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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica, Instituto de Matemática e Estatística, Instituto de Física
 
Disciplinas Interunidades EP, IME e IF
 
Disciplina: 2000101 - Fundamentos Científicos e Modelagem para Engenharia I
Scientific Fundamentals and Modeling for Engineering I

Créditos Aula: 23
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 345 h
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Este módulo anual integra os conhecimentos de temas fundamentais de Cálculo, Álgebra Linear e de Física básica. Os estudantes vão se familiarizar com conceitos essenciais como limite, derivada e integral de funções de uma ou mais variáveis, explorar a resolução de sistemas lineares, as operações básicas do cálculo vetorial, geometria analítica e espaços vetoriais, além de se familiarizar com as leis fundamentais da física newtoniana. Serão vistas as aplicações de equações diferenciais ordinárias em vibrações, oscilações e em outros sistemas físicos.

Cada conceito matemático e físico será explorado de maneira contextualizada, visando a construção de uma base para a consolidação do aprendizado de conceitos importantes para a Engenharia. Ao longo do módulo, são introduzidos métodos numéricos básicos para ilustrar e complementar os temas de Cálculo e Álgebra Linear.

Os objetivos de aprendizagem deste módulo são:

- Reconhecer, justificar e utilizar recursos de álgebra linear na descrição quantitativa de fenômenos da natureza.
- Reconhecer, justificar e aplicar conceitos de taxas de variação e de integrais na resolução de problemas da natureza.
- Formular modelos matemáticos para representar fenômenos da natureza
- Compreender fenômenos da natureza através de conceitos e modelos físicos
- Empregar álgebra linear na resolução de problemas tridimensionais
- Calcular derivadas e integrais de funções empregadas nas leis de movimento, conservação e gravitacionais
- Explicar, equacionar e resolver problemas físicos relativos a oscilações e ondas.

As competências e habilidades a serem desenvolvidas neste módulo serão descritas no projeto pedagógico do curso (este módulo é oferecido a diversos cursos) e devem ser consistentes com as seguintes:
- Competência: Desenvolver a capacidade de modelar fenômenos da natureza
Habilidades: Observar um fenômeno da natureza e descrevê-lo matematicamente
- Competência: Desenvolver o espírito crítico
Habilidades: Explicitar e verificar a validade de um modelo
Habilidades: Aplicar conceitos de cálculo e álgebra linear em física newtoniana, vibrações e oscilações 

Dentro do montante total de créditos-aula (23), a cálculo destinam-se 10 créditos, a álgebra linear 8 créditos e a física 5 créditos. 

 
This annual module integrates knowledge of fundamental topics such as Calculus, Linear Algebra and basic Physics. Students will become familiar with essential concepts such as limit, derivative and integral of functions of one or more variables, explore the resolution of linear systems, the basic operations of vector calculus, analytical geometry and vector spaces, in addition to becoming familiar with the fundamental laws of Newtonian physics. Applications of ordinary differential equations to vibrations, oscillations and other physical systems will be seen. Each mathematical and physical concept will be explored in a contextualized manner, aiming to build a solid foundation for consolidating the learning of important concepts for Engineering. Throughout the module, basic numerical methods are introduced to illustrate and complement the topics of Calculus and Linear Algebra. The learning objectives of this module are: - Recognize, justify and use linear algebra concepts in solving problems found in nature . - Recognize, justify and apply concepts of rates of change and integrals in solving problems found in nature. - Build mathematical models to represent natural phenomena. - Understand natural phenomena through physical concepts and models. - Use linear algebra to solve three-dimensional problems. - Calculate derivatives and integrals of functions used in the laws of motion, conservation and gravity. - Explain, express mathematically and solve physical problems related to oscillations and waves. The skills and abilities to be developed in this module are described in the courses´ pedagogical project (this module is offered for several courses) and must be consistent with the following: - Competence: Develop the ability to model natural phenomena Skills: Observe a natural phenomenon and describe it mathematically - Competence: Develop critical thinking Skills: Explain and verify the validity of a model Skills: Apply concepts of calculus and linear algebra to Newtonian physics, vibrations and oscillations Within the total amount of class credits (23), calculus is allocated 10 credits, linear algebra 84 credits and physics 5 credits.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
59423 - Alexandre Kawano
51279 - Antonio Carlos Seabra
3730560 - Rafael Traldi Moura
 
