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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4095 - Diversidade Vegetal e Fungos
Plant and fungi diversity

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como objetivo apresentar um panorama amplo da diversidade das linhagens de plantas e de fungos, com maior enfoque nos organismos fotossintetizantes com clorofila ‘a’, fornecendo subsídios para o reconhecimento e a caracterização dos principais grupos vegetais, além de sua importância biológica e evolutiva, situando-os em um contexto filogenéticoe enfatizando a evolução dos seus atributos estruturais e de sua biologia ao longo da história.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5128784 - Juliana Hanna Leite El Ottra
 
Ementa
Diversidade importância biológica e evolução das linhagens de fungos e de organismos fotossintetizantes com clorofila ‘a’: cianobactérias, algas vermelhas, algas verdes, algas pardas, embriófitas (briófitas, licófitas, monilófitas, gimnospermas e angiospermas).
 
 
 
Conteúdo Programático
Caracterização, sistemática e importância ecológica e econômica dos fungos (ascomicetos, basidiomicetos, quitrídeos). Diversidade, importância biológica e evolução dos organismos com clorofila ‘a’ na árvore da vida: 
1) cianobactérias (ou algas azuis).

2) algas pardas.

3) Linhagem Plantae:
a) algas vermelhas (algas com clorofila ‘a’ e ficobiliproteínas);
b)algas verdes (com clorofila ‘a’ e ‘b’);
c) embriófitas (ou plantas terrestres); novidades evolutivas
associadas à colonização do ambiente terrestre; linhagens de briófitas. Linhagem Plantae –
traqueófitas (ou plantas vasculares):
a) licófitas;
b) monilófitas;
c) lignófitas;
d) espermatófitas;
e) gimnospermas;
f) angiospermas (grado ANA, clado das magnolíideas, monocotiledôneas,
eudicotiledôneas).

As relações evolutivas entre os grupos abordados serão compreendidas a partir da morfologia, da biologia molecular, da reprodução, e da ocupação do planeta.

Língua Portuguesa: leitura de textos acadêmicos sobre Biologia e Ensino de Biologia; elaboração
de relatórios científicos a partir das atividades experimentais demonstrativas.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Provas teórico-práticas e trabalho final.
Critério de Avaliação
A nota final será calculada por meio da média das notas de todas as atividades pontuadas em escala de 0 a 10. Pesos diferentes a cada atividade serão divulgados no início da disciplina. O aluno será aprovado quando a nota final for igual ou superior a 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos.
 
 
Bibliografia
     
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MAUSETH, J.D. 1995. Botany. An introduction to plant biology. ed. 2. Saunders College
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SCHOFIELD, W.B. 2001. Introduction to Bryology. Blackburn Press. Calwell, NJ.

SIMPSON, M.G. 2019. Plant Systematics. Ed. 3. Elsevier Academic Press, Amsterdam.

SOUZA, V.C. & LORENZI, H. 2019. Botânica Sistemática. Guia ilustrado para identificação das famílias de angiospermas da flora brasileira, baseado em APGIV. Ed. 4. Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa, SP.
 

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