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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940645 - Psicologia do Desenvolvimento: O Ciclo Vital
DEVELOPMENTAL PSYCHOLOGY: THE LIFESPAN

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Carga Horária de Extensão: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024       Desativação:

 
Ementa
A disciplina está inserida no campo da Psicologia do Desenvolvimento; abarca teorias clássicas e atuais e temáticas contemporâneas da área. Apresenta perspectivas teóricas que buscam analisar os processos desenvolvimentais em sua complexidade, com ênfase no entrelaçamento de aspectos biológicos, históricos e culturais.
 
Objetivos
Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de:
- Identificar o objeto de estudo da Psicologia do Desenvolvimento;
- Discriminar os diferentes métodos, princípios e teorias da Psicologia do Desenvolvimento;
- Reconhecer o caráter histórico e social das noções relativas a cada fase do ciclo vital e das teorias nas quais foram formuladas;
- Caracterizar as principais etapas do ciclo de vida humana, considerando o entrelaçamento dos aspectos biológicos, históricos, sociais e culturais;
- Analisar os contextos históricos, econômicos, sociais e culturais do desenvolvimento humano;
- Refletir sobre as implicações éticas da pesquisa com seres humanos no campo da Psicologia do Desenvolvimento.
 
Conteúdo Programático
1. Histórico, concepções e práticas no campo da Psicologia do Desenvolvimento.
2. A perspectiva do ciclo vital na Psicologia do Desenvolvimento.
3. O estudo do desenvolvimento humano: conceitos básicos e perspectivas teóricas.
4. Ontogênese e cultura.
5. Desenvolvimento nos primeiros anos de vida: a construção do vínculo de apego, comunicação linguística, atenção conjunta, representação simbólica e aquisição da linguagem.
6. Desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral na infância.
7. Adolescência e juventudes: aspectos biológicos, psicológicos e sociais.
8. Mudanças de papéis e dinâmica da vida adulta.
9. O processo de envelhecimento.
10. Aspectos éticos da pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento.
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
O programa será desenvolvido através de aulas teóricas, debates, discussões de textos, livros e filmes, trabalhos em grupo, palestras de conferencistas convidados.

Atividades discentes:
- Elaboração de projeto
- Realização de entrevistas
- Elaboração de seminário e relatório do projeto
- Elaboração do trabalho teórico
- Prova
Critério de Avaliação
Provas escritas (peso 1).
Relatório escrito e apresentação oral (peso 2).
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita sobre o conteúdo teórico da disciplina. A nota final será a média aritmética das notas (variando de zero a dez) obtidas no período regulamentar e na recuperação.
 
 
Bibliografia
     
Baltes, P. B., & Singer, T. (2001). Plasticity and the aging mind: an exemplar of the biocultural orchestration of brain and behavior. European Review: Interdisciplinary Journal of the Academia Europaea, 9, 59-76.
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Bee, H. (2003). A criança em desenvolvimento. 9ª ed.,Porto Alegre: Artmed.
Bruner, J. (1983). From communicating to talking. In Child`s Talk – Learning to Use Language (pp.23-42). New York // London: W.W. Norton & Company.
Calligari, C. (2000). Adolescência. São Paulo: Publifolha.
Cole, M.; Cole, S. R. (2004). O desenvolvimento da criança e do adolescente. 4ª ed., Porto Alegre: Artmed.

Erikson, E. (1997). Psicossexualidade e o ciclo de gerações (cap. 2) e Estágios maiores no desenvolvimento psicossocial (cap. 3), pp 27-71. In O ciclo de vida completo. Porto Alegre: Artmed
Freitas, M.V. (2005) (Org). Juventude e adolescência no Brasil: referências conceituais (pp. 05-40). São Paulo: Ação Educativa.
Goldin-Meadow S. Hearing Gesture: How Our Hands Help Us Think. Cambridge, MA: Harvard University Press; 2013.
La Tylle, Y. (2002) Cognição, afeto e moralidade. In: Oliveira, M.K.; Souza, D.T.R. e Rego, C. Psicologia, Educação e temáticas da vida contemporânea. São Paulo, Editora Moderna,p. 135-158.
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Néri, A.L. (2004). O que a psicologia tem a oferecer ao estudo e à intervenção no campo do envelhecimento, no Brasil, hoje. In, A.L. Neri (Org). Velhice bem sucedida (pp 13-27). Campinas: Papirus.
Oliveira, M.K. (2004). Ciclos de vida: algumas questões sobre a psicologia do adulto. Educação e Pesquisa, 30(2), 211-229.
Papalia, D. E. , Olds, S. W.;Feldman, R. D. (2009). Desenvolvimento humano. 10ª ed. Porto Alegre: ArtMed.
Power. J.D.; Schlaggar,B.L. Neural plasticity across the lifespan. Dev Biol 2017, 6:e216.
Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.
Rogoff, B. (2005) A natureza cultural do desenvolvimento humano. Porto Alegre, Artmed.
Rossetti-Ferreira, M. C., Amorim, K. S. & Silva, A. P. S. (2004) Rede de significações: alguns conceitos básicos. In M. C. Rossetti-Ferreira, K. S. A., A. P. S. da Silva & A. M. A. Carvalho (Orgs.). Rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano (pp. 23-33). Porto Alegre: Artmed.
Sheehy, G. (1998) Passagens: crises previsíveis da vida adulta (pp 29-46). Editora Francisco Alves, 16ª.ed.
Spósito, M.P. (2004). Apontamentos para discussão sobre a condição juvenil no Brasil. In Juventude: o que é? Rio de Janeiro: MEC.
Tomasello, M. Origens culturais da aquisição do conhecimento. São Paulo, Martins Fontes, 2003.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Adultos mais velhos (> 50) em contexto institucional parcial ou de longa permanência.
Objetivos da atividade
- Criar contextos favorecedores de interação social e convivência intergeracional;
- Oferecer oportunidades para o resgate de memórias significativas;
- Estimular a comunicação linguística por meio de relatos orais de histórias e vivencias;
- Registrar, de modo criativo e contextualizado, a atividade de ouvidoria de estórias.
Descrição da atividade
- Ouvidoria e registro de histórias orais de adultos mais velhos em contexto institucional parcial ou de longa permanência.
- Realização de, no mínimo, 5 visitas à instituição escolhida. A primeira visita será para conhecimento do contexto e realização dos convites para a atividade de ouvidoria de histórias; a última objetiva o encerramento dos trabalhos e a devolutiva do material desenvolvido.
Indicadores de avaliação da atividade
- Avaliação do material produzido;
- Autorrelato do trabalho (processos e resultados) e autoavaliação.
 
Docente(s) Responsável(eis)
439552 - Ana Raquel Lucato Cianflone

 
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