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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4564 - Gestão de Comunicação Integrada de Marketing
Marketing Integrated Communication Management

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
A disciplina procurará desenvolver e aprofundar conceitos e estratégias da comunicação integrada de marketing (CIM), importante ferramental para a gestão do marketing. Serão analisadas as diversas disciplinas de CIM (propaganda, relações públicas, promoção de vendas, marketing direto, vendas pessoais, marketing digital interativo), bem como os diversos meios de comunicação disponíveis para implementação de estratégias de comunicação. Também serão discutidas formas de auditoria de resultados e implicações legais da gestão de CIM.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
998313 - Josmar Andrade
 
Ementa
• Apresentar os conceitos de comunicação integrada;
• Discutir o processo de planejamento integrado de comunicação;
• Discutir os sistemas e fluxos de trabalho no desenvolvimento de estratégias de comunicação promocional;
• Analisar as estratégias de propaganda, relações públicas e publicidade;
• Analisar as estratégias de promoção de vendas, marketing direto, marketing digital e vendas pessoais;
• Discutir as possíveis abordagens de auditoria de resultados em comunicação integrada;
• Apresentar as implicações legais do desenvolvimento de ações promocionais no mercado brasileiro.
 
 
 
Conteúdo Programático
Marketing e estratégias de comunicação integrada;
Planejamento Integrado de comunicação;
Propaganda;
Relações públicas e publicidade;
Promoção de Vendas;
Marketing Direto;
Marketing Digital;
Vendas Pessoais;
Tendências e Perspectivas em Gestão da Comunicação;
Auditoria de resultados em comunicação integrada;
Aspectos legais da atividade promocional no ambiente brasileiro
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Provas e/ou Trabalhos.
Critério de Avaliação
NOTA FINAL = 0,15(PI) + 0,25(PF) + 0,25(MQ) + 0,15(MC) + 0,20(TS)
PI = prova intermediária: até matéria da aula anterior
PF = prova final: toda a matéria
MQ = Média de quizzes; serão aplicados testes (quizzes) em datas aleatórias, sem prévio aviso aos alunos, sendo que o conteúdo do mesmo será relativo ao tema da aula daquele dia. O teste será aplicado ao início de cada aula, e sua não realização naquele momento implica na atribuição de nota zero.
MC = cases para análise que serão distribuídos durante as aulas.
TS = trabalho semestral.
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia Básica
     
Bibliografia Básica:

BELCH, George E. e BELCH, Michael A. Propaganda e Promoção. Uma perspectiva da Comunicação Integrada de Marketing. 7. Ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008
JONES, John Philip (org.). A publicidade como negócio. São Paulo: Nobel, 2002


Bibliografia Complementar:

KIRBY, Justin e MARSDEN, Paul. Connected marketing. The viral, buzz and word of mouth revolution. Burlington, E.U.A.: Buttersworth-Heinemann, 2006
TAMANAHA, Paulo. Planejamento de mídia. Teoria e experiência. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006
VESTERGAARD, Torben e SCHRODER, Kim. A linguagem da propaganda. 4. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Empreendedores em fases iniciais ou mais adiantadas em seus projetos, de pequeno ou médio porte, preferencialmente ligados ao ambiente de negócios da Zona Leste da cidade de São Paulo, que necessitem de apoio no processo de planejamento de suas atividades de comunicação e estejam dispostos a interagir com grupos de alunos e alunas que dedicarão tempo e esforço para sugerir um Plano Gerencial que possa atender suas necessidades de comunicação.
Objetivos da atividade
O que se busca, em consonância aos objetivos da extensão universitária, é se valer de situações reais, práticas, para que grupos de alunos e alunas se operacionalizem os conceitos e teorias da Gestão da Comunicação Integrada de Marketing no atendimento aos problemas de comunicação (briefing) dos empreendimentos. Neste procedimento, os grupos abordarão um caso real de negócios que possam ser resolvidos por possíveis atividades, meios e ferramentas, da comunicação integrada.
Descrição da atividade
Os grupos de alunos e alunas (em número ideal de 6) receberão o contato obtido a partir das demandas ou indicações de entidade empresarial (em 2023 essa articulação foi feita pelo SEBRAE/Zona Leste, com um total de 10 diferentes empreendimentos, cada um deles atendido por 2 grupos, um do matutino e outro do noturno). A partir dessa aproximação, serão obtidos dados sobre os empreendimentos/empreendedores e também buscar entender a situação atual de cada um deles e quais suas necessidades em termos de desenvolvimento de seus negócios, com maior foco nos aspectos de marketing e comunicação. Serão, então, ao longo das semanas, realizadas rodadas de interação associadas ao desenvolvimento da disciplina, de forma a delimitar claramente: (1) a situação de cada caso; (2) os objetivos de comunicação associados ao possível plano de marketing. Com mentoria do professor da disciplina e possível acompanhamento de monitores (foram solicitadas bolsas para o projeto, em fase de análise e aprovação), os grupos deverão formular uma proposta de um plano de comunicação que contemple a situação real e as possibilidades reais de implementação (inclusive orçamentárias), dados os objetivos propostos. O que se espera é que ao final do semestre seja apresentado um documento formal com ferramentas e meios que podem ser utilizados, o que inclui recomendações, um cronograma de implementação e estimativas para o investimento necessário.
Indicadores de avaliação da atividade
Avaliação final dos clientes ao final da apresentação e preenchimento de um questionário sobre a aplicabilidade e satisfação com o resultado.

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