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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940755 - Psicodiagnóstico Interventivo
INTERVENTIVE PSYCHODIAGNOSIS

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 60 h )
Carga Horária de Extensão: 20 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Apresentar ao aluno a modalidade interventiva do Psicodiagnóstico, debatendo suas semelhanças e diferenças com o modelo clássico de avaliação psicológica, bem como os seus alcances e limites, de modo a complementar a formação teórico-técnica na área por meio de uma experiência de atendimento clínico.

Específicos: 
Proporcionar ao aluno a oportunidade de:
-	Conhecer os fundamentos epistemológicos, metodológicos, teóricos e técnicos do Psicodiagnóstico Interventivo.
-	Compreender o papel da teoria psicanalítica winnicottiana no Psicodiagnóstico Interventivo e as mudanças paradigmáticas que ela engendrou na utilização dos procedimentos projetivos e no papel do psicólogo que realiza a avaliação psicológica.
-	Realizar a avaliação psicológica interventiva de crianças, adolescentes ou adultos, compreendendo-a como uma prática clínica específica.
-	 Realizar orientação e encaminhamento de pacientes, visando ao planejamento de outras estratégias clínicas de intervenção terapêutica quando necessário.
-	Aplicar conhecimentos relativos aos instrumentos de avaliação psicológica aprendidos em outras disciplinas da área, bem como conhecer procedimentos alternativos de investigação clínica de características psíquicas, sobretudo na área de personalidade.
-	Refletir sobre as possibilidades de auxílio proporcionadas pelo Psicodiagnóstico Interventivo para os sofrimentos emocionais prevalentes na contemporaneidade.
-	Desenvolver uma atitude profissional e uma posição crítica face à prática clínica do Psicodiagnóstico Interventivo, levando em conta os seus alcances e limites;
-	Exercer o papel profissional do psicólogo clínico em instituições de atendimento público e gratuito à população, mediante a prática supervisionada em atendimento na área de diagnóstico psicológico interventivo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
54202 - Sonia Regina Pasian
 
Ementa
Caracterização do processo do Psicodiagnóstico Interventivo. Consultas Terapêuticas, Psicodiagnóstico Interventivo e Therapeutic Assessment. Psicodiagnóstico Interventivo: enfoque Fenomenológico-Existencial e enfoque Psicanalítico A teoria winnicottiana e o Psicodiagnóstico Interventivo. O uso de procedimentos projetivos no Psicodiagnóstico Interventivo Psicanalítico. A prática do Psicodiagnóstico Interventivo Psicanalítico em crianças, adolescentes e adultos. Contribuições do Psicodiagnóstico Interventivo Psicanalítico na compreensão/intervenção sobre as psicopatologias contemporâneas. O valor científico da prática clínica do Psicodiagnóstico Interventivo.
 
 
 
Conteúdo Programático
UNIDADE I: Caracterização do Psicodiagnóstico Interventivo.
 I.1. Fundamentos epistemológicos, metodológicos, teóricos e técnicos do Psicodiagnóstico Tradicional e do Interventivo. 
I.2. Psicodiagnóstico Interventivo, Therapeutic Assessment e Consultas Terapêuticas.
I.3. Psicodiagnóstico Interventivo: enfoque Fenomenológico-Existencial e Psicanalítico.
I.4. Objetivos do Psicodiagnóstico Interventivo.

UNIDADE II: A teoria winnicottiana do desenvolvimento emocional normal e patológico
II.1. Principais pressupostos da teoria winnicottiana e diferenças paradigmáticas com a teoria kleiniana e freudiana.
II.2. O conceito de verdadeiro e falso Self.
II.3. A teoria winnicottiana do amadurecimento emocional. 
II.4. O valor terapêutico do brinquedo.
II.5. As angústias impensáveis.

UNIDADE III: O Psicodiagnóstico Interventivo sob o paradigma winnicottiano
III.1. A indissociabilidade entre avaliação e intervenção.
III.2. As intervenções possíveis no Psicodiagnóstico Interventivo (perguntas, assinalamentos, interpretações, holding).
III.3. Os métodos projetivos como procedimentos transicionais na comunicação entre psicólogo e paciente.
III.4. O manejo da transferência.
III.5. A confiabilidade do setting no favorecimento da expressão do Self e na promoção de experiências mutativas.

