Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Cênicas
 
Disciplina: CAC0720 - Estudos em Atuação: Práticas, Poéticas e Escrituras
Acting Studies: Practices, Poetics and Writings

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Partindo-se do princípio de que não se pode falar sobre atuar ou sobre o ator/atriz em geral, a disciplina pretende promover uma reflexão sobre a identidade e a função do ator/ atriz contemporâneo. Toda vez que um ator/atriz atua, ele/ela implicitamente traz uma “teoria de atuação”- um conjunto de suposições sobre as convenções e o estilo que orientam sua atuação, a estrutura das ações que ele/ela executa, a forma que essa ações assumem e a relação com o público. A disciplina abordará o trabalho de diretores de atores da cena contemporânea.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
160458 - Alice Kiyomi Yagyu
 
Ementa
Exposição e discussão sobre as Teorias de atuação. Convenções. Treinamento. Repetições. Dramaturgias atorais. Dispositivos. Escritas e re-escrituras. Desconstrução. Corpo. Improvisação.
 
 
 
Conteúdo Programático
1. Sobre Atuar 
2. Teorias de atuação 
3. Convenções. 
4. Treinamento. 
5.Repetições 
6. Dramaturgias atorais. 
7. Escrituras 
8. Desconstrução. 
9. Ação 
10. Não-ação.
11. Público.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Aulas expositivas e práticas. Leituras comentadas. Apresentação e discussão de exercícios dos alunos. Reflexões escritas. Realização de exercícios práticos, avaliação de reflexões escritas.
Critério de Avaliação
1. Frequência. 2. Participação. 3. Leituras. 4. Apresentação de exercícios.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia Básica
     
ALSCHITZ, Jurij. Treinamento para sempre. São Paulo, Perspectiva, 2017. DEMIDOV, Nikolai. Becoming an Actor-Creator. New York, Routledge, 2016. DONNELLAN, Declan. On Shakespeare. GUÉNOUN, Denis. Actions et acteurs. Paris, Belin, 2005. GUSKIN, Harold. Como parar de atuar. São Paulo, Perspectiva, 2012. MEISNER, Sanford. On Acting. New York, Vintage Books, 1987. MÜLLER, Carol. Le training de l’acteur. Paris, Actes Sud- Papiers, 2000. OKADA, Toshiki. Okada Toshiki & Japanese Theatre. Performance Research 
Books. New York, 2021. TERZOPOULOS, Theodoros. The Return of Dionysus. Berlin, Theater der Zeit, 2020.
 

Clique para consultar os requisitos para CAC0720

Clique para consultar o oferecimento para CAC0720

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP