Geral: A presente disciplina é de caráter obrigatório. Tem como propósito preparar o aluno nos aspectos relativos ao comportamento humano nas organizações e no trabalho e informar sobre os principais campos de atuação e pesquisa do Psicólogo Organizacional e do Trabalho (POT). A orientação é a de formar todos os alunos do Curso, inclusive quem não pretende estagiar ou atuar na subárea de POT, para agir em organizações e ambientes de trabalho e compreender sua lógica de funcionamento. A ênfase não será a de fornecer instrumentos de intervenção, mas a de prover quadros de referência e de apresentar a área de POT ao aluno. A construção de instrumentos de intervenção será trabalhada na disciplina Psicologia Organizacional e do Trabalho II. Até o final do presente semestre esperamos que os alunos sejam capazes de: - Explicar e predizer o comportamento humano nas organizações e ambientes de trabalho. - Descrever as formas predominantes e as tendências inovadoras relativas à atuação e pesquisa do Psicólogo Organizacional e do Trabalho. Específicos: Para facilitar o alcance dos objetivos gerais, a disciplina está organizada em 4 unidades, nas quais existem subunidades, cada uma com uma série de objetivos específicos, como descrito a seguir, no item 9.
1. Contexto e Atuação Profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho O Mundo do Trabalho e a Evolução Histórica da Psicologia Industrial e Organizacional O Psicólogo em Organizações e Trabalho Dimensões Básicas de Análise das Organizações 2. A Pesquisa em Psicologia Organizacional e do Trabalho 3. O Indivíduo no Contexto Motivação no Trabalho Aprendizagem Humana em Organizações de Trabalho Vínculos do Indivíduo com o Trabalho e com a Organização 4. Gestão de Pessoas
Unidade 1 - Contexto e Atuação Profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho 1.1. O Mundo do Trabalho e a Evolução Histórica da Psicologia Industrial e Organizacional Objetivos – Ao final desta unidade, o aluno deverá ser capaz de: Descrever a construção histórica do conceito de trabalho; Discutir a evolução histórica em Psicologia Industrial, do Trabalho e das Organizações no Brasil e no mundo; Identificar as principais mudanças no mundo do trabalho; Discutir as relações do trabalho na atualidade. Conteúdo Ideologia do trabalho A construção da sociedade do bem-estar O esgotamento do modelo taylorista-fordista e as novas concepções do trabalho Evolução histórica em Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) Psicologia organizacional e do trabalho como área de conhecimento e campo de intervenção O Psicólogo em Organizações e Trabalho Objetivos – Ao final desta unidade, o aluno deverá ser capaz de: Identificar os fenômenos e processos relativos à ação do psicólogo organizacional e do trabalho, seus âmbitos de intervenção e suas interfaces com outras áreas de conhecimento; Descrever as práticas que constituem o modelo tradicional de intervenção do psicólogo organizacional e do trabalho e as diversas críticas que apontaram os limites, vieses e dificuldades desse modelo; Caracterizar as tendências inovadoras e os desafios no exercício profissional do psicólogo organizacional e do trabalho que vêm se consolidando no momento atual. Conteúdo Perspectivas do campo e desafios do psicólogo organizacional e do trabalho brasileiro Frentes de atuação e níveis de intervenção do pesquisador e profissional da POT na atualidade Tendências e Desafios da área de POT Dimensões Básicas de Análise das Organizações Objetivos – Ao final desta unidade, o aluno deverá ser capaz de: Descrever as dimensões básicas para uma análise organizacional: estrutura, relações da organização com o seu ambiente e estratégias organizacionais; Discutir diferentes perspectivas teóricas sobre a estrutura organizacional: teoria da contingência estrutural, teoria institucionalista e abordagem cognitivista; Discutir dois modelos de análise das relações ambiente-organização: modelo tradicional dos acionistas e modelo emergente dos stakeholders; Caracterizar as organizações como uma unidade multidimensional, socialmente construída, que articula processos individuais e coletivos. Conteúdo Abordagens teóricas sobre as organizações Dimensões de Análise das Organizações Unidade 2 – A Pesquisa em Psicologia Organizacional e do Trabalho Objetivos – Ao final desta unidade, o aluno deverá ser capaz de: Descrever o campo de conhecimento científico da POT, em termos de seu foco central e das relações que este estabelece com outros fenômenos, outros sub-domínios da psicologia e campos disciplinares afins; Descrever as características essenciais do pensamento científico em POT; Descrever as múltiplas dimensões em que a pesquisa científica em POT pode ser analisada; Realizar análises simples de pesquisas divulgadas em POT, identificando aspectos essenciais