Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Economia
 
Disciplina: REC0218 - Economia Internacional
International Economics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação: 31/12/2014

Objetivos
Tratar de questões de comércio internacional que envolvam os lados real e monetário da economia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
65372 - Eliezer Martins Diniz
 
Ementa
O curso se divide em dois blocos. No primeiro bloco, teórico, temos duas partes. Na primeira, é feito o estudo de modelos que enfatizam as diferenças entre países como fator gerador do comércio. Na segunda, são estudados fatores que provocam o comércio entre países semelhantes. No segundo bloco, que trata de política comercial internacional, são estudados e avaliados os instrumentos disponíveis para política comercial, e a seguir são examinadas as especificidades dos países em desenvolvimento e as controvérsias recentes sobre política comercial. Opcionalmente, pode-se incluir no curso alguns tópicos de macroeconomia internacional.
 
 
 
Conteúdo Programático
1.	IntroduçãoParte 1 – Teoria do Comércio Internacional2.	Comércio internacional: um panorama 3.	Produtividade do trabalho e vantagem comparativa: o modelo ricardiano4.	Recursos, vantagem comparativa e distribuição de renda5.	O modelo-padrão do comércio6.	Economia de escala, concorrência imperfeita e comércio internacional7.	Movimentos internacionais de fatoresParte 2 – Política comercial internacional8.	Instrumentos de política comercial9.	Economia política da política comercial10.	A política comercial nos países em desenvolvimento11.	Controvérsias em política comercialParte 3 (opcional) – Tópicos de macroeconomia internacional
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Provas e exercícios solicitados pelo docente. Aulas expositivas com o auxílio de slides. Discussão de exercícios em aula. Exame de dados em aula. Atividades discentes: Leitura dos textos selecionados. Resolução de listas de exercícios. Pesquisa de dados na internet.
Critério de Avaliação
O conceito final é dado com base na seguinte média: M = {[4,5 x (P1) + 4,5 x (P2) + EX] / 10}, onde M é a média, P1 é a nota da prova 1, P2 é a nota da prova 2, EX é a nota média das listas de exercícios para resolução em casa e dos exercícios aplicados em sala de aula. Aprovação com nota igual ou superior a 5,0 e mínimo de 70% de freqüência.
Norma de Recuperação
A nota final para alunos que fizerem a reavaliação será a média simples entre a nota da prova de reavaliação e a média final alcançada antes da prova de reavaliação.
 
 
Bibliografia
     
KRUGMAN, Paul R. & OBSTFELD, Maurice. International Economics – Theory & Policy – Seventh Edition. Boston: Pearson / Addison Wesley, 2006. (texto utilizado para o preparo das aulas)KRUGMAN, Paul R. & OBSTFELD, Maurice. Economia Internacional – Teoria e Política – 6ª Edição. São Paulo: Pearson / Addison Wesley, 2005. 
 

Clique para consultar os requisitos para REC0218

Clique para consultar o oferecimento para REC0218

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP