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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
 
Engenharia de Alimentos
 
Disciplina: ZEA0160 - Introdução à Redação Técnica
Introduction to Scientific Writing

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Carga Horária de Extensão: 2 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Aprimorar o espírito crítico, a habilidade de fazer pesquisas bibliográficas, elaborar, escrever e apresentar textos técnicos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2320985 - Marco Antonio Trindade
 
Ementa
Pesquisa bibliográfica: utilização do sistema Dedalus, Base e Revistas eletrônicas. Referências bibliográficas: citação e apresentação conforme ABNT. Orientação para escrita de textos técnicos: projetos, relatórios e monografias. Definições, delimitação do tema, definição dos objetivos: "escrever para ser lido". Orientação para comunicação oral.
 
 
 
Conteúdo Programático
Kanitz: revolucionando a sala de aula.
Introdução redação científica: tudo começa com um projeto...
Por trás dos textos técnicos (relatórios, artigos e ‘monografias’)...
Definindo tema de interesse.
Pesquisa bibliográfica: utilização do sistema Dedalus, Base e Revistas eletrônicas.
Introdução às ferramentas computacionais de referências bibliográficas e de equações.
Referenciando: citação e apresentação conforme ABNT.
Técnicas de comunicação oral.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
A avaliação consistirá na redação de um RELATÓRIO TÉCNICO de acordo com as normas ABNT e APRESENTAÇÃO ORAL.
Critério de Avaliação
Relatório escrito (P) equivale a 60% da nota. Apresentação oral (A) equivale a 40% da nota. Média Final (MF) = 0,6*P + 0,4*A. Será considerado aprovado o aluno com MF maior ou igual a 5,0
Norma de Recuperação
Reapresentação do relatório escrito (P2) com devida apresentação oral (A2). A nova nota será calculada por: Média Final (MF) = 0,6*P2 + 0,4*A2. Será aprovado o(a) aluno(a) com MF maior ou igual a 5,0.
 
Bibliografia Básica
     
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 8.ed. São Paulo: Cortez. 2001. 120p.

Eco, U. Como se faz uma tese. 19ª. ed., São Paulo: Perspectiva, 2005, 174p.

FIORIN, J.L. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática. 1992.

KANITZ, S. Os 50 melhores artigos. Rio de Janeiro: Elsevier. 2003. 195p.

SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 22.ed. São Paulo: Cortez. 2002. 335p.

SERAFIN, M.T. Como escrever textos. São Paulo: Global. 1991.

VIANA, A.C. M. Roteiro de redação: lendo e argumentando. São Paulo: Scipione. 1998.

VOLPATO, G.L. Ciência: da Filosofia à publicação. 3.ed. Jaboticabal: Funep. 2001. 216p.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Alunos de escolas técnicas de Pirassununga/SP.
Objetivos da atividade
Através dos conceitos vistos em sala de aula sobre apresentações orais, apresentar as possíveis formas de ingresso ao ensino superior público, incluindo a USP e o curso de engenharia de alimentos; Relatar experiências pessoais durante os processos de inscrição e seleção, de modo a motivar os alunos do ensino médio a prestarem os processos de seleção.
Descrição da atividade
Os alunos serão treinados pela docente para a realização da atividade curricular de extensão. Equipes serão formadas e os alunos serão responsáveis pelo agendamento junto às escolas técnicas da cidade de Pirassununga. Na data agendada, os graduandos farão a apresentação nas escolas. Os graduandos serão responsáveis pelo preparo do material e informações apresentadas.
Indicadores de avaliação da atividade
Os alunos das escolas técnicas serão convidados a responder um questionário no qual classificarão as apresentações de um (pouco) a cinco (muito) em relação à: nível de satisfação geral, relevância das informações, clareza da apresentação, interesse despertado, interesse em ingressar em um curso superior público.

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