UNIDADE IV: O Psicodiagnóstico Interventivo Psicanalítico winnicottiano e as psicopatologias da contemporaneidade.
IV.1. Os efeitos da mundialização e do neoliberalismo na saúde mental do indivíduo.
IV. 2. Os efeitos da mundialização e do neoliberalismo nas relações familiares no Brasil.
IV. 3. Os fenômenos transicionais e as psicopatologias da contemporaneidade. 
IV.4. Contribuições do Psicodiagnóstico Interventivo na abordagem das patologias e psicopatologias contemporâneas (Tendência Antissocial; Depressão: Ansiedade; Obesidade).
IV.5. O valor científico do Psicodiagnóstico Interventivo.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
- Aulas expositivas, na forma de palestras proferidas pelo docente, com discussão das temáticas das aulas com a turma. - Leituras de referências bibliográficas, com discussão do material em sala de aula. - Treinamento prático nas atividades de realização de entrevistas e utilização de procedimentos de investigação da personalidade (selecionados a partir dos objetivos dos estudos de caso). - Realização de “estudo de caso” em grupos de, no máximo, dois alunos, com objetivo de desenvolvimento de um completo atendimento em Psicodiagnóstico Interventivo de um indivíduo (criança, adolescente ou adulto). - Supervisão (em grupo) das atividades de atendimento clínico desenvolvidas. Atividades discentes: Participação efetiva nas diversas atividades teóricas e práticas propostas: - Leituras de referências bibliográficas, com discussão do material em sala de aula. - Participação nas atividades práticas de aplicação, codificação e interpretação dos materiais de avaliação psicológica. - Realização de entrevistas, observações e aplicação de procedimentos de avaliação/compreensão da personalidade. - Elaboração de relatórios de atendimento clínico (atividades práticas)
Critério de Avaliação
Participação individual nas atividades e exercícios práticos desenvolvidos em sala de aula (peso 1, nota máxima = 10) Elaboração (individual ou em dupla) de relatório de atendimento do caso (peso 2, nota máxima = 10)
Norma de Recuperação
Dado o caráter teórico e prático da disciplina, não há possibilidade de recuperação.
 