Ementa
Este módulo emprega uma abordagem integrada e abrangente de tópicos inter-relacionados de Cálculo, Álgebra Linear e Física, iniciando-se por espaços unidimensionais e culminando com espaços vetoriais de múltiplas dimensões e suas aplicações em física, utilizando essa área do conhecimento como uma ferramenta unificadora. O propósito primordial é oferecer aos estudantes uma compreensão sólida e aplicada desses domínios, capacitando-os a modelar fenômenos da natureza com segurança e conhecimento.

Ao final deste módulo, desde que o estudante se envolva em todas as atividades de aprendizagem, ele deverá demonstrar uma compreensão interdisciplinar desses campos, desenvolvendo habilidades importantes para enfrentar desafios complexos e contribuir com futuros avanços na engenharia.
 
This module employs an integrated and comprehensive approach to interrelated topics from Calculus, Linear Algebra and Physics, starting with one-dimensional spaces and culminating with multi-dimensional vector spaces and their applications in physics, using this area of knowledge as a unifying tool. The primary purpose is to offer students a solid and applied understanding of these domains, enabling them to model natural phenomena with confidence and knowledge. At the end of this module, provided the student engages in all learning activities, they should demonstrate an interdisciplinary understanding of these fields, developing important skills to face complex challenges and contribute to future advances in engineering.
 
 
Conteúdo Programático
Ao longo do semestre, serão abordados os seguintes tópicos, capacitando os alunos a compreenderem as relações subjacentes na interação entre Física, Cálculo e Álgebra Linear.
1.1 Introdução ao curso
1.2 Sistemas Lineares e Matrizes
1.3 Funções, continuidade
1.4 Análise gráfica de funções  Aplicações do TVI
1.5 Limites e Derivadas
1.6 Regras de derivação
1.7 Produto escalar e produto vetorial na base canônica
1.8 Força, Momento e Equilíbrio
1.9 Classificação de Sistemas Estáticos e Forças paralelas
1.10 Teorema do Valor Médio, L'Hospital, função composta

1.11 Cinemática uni-dimensional e bi-dimensional
1.12 Dinâmica, energia e leis de conservação
1.13 Integração
1.14 Técnicas de Integração
1.15 Retas, planos e posições relativas e distâncias

2.1 Espaços vetoriais, bases e mudança de base 
2.2 Aproximação de funções: Mínimos Quadrados, Polinômios, Operadores lineares
2.3 Limites de funções de mais de uma variável
2.4 Derivadas de funções de mais de uma variável
2.5 Teorema de Schwarz
2.6 Gradiente
2.7 Fórmula de Taylor
2.8 Linearização de funções ao redor de um ponto
2.9 Autovalores e autovetores
2.10 Diagonalização de operadores
2.11 Movimento Harmônico Simples
2.12 Teorema do Valor Médio
2.13 Regra da cadeia
2.14 Espaços vetoriais sobre C 
2.15 Sistemas de equações diferenciais lineares 
2.16 Oscilações e Vibrações amortecidas
2.17 Oscilações e Vibrações forçadas e ressonância
2.18 Interferência, batimento e efeito Doppler
2.19 Otimização - Máximos e mínimos e Multiplicadores de Lagrange 

Tópicos a serem abordados de maneira sucinta mas aprofundados em função do interesse e da disponibilidade de tempo (por ordem de prioridade, do mais importante para o menos importante):

2.19 Otimização - Máximos e mínimos e Multiplicadores de Lagrange
2.7 Fórmula de Taylor
2.14 Espaços vetoriais sobre C
1.15 Retas, planos e posições relativas e distâncias 
1.4 Análise gráfica de funções.  Aplicações do TVI
2.5 Teorema de Schwarz
2.17.Oscilações e Vibrações forçadas e ressonância
2.18 Interferência, batimento e efeito Doppler

