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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0531 - Regência Coral VII
Choral Direction VII

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Carga Horária de Extensão: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Preparar o aluno para o real exercício da profissão de regente coral e completar sua formação acadêmica na área.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
74427 - Marco Antonio da Silva Ramos
 
Ementa
Independência de braços, tronco, pernas e olhos.
Ampliação do domínio da Regência em diferentes planos simultâneos
Planos de regência aplicados a obras de alta complexidade
Preparação de obras de longa duração
Integração dos domínios analítico e técnico: identificação de conflitos composicionais e planejamento estratégico da regência e do ensaio
Assistência em Regência Coral
Respiração como meio técnico e/ou expressivo: silêncio, fraseado e apoio ao coralista.
Técnica Vocal aplicada ao Canto Coral
 
 
 
Conteúdo Programático
Independência de braços, tronco, pernas e olhos.
Ampliação do domínio da Regência em diferentes planos simultâneos
Planos de regência aplicados a obras de alta complexidade
Preparação de obras de longa duração
Integração dos domínios analítico e técnico: identificação de conflitos composicionais e planejamento estratégico da regência e do ensaio
Assistência em Regência Coral
Respiração como meio técnico e/ou expressivo: silêncio, fraseado e apoio ao coralista.
Técnica Vocal aplicada ao Canto Coral
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Aulas coletivas, com análise, regência e interpretação prática de obras corais.
Ensaios frente ao Coral da ECA/USP.
Critério de Avaliação
Prova prática de Regência.
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação.
 
 
Bibliografia
     
CORTOT, Alfred.   Curso de interpretação.   Editora Musimed, Brasília, 1986.
CROWTHER, Duane. Teaching Choral Concepts. Horizon Pub. And Distr., West Bountiful,1981.
DART, Thurston. Interpretação da Música. Martins Fontes, São Paulo, 1990.
GARRETSON, Robert L. Conducting Choral Music. 7a Ed. Prentice Hall, Nmew Jersey, 1993.
HOLODENKO, Ilia. La Chorale Populaire. Editions Sociales,Paris, 1950.
ROBINSON, Ray e WINOLD, Allen. The Choral experience. Harper and Row,Publishers, New York, London, 1976.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
O grupo social aqui denominado “Participantes Externos à USP” é formado por pessoas interessadas em estabelecer diálogos e conexões com estudantes do Departamento de Música, no que se refere à atividade coral e seu repertório. O grupo é caracterizado por pessoas de perfis socioeconômicos, étnicos, etários e culturais diversos que façam parte da comunidade de prática do canto coral, formada por coralistas, estudantes de música, profissionais do canto coral, professores e público ouvinte.
Objetivos da atividade
A troca de experiências, vivências e saberes dos estudantes de Música com o grupo social formado por interessados no canto coral será feita a partir da participação dos estudantes em fóruns de discussão, respostas às dúvidas, sugestões e demandas realizadas pelos canais digitais, dentro da perspectiva ampla das Humanidades Digitais, em que os estudantes produzirão materiais didáticos e acompanharão o interesse do público-alvo por esses materiais disponibilizados através de canais digitais. Reponde aos objetivos de Desenvolvimento sustentável da ONU: ODS 3 – saúde e bem estar (o canto coral é uma atividade reconhecidamente ligada à saúde e bem estar físico e mental de seus participantes e ouvintes); ODS 4 - educação de qualidade (permitindo que todos tenham acesso à música coral e promovendo a educação ao longo da vida para todos) e ODS 5 – promoção da igualdade de gênero (valorizando e promovendo a atividade coral ligadas às mulheres compositoras, arranjadoras, intérpretes, professoras e organizadoras de eventos corais). Com isso, o ciclo de contribuição recíproca entre a sociedade e a formação cidadã dos estudantes é contemplado. Esta ACE contempla os seguintes objetivos do Plano Nacional de Extensão Universitária 2000 / 2001, elaborado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu / MEC : “Enfatizar a utilização de tecnologia disponível para ampliar a oferta de oportunidades e melhorar a qualidade da educação” e “Considerar as atividades voltadas para o desenvolvimento, produção e preservação cultural e artística como relevantes para a afirmação do caráter nacional e de suas manifestações regionais”.
Descrição da atividade
Após aulas e pesquisas realizadas pelo estudante e orientadas pela docente, os alunos produzirão materiais didáticos relacionados à atividade coral e seu repertório, podendo contemplar a produção de partituras de obras corais (composições, arranjos, edições, editorações, coletâneas de obras corais); roteiro, gravação, edição e upload de vídeos de performance pelos grupos corais do Comunicantus; roteiro, gravação, edição e upload de vídeos de preparação para a performance ou documentários sobre processos de aprendizado (aquecimentos vocais, preparação técnica de regência, relatos de experiência entre outros); produção de textos com informações biográficas e/ou entrevistas com compositores e arranjadores; análises musicais de obras corais; informações sobre os textos das obras corais (contextualização de autores de textos e correntes estéticas, preparação de aspectos de dicção, transcrição fonética, tradução e/ou interpretação de texto, entre outros); entrevistas e/ou informações sobre intérpretes de obras corais (biografia, histórico dos coros, documentação iconográfica e audiovisual); criação de playlists de repertório coral em plataformas abertas (Youtube, Spotify, Soundcloud, entre outros). Estas ACE são identificadas com a modalidade “Projeto”, com as atividades selecionadas e realizadas pelos estudantes, sob supervisão docente, dentro do período de realização da disciplina. O público-alvo é formado por coralistas amadores, estudantes de música voltados ao canto coral, profissionais e professores de canto coral, público ouvinte de canto coral. Participação direta do estudante e interação com a sociedade: os alunos escolherão as plataformas em que serão disponibilizados os materiais didáticos e se responsabilizarão por responder às dúvidas, sugestões e demandas da sociedade, através dos meios digitais disponíveis. Além das plataformas já mantidas pelo Comunicantus (Canal no YouTube, contas no Instagram e Facebook, site, página institucional), outros canais poderão ser criados pelos próprios estudantes. Será também incentivado que os alunos façam uploads em projetos colaborativos de licença livre, tais como Wikipedia, IMSLP (plataforma colaborativa de partituras com direito autoral livre), fóruns abertos de discussão sobre canto coral e repertório, entre outros, dentro da ampla perspectiva das Humanidades Digitais. O estudante irá requerer o apoio da secretaria do CMU e da ECA-USP para que este projeto seja amplamente divulgado.
Indicadores de avaliação da atividade
A ACE é avaliada pelo docente e pelo grupo social através da disponibilização de formulários. O docente observa o desenvolvimento do estudante, o aprofundamento de sua compreensão estrutural e histórica do material executado, sua interação com os colegas do grupo e o público alvo, sua capacidade de interação e liderança, a qualidade dos materiais produzidos, a caracterização/diversidade do grupo social, o número de pessoas do grupo social beneficiadas com a atividade extensionista, a importância desta atividade curricular extensionista para o projeto acadêmico da unidade, dentre outros benefícios para a formação das pessoas envolvidas. Além da disponibilização de formulários, as atividades poderão ser avaliadas a partir de indicadores quantitativos tais como número de acessos e downloads. Será incentivada a participação de alunos em eventos e atividades acadêmicas em que os resultados do projeto possam ser apresentados e avaliados.

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