do processo de produção do conhecimento nelas desenvolvido. Conteúdo Elementos fundamentais da pesquisa em Psicologia Organizacional e do Trabalho A Psicologia Organizacional e do Trabalho como Campo de Investigação e Produção do Conhecimento A Produção do Conhecimento em Psicologia Organizacional e do Trabalho Unidade 3 – O Indivíduo no Contexto 3.1. Motivação no Trabalho Objetivos – Ao final desta unidade, o aluno deverá ser capaz de: Definir motivação no trabalho e identificar os principais aspectos envolvidos neste processo psicológico; Descrever os aspectos essenciais das principais teorias da motivação no trabalho; Identificar e analisar criticamente os fatores mediadores entre a motivação e o desempenho no trabalho; Analisar os limites das teorias psicológicas que dificultam a sua aplicação à realidade organizacional. Conteúdo Motivação: definições, modelos de classificação e teorias Principais fatores de mediação entre motivação e desempenho no trabalho: significado do trabalho, sistema de recompensas e punições, ambiente psicossocial de trabalho, estilo gerencial e valores pessoais e organizacionais 3.2. Aprendizagem Humana nas Organizações Objetivos – Ao final desta unidade, o aluno deverá ser capaz de: Descrever os conceitos de aprendizagem e competências humanas; Estabelecer relações entre princípios de aprendizagem humana, para medir e tornar possível a aprendizagem e sua transferência em contextos organizacionais e do trabalho; Descrever a aplicação de conceitos e princípios de aprendizagem humana em organizações e trabalho. Conteúdo Concepções de aprendizagem e classificações de competências Contextos organizacionais que apoiam a aprendizagem 3.3. Vínculos do Indivíduo com a Organização e com o Trabalho Objetivos – Ao final desta unidade, o aluno deverá ser capaz de: Descrever os conceitos psicossociais que tratam de vínculos do indivíduo com a organização e com o trabalho, diferenciando-os quanto à sua natureza psicossocial e às suas bases teóricas; Identificar a interdependência entre vínculos do indivíduo com a organização e com o trabalho; Avaliar as consequências para organizações decorrentes dos múltiplos vínculos que seus colaboradores desenvolvem com elas e com o trabalho que nelas realizam; Planejar ações de diagnóstico e de intervenção psicossociais em organizações para a prática profissional do psicólogo, com base na literatura sobre vínculos com a organização e com o trabalho. Conteúdo Vínculos com o trabalho: satisfação e envolvimento Vínculos com a organização: troca econômica e social, reciprocidade, comprometimento, suporte e justiça.
Abbad, G., & Borges-Andrade, J. E. (2004). Aprendizagem Humana em Organizações de Trabalho. In J. C. Zanelli; J. E. Borges-Andrade & A. V. B. Bastos (Orgs.), Psicologia, organizações e trabalho no Brasil (pp. 237-275). Porto Alegre: Artmed. Abbad, G. S., Loiola, E., Zerbini, T., & Borges-Andrade, J. E. (2013). Aprendizagem em Organizações e no Trabalho. In Borges, L.; Mourão, L. (Org). O Trabalho e as Organizações. Atuações a partir da Psicologia (pp. 497-527). Porto Alegre: Editora Artmed. Bastos, A. V. B., Yamamoto, O. H., & Rodrigues, A. C de A. (2013). Compromisso Social e Ético: Desafios para a atuação em Psicologia Organizacional e do Trabalho. In Borges, L.; Mourão, L. (Org). O Trabalho e as Organizações. Atuações a partir da Psicologia (pp. 25-52). Porto Alegre: Editora Artmed. Borges, L. O., & Álvaro, J. L. (2013). O Psicólogo e as Relações de trabalho. In Borges, L.; Mourão, L. (Org). O Trabalho e as Organizações. Atuações a partir da Psicologia (pp. 85-118). Porto Alegre: Editora Artmed. Borges, L. O., & Yamamoto, O. H. (2014). O Mundo do Trabalho. In J. C. Zanelli; J. E. Borges-Andrade & A. V. B. Bastos (Orgs.), Psicologia, organizações e trabalho no Brasil (pp. 24-62). Porto Alegre: Artmed. Borges-Andrade, J. E., & Zanelli, J. C. (2014). Psicologia e Produção de Conhecimento em Organizações e Trabalho. In J. C. Zanelli; J. E. Borges-Andrade & A. V. B. Bastos (Orgs.), Psicologia, organizações e trabalho no Brasil (pp. 492-517). Porto Alegre: Artmed. Gondim, S. M. G., & Silva, N. (2014). Motivação no Trabalho. In J. C. Zanelli; J. E. Borges-Andrade & A. V. B. Bastos (Orgs.), Psicologia, organizações e trabalho no Brasil (pp. 145-176). Porto Alegre: Artmed. Loiola, E., Bastos, A. V. B., Queiroz, N., & Silva, T. D. (2014). Dimensões Básicas de Análise das Organizações. In J. C. Zanelli; J. E. Borges-Andrade & A. V. B. Bastos (Orgs.), Psicologia, organizações e trabalho no Brasil (pp. 91-141). Porto Alegre: Artmed. Zanelli, J. C., & Bastos, A. V. B. (2014). Inserção Profissional do Psicólogo em Organizações e no Trabalho. In J. C. Zanelli; J. E. Borges-Andrade & A. V. B. Bastos (Orgs.), Psicologia, organizações e trabalho no Brasil (pp. 466-491). Porto Alegre: Artmed.