A disciplina tratará de questões relativas às representações visuais da África e de povos africanos, e dos africanos e seus descendentes no Brasil, em diferentes momentos e registros. Inserido no campo da cultura visual, o centro dos interesses será a exploração de gravuras, quadros, objetos, mapas, filmes, como meios para a abordagem de problemas históricos, tendo como pano de fundo o debate teórico e conceitual sobre o tema. Os elementos visuais explorados no curso serão abordados de uma perspectiva multidisciplinar, sendo considerados a partir de suas potencialidades como veículos para a transmissão de conhecimentos relativos a acontecimentos e processos históricos, como formas de expressão de determinadas culturas (tanto das retratadas quanto as dos que elaboraram as imagens), como portadores de determinadas estéticas e características técnicas.
Tendo como público alvo alunos interessados no estudo de sociedades africanas, culturas afro-brasileiras e possibilidades didáticas de lidar com temas pertinentes a essa área, o curso visa oferecer formas de abordar questões históricas e culturais a partir de documentos visuais de diversas naturezas, como gravuras, pinturas, mapas, objetos, fotografias, charges, histórias em quadrinhos, filmes de ficção e documentários. A disciplina também destinará 20 horas para o planejamento e desenvolvimento de práticas extensionistas, a serem computadas nas ACE constantes do Histórico Escolar do aluno. Essa atividade deverá ser voltada para o público externo à Universidade, previamente delimitado pelo aluno e com aval do professor, e deverá ter caráter historiográfico, que poderá assumir diferentes formas, tais como: formação historiográfica de público- externo à universidade, formação continuada de professores da rede básica, atividades e organização de eventos culturais com temas históricos, atividades de preservação patrimonial, organização documental e direito à memória, exposições, performances teatrais, intervenções urbanas, ações vinculadas a monumentos e contra monumentos, placas comemorativas, roteiros turísticos, dentre outros, podendo ser de caráter presencial ou remoto, de acordo com as definições institucionais e normas vigentes na Universidade. O desenvolvimento das atividades se fará sob a tutoria do docente- responsável pela disciplina, sendo avaliada conforme as regras vigentes para aprovação em disciplinas, mediante relatório final e sistematização da avaliação pelo grupo social envolvido, conforme indicadores previamente definidos pelo docente e pelos alunos envolvidos.
1. O documento visual na pesquisa histórica e temas a serem discutidos. 2. Visões ocidentais sobre a África. Ilustrações das narrativas de viagens. Dapper, Labat, Cavazzi e outros. 3. Cartografia. Mapas de Blaeu, D’Anville e outros. 4. Discursos coloniais. Representações da África e dos africanos. Ideia de sociedades primitivas. África exótica, selvagem e romântica. Desenhos, gravuras e fotografias. 5. Comércio de escravos e travessia atlântica. Sociedade escravista no Brasil. Imagens de viajantes. 6. Sociedade escravista. Debret e Rugendas. Negros escravos e livres. 7. Negros escravos e livres. Fotografias e pinturas. Identidades e alteridades. Preconceito racial e ideologia do branqueamento. 8. Religiosidade afro-brasileira. 9. História e ficção no cinema. 10. Denúncia da segregação racial e afirmação da negritude. 11. A presença africana no artesanato e na arte popular. 12. Diáspora e negritude. Multiculturalismo e respeito às alteridades. Arte africana contemporânea.
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