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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH2221 - Estudos Avançados em Sistemas de Informação 1
Advanced Studies in Information Systems 1

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Estimular a investigação científica interdisciplinar, proporcionando uma imersão a temas avançados abordados em disciplinas de pós-graduação da EACH. 
Auxiliar o aluno participante do Programa de Transição para a Pós-Graduação da EACH com o desenvolvimento do primeiro conjunto de temas deste programa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3082508 - Helton Hideraldo Biscaro
767569 - João Luiz Bernardes Junior
 
Ementa
A disciplina consiste no primeiro conjunto de temas avançados cobertos no Programa de Transição para a Pós-Graduação da EACH. 
Envolve temas abordados em uma disciplina de pós-graduação da EACH associada a aspectos avançados em sistemas de informação.
 
 
 
Conteúdo Programático
Introdução à pesquisa científica. 
Procedimentos e métodos adotados em ciência e tecnologia.
Conceitos específicos relacionados aos problemas de interesse na área de sistemas de informação.
Métodos e ferramentas avançados para resolução dos problemas de interesse na área de sistemas de informação.
Análise de questões educacionais, culturais e científicas associadas a sistemas de informação
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Atividades associadas aos temas avançados em sistemas de informação conforme cobertas na disciplina de pós-graduação equivalente.
Critério de Avaliação
Provas e/ou trabalhos
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos
 
 
Bibliografia
     
[1] Bervian, P.A.; Cervo, A.L. Metodologia científica. 5a Edição. São Paulo: Prentice Hall, 2002. 242p.
[2] Checkland, P. Systems Thinking, Systems Practice. Chichester: John Wiley & Sons, 1981.
[3] Cook, T. D.; Campbell, D.T. Quasi-Experimentation: Design and Analytical Issues for Field Settings. Chicago: Rand McNally, 1979.
[4] Gibbons, M.; Limoges, C.; Nowotny, H.; Schwartzman, S.; Scott, P.; Trow, M. The new production of knowledge: the dynamic of science and research in contemporary societies. London: Sage Publications, 1994.
[5] Jain, R.K. The Art of Computer Systems Performance Analysis: Techniques for Experimental Design, Measurement, Simulation, and Modeling. Wiley, 1991.
[6] Klein, J. T. Crossing Boundaries: Knowledge, Disciplinarities, and Interdisciplinarities. Charlottesville: University Press of Virginia, 1996.
[7] Köche, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. 22a Edição. Petrópolis: Vozes, 2004. 182p.
[8] Kuhn, T. S. The Structure of Scientific Revolutions. Chicago: University of Chicago Press, 1970.
[9] Latour, B. Science in Action: How to Follow Scientists and Engineers through Society. Cambridge: Havard University Press, 1987.
[10] Magalhães, G. Introdução à metodologia da pesquisa Caminho da Ciência e Tecnologia. 1a Edição. São Paulo: Ática, 2005. 263p.
[11] Mingers, J.; Willcocks, L. Social Theory and Philosophy for Information Systems. Chichester: Wiley & Sons, 2004.
[12] Orlikowski, W. J.; Baroudi, J. J. Studying Information Technology in Organizations: Research Approaches and Assumptions. Information Systems Research, 2(1), 1-2, 1991.
[13] Ruiz, J.A. Metodologia científica. 4a Edição. São Paulo: Atlas, 1996. 177p. Seaman, C. Qualitative methods in empirical studies of software engineering. IEEE Transactions on Software Engineering, 25(4):557–572, 1999.
[14] Walsham, G. Interpreting Information Systems in Organizations. Chichester: Wiley, 1993
 

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