- A disciplina Psicologia da Educação (Licenciatura) tem por objetivo criar condições para que os licenciandos possam: - conhecer as contribuições teóricas, e possíveis implicações, do campo psicológico ao educacional; - identificar o âmbito psico-pedagógico como um processo complexo e dinâmico, de modo a permitir uma visão crítica das concepções muitas vezes reducionistas e estereotipadas sobre seus determinantes; - capacitar-se a compreender a relação professor-aluno como locus privilegiado dos processos de desenvolvimento psicológico e sua interface com a aprendizagem, considerando-se o papel central da cultura na constituição do sujeito psicológico; - discutir temáticas acerca do cotidiano escolar, enfatizando os matizes sociais, institucionais e grupais na constituição da subjetividade, os processos de socialização, e as continuidades e descontinuidades nas relações entre família/escola/trabalho.
A disciplina EDF-288: Psicologia da Educação tem como objetivo fundamental a discussão das contribuições teóricas, e possíveis implicações, do campo psicológico ao educacional, identificando o âmbito psico-pedagógico como um processo complexo e dinâmico, de modo a permitir uma visão crítica das concepções muitas vezes reducionistas e estereotipadas sobre seus determinantes. Para tanto, envolve reflexões sobre os processos de desenvolvimento psicológico e sua interface com a aprendizagem, a partir dos aspectos cognitivos (relação pensamento/linguagem) e afetivos (relação inteligência/ afetividade), privilegiando o papel central da cultura na constituição do sujeito psicológico. A disciplina discute também as contribuições da psicanálíse à educação, por meio da elucidação das possibilidades e limites desta teoria no campo clínico-educacional e da análise de problemas pedagógicos à luz das concepções psicanalíticas. Inclui ainda análise de estudos psicossociais sobre a escola
- Psicologia e Educação: o âmbito psicológico do processo pedagógico e suas dimensões e especificidades;- Bases psicológicas dos processos de desenvolvimento na infância e na adolescência: os aspectos cognitivos (relação pensamento/linguagem) e afetivos (relação inteligência/ afetividade);- A Psicologia e o trabalho docente: a relação professor-aluno e suas implicações na prática escolar; - Análise psicológica dos processos psicossociais da escolarização: temáticas do cotidiano escolar.
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