Informações da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0505 - Práticas Multidisciplinares em Canto Coral, com Estágio Supervisionado III
Practicum of Multidisciplinary Choral Issues III

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 45 h )
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
1.	Oferecer aos alunos do conjunto de disciplinas atinentes à regência Coral do CMU um espaço de prática supervisionada nos campos da regência, técnica vocal , educação musical, pesquisa, escolha, preparação e literatura  de repertório coral, composição e arranjo para canto coral;2.	Criar Condições objetivas e práticas para a profissionalização do estudante;3.	.Integrar o conhecimento musical adquirido nas demais disciplinas oferecidas na graduação através de vivência em canto coral, no interior do LAC;4.	Permitir ao estudante a efetiva aplicação de seus conhecimentos no âmbito do Coral Escola Comunicantus e do Coral da Terceira Idade da USP;
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
74427 - Marco Antonio da Silva Ramos
2021713 - Susana Cecilia Almeida Igayara de Souza
 
Ementa
1.	Estágio no Coral Escola Comunicantus e no Coral da Terceira Idade da USP sob supervisão do Prof. de Regência Coral do CMU;2.	O estágio será supervisionado nas áreas de regência, técnica vocal , educação musical, pesquisa, escolha, preparação e literatura  de repertório coral, composição e arranjo para canto coral;
 
 
 
Conteúdo Programático
1.	Estágio no Coral Escola Comunicantus e no Coral da Terceira Idade da USP sob supervisão do Prof. de Regência Coral do CMU;2.	O estágio será supervisionado nas áreas de regência, técnica vocal , educação musical, pesquisa, escolha, preparação e literatura  de repertório coral, composição e arranjo para canto coral;
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Prática e planejamento supervisionados nas áreas descritas no item objetivos. OBS: o aluno deverá, para sua aceitação de matrícula, apresentar previamente ao professor responsável um PLANO DE ESTÁGIO , que o analisará e indicará à Secretária de Graduação do CMU a relação dos alunos aceitos no semestre.
Critério de Avaliação
Serão avaliados o envolvimento e a eficácia do estudante em sua relação com seu projeto de estágio, além de sua efetiva performance nas funções que exerceu no decorrer do estágio
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
 