 
Throughout the semester, the following topics will be covered, enabling students to understand the underlying relationships in the interaction between Physics, Calculus and Linear Algebra. 1.1.Introduction to the course 1.2 Linear Systems and Matrices 1.3 Functions, continuity 1.4 Graphical analysis of functions IVT applications 1.5 Limits and Derivatives 1.6 Derivative rules 1.7 Scalar product and vector product in the canonical base 1.8 Force, Momentum and Equilibrium 1.9 Classification of Static Systems and Parallel Forces 1.10 Mean Value Theorem, L'Hospital, composite function 1.11 One-dimensional and two-dimensional kinematics 1.12 Dynamics, energy and conservation laws 1.13 Integration 1.14 Integration Techniques 1.15 Lines, planes and relative positions and distances 2.1 Vector spaces, bases and change of basis 2.2 Approximation of functions: Least Squares, Polynomials 2.3 Limits of functions of more than one variable 2.4 Derivatives of functions of more than one variable 2.5 Schwarz Theorem 2.6 Gradient 2.7 Taylor's Formula 2.8 Linearization of functions around a point 2.9 Eigenvalues and eigenvectors 2.10 Diagonalization of operators 2.11 Simple Harmonic Motion 2.12 Mean Value Theorem 2.13 Chain Rule 2.14 Vector spaces over C 2.15 Systems of linear differential equations 2.16 Damped Oscillations and Vibrations 2.17 Forced oscillations and vibrations and resonance 2.18 Interference, beat and Doppler effect 2.19 Optimization - Maximum and minimum and Lagrange Multipliers. Topics to be covered succinctly but in depth depending on interest and time availability (in order of priority, from most important to least important): 2.19 Optimization - Maximum and minimum and Lagrange Multipliers. 2.7 Taylor's Formula 2.14 Vector spaces over C 1.15 Lines, planes and relative positions and distances 1.4 Graphical analysis of functions IVT applications 2.5 Schwarz Theorem 2.17 Forced oscillations and vibrations and resonance 2.18 Interference, beat and Doppler effect
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Este módulo contará com avaliações diagnósticas, formativas e somativas. As avaliações diagnósticas ocorrerão no início de cada semestre, as avaliações formativas focarão em revelar sistematicamente o nível de aprendizado em cálculo, álgebra linear e física e as avaliações somativas serão no formato integrador, apresentando problemas de engenharia que dependem dos temas estudados para serem compreendidos, analisados e/ou solucionados.
Critério de Avaliação
Média final maior ou igual a 5,0 A composição da nota final envolverá as avaliações mencionadas no item 13, considerando-se habilitado no módulo aqueles estudantes que atingirem uma nota global mínima de 5,0.
Norma de Recuperação
Avaliações formativas e/ou somativas realizadas no período reservado às avaliações de recuperação.
 
Bibliografia Básica
     
- H. Guidorizzi, Um curso de Cálculo, Vols. I e II, Livros Técnicos e Científicos, 5a edição, 2018.

- J. Stewart, Cálculo, Vol. I, 6ª edição, Cengage Learning Edições Ltda, 2010.

- A.P. French, Mecânica Newtoniana, Curso de Física do MIT, volume 3, Ed. Reverté, 2006.

- H.M. Nussenzveig, Mecânica, Curso de Física Básica, vols. I e II.

- R.A. Serway, e Jewett Jr., J.W., Princípio de Física, vols. 1 e 2, 2003 e 2004.

- Álgebra Linear, M. Barone Júnior, 3a. edição, Publicações do IME - São Paulo, 1988.

- Álgebra Linear e Aplicações, C. C. Callioli, H. Domingues, R. C. F. Costa, Ed. Atual, 6a. edição reformulada, São Paulo, 2009.

- Álgebra Linear e suas Aplicações, D. C. Lay, 5a. edição, LTC Editora, Rio de Janeiro, 2018.

- Álgebra linear com Aplicações, Howard Anton e Chris Rorres, 10a. edição, Bookman, 2012.

- Álgebra Linear e suas Aplicações, G. Strang, Ed. Cengage Learning, 4a. edição, 2010.
 

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