Módulo I - Propiciar ao aluno a aprendizagem de conceitos básicos da metodologia científica, com ênfase em pesquisa na área ambiental, desde a concepção do projeto até a divulgação dos resultados de pesquisa. Módulo II - Apresentar temas e problemas básicos das ciências ambientais, numa perspectiva holística, com um enfoque sistêmico e um tratamento interdisciplinar.
Módulo I - A disciplina deverá permitir ao aluno entender a forma científica de olhar o mundo, através de uma forma organizada de pensamento, orientada pelo método. A disciplina aborda a produção do conhecimento científico, desde a proposição de um projeto de pesquisa até a divulgação de seus resultados. Módulo II – Apresentar conceitos básicos para um curso de gestão ambiental: política, política pública, ambiente e nossa inserção nele, crise ambiental, fatores que a explicam, a economia e seus desdobramentos, governança e seus desafios.
Módulo I - Estudar e aprender. Divulgação científica para a sociedade. A Ciência e o cientista – fazer ciência. Objeto e problema de pesquisa. Acesso e uso da informação técnico-científica. Estrutura do Projeto de pesquisa. Classificações e ferramentas de pesquisa. Ética em pesquisa. Projeto de pesquisa concluído – estrutura de trabalhos acadêmicos e publicações científicas. Comunicação científica na Ciência. Módulo II - Conhecimento científico e conhecimento tradicional. Estado e políticas públicas. A emergência da questão ambiental. Limites socioecológicos e serviços ecossistêmicos. Economia e meio ambiente. Governança ambiental.
Módulo I: MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 6 ed revista e ampliada. São Paulo: Atlas, SP, 2001 MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 3 ed revista e ampliada. São Paulo: Atlas, SP, 1996 VOLPATO, G. L. Bases teóricas para redação científica. São Paulo: Cultura Acadêmica. Vinhedo: Scripta, 2007 VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofia à publicação 7ed. São Paulo: Cultura Acadêmica. Vinhedo: Scripta, 2019 VOLPATO, G. L. et al. Dicionário crítico para redação científica. Botucatu: Best Writing, 2013Módulo II: ANDRADE, Daniel Caixeta e ROMEIRO, Ademar Ribeiro. Capital natural, serviços ecossistêmicos e sistema econômico: rumo a uma “Economia dos Ecossistemas”. Texto para Discussão – IE/UNICAMP. 2009, n.159, 23p.BURSZTYN, Maria. A. e BURSZTYN, Marcel. Fundamentos de política e gestão ambiental: os caminhos do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2012CUNHA, M. C. da. Relações e dissenções entre saberes tradicionais e saberes científico. Revista USP, n. 75. P. 76-84, 2007.FOLADORI, Guillermo. O capitalismo e a crise ambiental. Raízes, Ano XVIII, n. 19, maio de 1999.FUKS, Maurício. Reflexões sobre o paradigma da economia ecológica para a gestão ambiental. Estudos Avançados, vol.26, n.74, pp.105-120, 2012.GEERTZ, C. Como pensamos hoje: a caminho de uma etnografia do pensamento moderno. In O saber local. Novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis, Vozes, 2014.HÖLFLING, Heloisa de M. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, ano XXI, n. 55, 2001.NINIS, Alexandra H e BILIBIO, Marco A. Homo Sapiens, Homo Demens e Homo Degradandis: a Psiquê Humana e a Crise Ambiental. Psicologia & Sociedade, vol. 24, núm. 1, enero-abril, pp. 46-55,2012.PEREIRA, Potyara A. P. Estado, sociedade e esfera pública. ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, pp. 285-300, 2009RAWORTH, Kate. Um espaço seguro e justo para a humanidade – podemos viver dento de um “donut”? Textos para discussão da OXFAM, 2012.ROCKSTRÖM, Johan et al. A safe operating space for humanity. Nature, v. 461, n. 7263, p. 472, 2009.RUA, Maria das G. Análise das políticas públicas: conceitos básicos. In Rua MG, Carvalho MIV. O estudo da política: estudos selecionados. Brasília: Paralelo 15; 1998. Pp. 231–61.SANTOS, Boaventura de S. Capítulo 1. Da ciência moderna ao novo senso comum, p. 47 a 117. In A crítica da razão indolente. São Paulo, Cortez, 2001.SANTOS, B.S. Para além do Pensamento Abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, 2007.STEFFEN, Will et al. Planetary boundaries: Guiding human development on a changing planet. Science, v. 347, n. 6223, p. 1259855, 2015.