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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0288 - Psicologia da Educação
Educational Psychology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/1989 Desativação: 31/12/2006

Objetivos
	- A disciplina Psicologia da Educação (Licenciatura) tem por objetivo criar condições para que os licenciandos possam: 
- conhecer as contribuições teóricas, e possíveis implicações, do campo psicológico ao educacional;
- identificar o âmbito psico-pedagógico como um processo complexo e dinâmico, de modo a permitir uma visão crítica das concepções muitas vezes reducionistas e estereotipadas sobre seus determinantes;
- capacitar-se a compreender a relação professor-aluno como locus privilegiado dos processos de desenvolvimento psicológico e sua interface com a aprendizagem, considerando-se o papel central da cultura na constituição do sujeito psicológico;
- discutir temáticas acerca do cotidiano escolar, enfatizando os matizes sociais, institucionais e grupais na constituição da subjetividade, os processos de socialização, e as continuidades e descontinuidades nas relações entre família/escola/trabalho.
 
 
 
Ementa
A disciplina EDF-288: Psicologia da Educação tem como objetivo fundamental a discussão das contribuições teóricas, e possíveis implicações, do campo psicológico ao educacional, identificando o âmbito psico-pedagógico como um processo complexo e dinâmico, de modo a permitir uma visão crítica das concepções muitas vezes reducionistas e estereotipadas sobre seus determinantes.    
Para tanto, envolve reflexões sobre os processos de desenvolvimento psicológico e sua interface com a aprendizagem, a partir dos aspectos cognitivos (relação pensamento/linguagem) e afetivos (relação inteligência/ afetividade), privilegiando o papel central da cultura na constituição do sujeito psicológico.
A disciplina discute também as contribuições da psicanálíse à educação, por meio da elucidação das possibilidades e limites desta teoria no campo clínico-educacional e da análise de problemas pedagógicos à luz das concepções psicanalíticas.
Inclui ainda análise de estudos psicossociais sobre a escola
 
 
 
Conteúdo Programático
- Psicologia e Educação: o âmbito psicológico do processo pedagógico e suas dimensões e especificidades;
- Bases psicológicas dos processos de desenvolvimento na infância e na adolescência: os aspectos cognitivos (relação pensamento/linguagem) e afetivos (relação inteligência/ afetividade);
- A Psicologia e o trabalho docente: a relação professor-aluno e suas implicações na prática escolar;
- Análise psicológica dos processos psicossociais da escolarização: temáticas do cotidiano escolar.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Aulas expositivas, seminários, trabalhos com textos (individuais e grupais).
Critério de Avaliação
Provas dissertativas, seminários, participação nos trabalhos de classe e nos trabalhos empíricos
Norma de Recuperação
De acordo com o calendário do semestre.
 
Bibliografia Básica
     
AQUINO, J.G. (org) Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.
----------- Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.
FERREIRA, M.G. Psicologia educacional: análise crítica. São Paulo: Cortez, 1986.
FREUD, A. Psicanálise para pedagogos. Lisboa: Moraes, 1970.
FREUD, S. Obras completas. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
KESSELRING, T. Jean Piaget. Petrópolis: Vozes, 1993.
KUPFER, M.C. Freud e a educação. São Paulo: Scipione, 1989.
LA TAILLE, Y. et. al. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
MACEDO, L. (org.) Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do psicólogo, 1996.
MASOTTA, O. O comprovante da falta: lições de introdução à psicanálise. Campinas: Papirus, 1987.
MILLOT, C. Freud antipedagogo. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.
PATTO, M.H.S. (org.) Introdução à psicologia escolar. São Paulo: T.A.Queiroz, 1981.
PATTO, M.H.S. Psicologia e ideologia. São Paulo: T.A.Queiroz, 1984.
--------- A produção do fracasso escolar. São Paulo: T.A.Queiroz, 1990.
PENTEADO, W.M.A. (org.) Psicologia e ensino. São Paulo: Papelivros, 1980.
PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense, 1970.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1967.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
--------------- Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
 

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