Bibliografia
     
BAKALEINIKOFF, Vladimir.   Elementary Rules of Conducting.   Belwin Inc. New York, 1938.CORTOT, Alfred.   Curso de interpretação.   Editora Musimed, Brasília, 1986.CROWTHER, Duane.   Teaching Choral Concepts.  Horizon Pub. And Distr., West Bountiful,1981.DART, Thurston.  Interpretação da Música. Martins Fontes, São Paulo, 1990.GALLO, José Antonio, GRAETZER, Guillermo, NARDI, Héctor y RUSSO, Antonio.  El Director de Coro. Ricordi Americana, Buenos Aires, 1979GARRETSON, Robert L.   Conducting Choral Music.   7a  Ed.  Prentice Hall, Nmew Jersey, 1993.HARNONKOURT, Nikolaus.  O Discurso dos Sons.   Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 1988.HOLODENKO, Ilia.  La Chorale Populaire.   Editions Sociales,Paris, 1950.JAFFERS, John. Translations and Annotations of Choral Repertoire. (v.1) - Sacred Latin Textes. 	Corvallis, Earthsongs, 1988.LEBRECHT, Norman. O mito do maestro. Civilização Brasileira, Rio de janeiro, 2002RAMOS, Marco Antonio da Silva Ramos. Canto Coral: do repertório temático à construção do programa.  Dissertação de     Mestrado apresentada à ECA-USP, 1989.                                               O ensino da Regência Coral. Tese de Livre Docência apresentada à ECA-USP, 2003.ROBINSON, Ray  e  WINOLD,  Allen.   The Choral experience.  Harper and Row,Publishers,  New York, London, 1976. SALAZAR, Adolfo.  Sinfonia y Ballet - Idea y Gesto en la musica contemporânea. 1º ed.  Editorial Mundo Latino,  Madrid, 1929.SCHAEFER, R. Murray.  A Afinação do Mundo. Ed. UNESP, São Paulo, 2001.SCHÖNBERG, Arnold.  Fundamentals of Music Composition. Faber and Faber, London, 1983.                                     Style and Idea. St. Martin Press, New York, s/d.STRUNK, Oliver. Source Readings in Music History. (v. 3 - The Baroque Era).  W.W. Norton & Company Inc, New York, s/d.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
No que se refere à atividade coral e seu repertório, o grupo social aqui denominado “Participantes Externos à USP”, formado por pessoas interessadas em estabelecer diálogos e conexões com estudantes do Departamento de Música, participará ativamente da prática coral ao lado dos estudantes, em ensaios semanais, atendimentos e apresentações públicas organizadas por estudantes e supervisionadas pelo docente. O grupo é caracterizado por pessoas de perfis socioeconômicos, étnicos, etários e culturais diversos que desejam fazer parte da comunidade de prática do canto coral.
Objetivos da atividade
A troca de experiências, vivências e saberes dos estudantes de Música com o grupo social formado por coralistas será feita a partir da interação dos estudantes nos ensaios musicais, respostas às dúvidas, sugestões e demandas do público-alvo em diálogo direto. Reponde aos objetivos de Desenvolvimento sustentável da ONU: ODS 3 – saúde e bem estar (o canto coral é uma atividade reconhecidamente ligada à saúde e bem estar físico e mental de seus participantes e ouvintes); ODS 4 - educação de qualidade (permitindo que todos tenham acesso à música coral e promovendo a educação ao longo da vida para todos) e ODS 5 – promoção da igualdade de gênero (valorizando e promovendo a atividade coral ligadas às mulheres compositoras, arranjadoras, intérpretes, professoras e organizadoras de eventos corais). Com isso, o ciclo de contribuição recíproca entre a sociedade e a formação cidadã dos estudantes é contemplado. Esta ACE contempla o seguinte objetivo do Plano Nacional de Extensão Universitária 2000/2001, elaborado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu / MEC: “Considerar as atividades voltadas para o desenvolvimento, produção e preservação cultural e artística como relevantes para a afirmação do caráter nacional e de suas manifestações regionais”.
Descrição da atividade
Esta atividade reúne alunos que participam como estagiários junto ao Coral Escola Comunicantus (ou outro grupo coral), atuando diretamente com o público externo, sob supervisão de docentes. As ACE dessa disciplina são identificadas com a modalidade “Prestação de serviços”, sendo organizadas e apresentadas por estudantes (tanto verbal como musicalmente), supervisionadas por docentes da USP e avaliadas pelo público-alvo em formulário próprio. Os alunos atuarão como monitores de naipe, preparadores vocais, regentes, instrumentistas, solistas vocais, compositores, arranjadores, educadores musicais, entre outras funções pertinentes à prática coral, em interação com os coralistas que formam o grupo coral. As atividades de extensão são realizadas em horário fixo semanal junto ao público-alvo, selecionado a partir de critérios de equilíbrio sonoro entre os naipes do coro, em atividade de classificação vocal que integra a disciplina. Ao longo dessa ACE, os coralistas (público externo) são constantemente convidados a apresentarem suas observações a respeito dos assuntos trabalhados, indagar os estagiários-USP a respeito dos processos envolvidos e sugerir aspectos a serem desenvolvidos, assim nutrindo um ciclo de realizações e pesquisas que respondam mais diretamente a demandas sociais voltadas à valorização da cultura musical, prática vocal em grupo e educação musical ao longo da vida.
Indicadores de avaliação da atividade
A ACE é avaliada pelo docente e pelo grupo social através de formulários próprios a cada segmento. O docente observa o desenvolvimento do estudante, o aprofundamento de sua compreensão estrutural e histórica do material executado, sua interação com os colegas do grupo e o público alvo, sua capacidade de interação e liderança, a qualidade da performance, a caracterização/diversidade do grupo social, o número de pessoas do grupo social beneficiadas com a atividade extensionista, a importância desta atividade curricular extensionista para o projeto acadêmico da unidade, dentre outros benefícios para a formação das pessoas envolvidas. O público estabelece uma interlocução qualitativa ao longo dessa ACE e preenche um formulário próprio.

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