Bibliografia Básica
     
Abram, J. (2000).  A linguagem de Winnicott: dicionário de palavras e expressões 
	utilizadas por Donald W. Winnicott. (Trad. Outeiral, J.) Rio de Janeiro: RevinteR. 
Aiello-Vaisberg, T. M. J. (1995). O uso de procedimentos projetivos na pesquisa de 
	representações sociais: projeção e transicionalidade. Psicologia USP, 6 (2), 
	103-127.
Aiello-Vaisberg, T. M. J. (2001). A função social da Psicologia Clínica na contemporaneidade. Psicologia: Teoria e Prática, 3(1), 93-99.
Anzieu, D. (1981). Os métodos projetivos. Tradução de Maria Lúcia do Eirado Silva. 4a. ed. Rio de Janeiro: Campus.
Arzeno, M.E.G. (1995). Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições. Porto Alegre: Artmed. 
Barbieri, V. (2009). O psicodiagnóstico interventivo psicanalítico na pesquisa 
	acadêmica: fundamentos teóricos, científicos e éticos. Boletim de Psicologia, LIX(131), 209-222.
Barbieri, V. (2010). Psicodiagnóstico tradicional e interventivo: confronto de paradigmas? Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(3), 505-513.
Beaune, D. & Ayouch, T. (2009). Folies contemporaines. Paris: L’Harmattan.
Costa, G. P. (2015). A clínica psicanalítica das psicopatologias contemporâneas. Porto Alegre: Artmed.
Douville, O. (2004). A mediação projetiva: o exemplo do Rorschach e do TAT. In: Os procedimentos clínicos nas ciências humanas; documentos, métodos, problemas (pp.127-145). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Heck, V. (2014).  A influência das invasões ambientais nos sintomas de ansiedade 
	infantil: uma experiência de psicodiagnóstico interventivo. Tese de Doutorado. 
	Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Hutz, C. S., Bandeira, D. R., Trentini, C. M., & Krug, J. S. (2016). Psicodiagnóstico. 
	Porto Alegre : Artmed.
Loparic, Z. (1997). Winnicott e Melanie Klein: conflito de paradigmas. In: Catafesta, 
	I.F.M. (Org.), A Clínica e a Pesquisa no final do século: Winnicott e a Universidade (pp. 43-60). São Paulo: Lemos.
MANUAIS dos vários testes psicológicos referidos no conteúdo da disciplina, publicados por diferentes editoras, parte do acervo clínico do Centro de Psicologia Aplicada desta Faculdade.
Ocampo, M. L. S., Piccolo, E. G., & Arzeno, M. E. G. (Eds.) (2001). O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. São Paulo: Martins Fontes.
Paulo, M. S. L. L. (2005) Depressão e Psicodiagnóstico Interventivo: proposta de atendimento. São Paulo: Vetor.
Shentoub, V. et al. (1990).  Manuel d’utilisation du T.A.T. (approche psychanalytique). Paris: Dunod.
Winnicott, D.W. (1990). Distorção do ego em termos de falso e verdadeiro Self. In: O ambiente e os processos de maturação. p. 128-139 (Trad. Ortiz, I.C.S.). Porto Alegre: Artes Médicas. (Originalmente publicado em 1960).
Winnicott, D.W. (1990). Os objetivos do tratamento psicanalítico. In: O ambiente e os processos de maturação. p. 152-155 (Trad. Ortiz, I.C.S.). Porto Alegre: Artes Médicas. (Originalmente publicado em 1962).
Winnicott, D.W. (1990). Classificação: existe uma contribuição psicanalítica à classificação psiquiátrica?. In: O ambiente e os processos de maturação. p. 114-127 (Trad. Ortiz, I.C.S.). Porto Alegre: Artes Médicas. (Originalmente publicado em 1964).
Winnicott, D. W. (1993). Desenvolvimento emocional primitivo. In: Textos selecionados: da Pediatria à Psicanálise (pp.269-285). Rio de Janeiro: Francisco Alves. (Originalmente publicado em 1945).
Winnicott, D. W. (1993). Pediatria e Psiquiatria. In: Textos selecionados: da Pediatriaà Psicanálise (pp.287-311). Rio de Janeiro: Francisco Alves. (Originalmente publicado em 1948)

Winnicott, D. W. (1993).Variedades clínicas da transferência. In: Textos selecionados:da Pediatria à Psicanálise (pp. 483-489). Rio de Janeiro: Francisco Alves. (Originalmente publicado em 1955).
Winnicott, D. W. (1993). Pediatria e neurose infantil. In: Textos selecionados: da Pediatria à Psicanálise (pp.513-520). Rio de Janeiro: Francisco Alves. (Originalmente publicado em 1956).
Winnicott, D. W. (1975). Objetos transicionais e fenômenos transicionais. In: O brincar e a realidade (pp.13-44) Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1951).
Winnicott, D. W. (1975). A localização da experiência cultural. In: O brincar e a Realidade (pp.133-143) Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1967).
Winnicott, D.W. (1984). Consultas Terapêuticas em Psiquiatria Infantil. Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1971).
Winnicott, D.W. (1994). O medo do colapso. In: Explorações psicanalíticas (pp.70-76). Porto Alegre: Artes Médicas. (Originalmente publicado em (1963).
Winnicott, D.W. (1994). O Jogo do Rabisco [Squiggle Game]. In: Explorações psicanalíticas (pp.230-243 . Porto Alegre: Artes Médicas. (Originalmente publicado em 1964-1968).
Winnicott, D.W. (1994). O valor da Consulta Terapêutica. In: Explorações psicanalíticas (pp. 244-248). Porto Alegre: Artes Médicas. (Originalmente publicado em 1965).
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
- Crianças, adolescentes ou adultos com demanda por avaliação psicológica.
Objetivos da atividade
- Propiciar ao aluno a realização de avaliação psicológica interventiva de crianças, adolescentes ou adultos, compreendendo-a como uma prática clínica específica. - Exercer o papel profissional do psicólogo clínico em instituições de atendimento público e gratuito à população, mediante a prática supervisionada em atendimento na área de diagnóstico psicológico interventivo.
Descrição da atividade
- Atendimentos na área de diagnóstico psicológico interventivo.
Indicadores de avaliação da atividade
Relatório de atendimento de caso, com auto avaliação do aluno, avaliação do docente.

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