotamento do modelo taylorista-fordista e as novas concepções do trabalho
Evolução histórica em Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT)
Psicologia organizacional e do trabalho como área de conhecimento e campo de intervenção

O Psicólogo em Organizações e Trabalho
Objetivos – Ao final desta unidade, o aluno deverá ser capaz de:
Identificar os fenômenos e processos relativos à ação do psicólogo organizacional e do trabalho, seus âmbitos de intervenção e suas interfaces com outras áreas de conhecimento;
Descrever as práticas que constituem o modelo tradicional de intervenção do psicólogo organizacional e do trabalho e as diversas críticas que apontaram os limites, vieses e dificuldades desse modelo;
Caracterizar as tendências inovadoras e os desafios no exercício profissional do psicólogo organizacional e do trabalho que vêm se consolidando no momento atual.
Conteúdo
Perspectivas do campo e desafios do psicólogo organizacional e do trabalho brasileiro
Frentes de atuação e níveis de intervenção do pesquisador e profissional da POT na atualidade
Tendências e Desafios da área de POT

Dimensões Básicas de Análise das Organizações
Objetivos – Ao final desta unidade, o aluno deverá ser capaz de:
Descrever as dimensões básicas para uma análise organizacional: estrutura, relações da organização com o seu ambiente e estratégias organizacionais;
Discutir diferentes perspectivas teóricas sobre a estrutura organizacional: teoria da contingência estrutural, teoria institucionalista e abordagem cognitivista;
Discutir dois modelos de análise das relações ambiente-organização: modelo tradicional dos acionistas e modelo emergente dos stakeholders;
Caracterizar as organizações como uma unidade multidimensional, socialmente construída, que articula processos individuais e coletivos.
Conteúdo
Abordagens teóricas sobre as organizações
Dimensões de Análise das Organizações

Unidade 2 – A Pesquisa em Psicologia Organizacional e do Trabalho
Objetivos – Ao final desta unidade, o aluno deverá ser capaz de:
Descrever o campo de conhecimento científico da POT, em termos de seu foco central e das relações que este estabelece com outros fenômenos, outros sub-domínios da psicologia e campos disciplinares afins;
Descrever as características essenciais do pensamento científico em POT;
Descrever as múltiplas dimensões em que a pesquisa científica em POT pode ser analisada;
Realizar análises simples de pesquisas divulgadas em POT, identificando aspectos essenciais do processo de produção do conhecimento nelas desenvolvido.
Conteúdo
Elementos fundamentais da pesquisa em Psicologia Organizacional e do Trabalho
A Psicologia Organizacional e do Trabalho como Campo de Investigação e Produção do Conhecimento
A Produção do Conhecimento em Psicologia Organizacional e do Trabalho

Unidade 3 – O Indivíduo no Contexto
3.1. Motivação no Trabalho
Objetivos – Ao final desta unidade, o aluno deverá ser capaz de:
Definir motivação no trabalho e identificar os principais aspectos envolvidos neste processo psicológico;
Descrever os aspectos essenciais das principais teorias da motivação no trabalho;
Identificar e analisar criticamente os fatores mediadores entre a motivação e o desempenho no trabalho;
Analisar os limites das teorias psicológicas que dificultam a sua aplicação à realidade organizacional.
Conteúdo
Motivação: definições, modelos de classificação e teorias
Principais fatores de mediação entre motivação e desempenho no trabalho: significado do trabalho, sistema de recompensas e punições, ambiente psicossocial de trabalho, estilo gerencial e valores pessoais e organizacionais

3.2. Aprendizagem Humana nas Organizações
Objetivos – Ao final desta unidade, o aluno deverá ser capaz de:
Descrever os conceitos de aprendizagem e competências humanas;
Estabelecer relações entre princípios de aprendizagem humana, para medir e tornar possível a aprendizagem e sua transferência em contextos organizacionais e do trabalho;
Descrever a aplicação de conceitos e princípios de aprendizagem humana em organizações e trabalho.

Conteúdo
Concepções de aprendizagem e classificações de competências
Contextos organizacionais que apoiam a aprendizagem

3.3. Vínculos do Indivíduo com a Organização e com o Trabalho
Objetivos – Ao final desta unidade, o aluno deverá ser capaz de:
Descrever os conceitos psicossociais que tratam de vínculos do indivíduo com a organização e com o trabalho, diferenciando-os quanto à sua natureza psicossocial e às suas bases teóricas;
Identificar a interdependência entre vínculos do indivíduo com a organização e com o trabalho;
Avaliar as consequências para organizações decorrentes dos múltiplos vínculos que seus colaboradores desenvolvem com elas e com o trabalho que nelas realizam;
Planejar ações de diagnóstico e de intervenção psicossociais em organizações para a prática profissional do psicólogo, com base na literatura sobre vínculos com a organização e com o trabalho.
Conteúdo
Vínculos com o trabalho: satisfação e envolvimento
Vínculos com a organização: troca econômica e social, reciprocidade, comprometimento, suporte e justiça.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
- Aulas expositivas: serão desenvolvidas para apresentar as informações essenciais necessárias para aquisição de cada objetivo e para esboçar um quadro das referências que auxiliem os alunos a sistematizar estas informações. - Estudos dirigidos e discussões em sala: servirão para fixar essas informações por meio de respostas a questões previamente elaboradas. - Seminário sobre atuação prática do psicólogo da área de POT em diferentes contextos. Atividades discentes: - Leitura dos textos indicados - Estudos dirigidos - Discussões em sala dos textos indicados - Seminário sobre atuação prática e elaboração de material informativo para comunidade
Critério de Avaliação
- Duas Provas totalizando 5 pontos - Participação (respondendo perguntas) em seis Estudos Dirigidos dos oito existentes, sendo que o ED 8 é obrigatório 2,0 pontos - Atividade Prática em sala de aula de construção de instrumentos de intervenção 2,0 pontos - Apresentação em Power Point da Atividade Prática 1,0 ponto
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita. Conteúdo: unidades 1 a 3 do programa.
 
Bibliografia Básica
     
Abbad, G., & Borges-Andrade, J. E. (2004). Aprendizagem Humana em Organizações de Trabalho. In J. C. Zanelli; J. E. Borges-Andrade & A. V. B. Bastos (Orgs.), Psicologia, organizações e trabalho no Brasil (pp. 237-275). Porto Alegre: Artmed.

Abbad, G. S., Loiola, E., Zerbini, T., & Borges-Andrade, J. E. (2013). Aprendizagem em Organizações e no Trabalho. In Borges, L.; Mourão, L. (Org). O Trabalho e as Organizações. Atuações a partir da Psicologia (pp. 497-527). Porto Alegre: Editora Artmed. 

Bastos, A. V. B., Yamamoto, O. H., & Rodrigues, A. C de A. (2013). Compromisso Social e Ético: Desafios para a atuação em Psicologia Organizacional e do Trabalho. In Borges, L.; Mourão, L. (Org). O Trabalho e as Organizações. Atuações a partir da Psicologia (pp. 25-52). Porto Alegre: Editora Artmed. 

Borges, L. O., & Álvaro, J. L. (2013). O Psicólogo e as Relações de trabalho. In Borges, L.; Mourão, L. (Org). O Trabalho e as Organizações. Atuações a partir da Psicologia (pp. 85-118). Porto Alegre: Editora Artmed. 

Borges, L. O., & Yamamoto, O. H. (2014). O Mundo do Trabalho. In J. C. Zanelli; J. E. Borges-Andrade & A. V. B. Bastos (Orgs.), Psicologia, organizações e trabalho no Brasil (pp. 24-62). Porto Alegre: Artmed.

Borges-Andrade, J. E., & Zanelli, J. C. (2014). Psicologia e Produção de Conhecimento em Organizações e Trabalho. In J. C. Zanelli; J. E. Borges-Andrade & A. V. B. Bastos (Orgs.), Psicologia, organizações e trabalho no Brasil (pp. 492-517). Porto Alegre: Artmed.

Gondim, S. M. G., & Silva, N. (2014). Motivação no Trabalho. In J. C. Zanelli; J. E. Borges-Andrade & A. V. B. Bastos (Orgs.), Psicologia, organizações e trabalho no Brasil (pp. 145-176). Porto Alegre: Artmed.

Loiola, E., Bastos, A. V. B., Queiroz, N., & Silva, T. D. (2014). Dimensões Básicas de Análise das Organizações. In J. C. Zanelli; J. E. Borges-Andrade & A. V. B. Bastos (Orgs.), Psicologia, organizações e trabalho no Brasil (pp. 91-141). Porto Alegre: Artmed.

Zanelli, J. C., & Bastos, A. V. B. (2014). Inserção Profissional do Psicólogo em Organizações e no Trabalho. In J. C. Zanelli; J. E. Borges-Andrade & A. V. B. Bastos (Orgs.), Psicologia, organizações e trabalho no Brasil (pp. 466-491). Porto Alegre: Artmed.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Comunidade em geral
Objetivos da atividade
Produzir materiais para divulgar informações atualizadas e embasadas em conhecimento psicológico baseado em evidências sobre a atuação do psicólogo organizacional e do trabalho em diferentes contextos.
Descrição da atividade
A partir da elaboração e apresentação de um seminário sobre a atuação do psicólogo organizacional e do trabalho em diferentes contextos, serão elaborados materiais em diferentes formatos (escrito, podcast, posts) que serão divulgados para a comunidade em geral. As atividades de extensão consistirão em: - leitura de material indicado pela docente sobre a temática a ser desenvolvida pelo grupo de alunos e busca de material adicional para desenvolvimento do tema - acompanhamento das leituras e esclarecimento das dúvidas pela docente e monitores - Elaboração pelo grupo do material a ser exposto na apresentação oral - Elaboração do material informativo que será veiculado em diferentes formatos. - Autoavaliação dos alunos sobre a atividade realizada
Indicadores de avaliação da atividade
- Resultados obtidos na autoavaliação dos alunos

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