Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0571 - Inteligência Artificial Aplicada à Comunicação
Artificial Intelligence Applied to Communication

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2025 Desativação:

Objetivos
Introduzir os conceitos básicos de inteligência artificial, machine learning, deep learning e big data a partir de exemplos práticos focados em profissionais e pesquisadores de Comunicação.
 
 
 
Ementa
O programa aborda os fundamentos da inteligência artificial sem avançar detalhadamente sobre aspectos históricos. Foca na lógica de construção e funcionamento de algoritmos de Machine Learning e Deep Learning que têm utilidade prática para profissionais e pesquisadores do campo da Comunicação. Por fim, trata dos potenciais da inteligência artificial generativa, propondo discussões sobre criatividade, negócios e ética. Não há requisito de conhecimento prévio de programação ou estatística para acompanhamento da disciplina.
 
 
 
Conteúdo Programático
1. Fundamentos da Inteligência Artificial (IA)
- Definições: Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning
- Aplicações práticas de IA na Comunicação
- Big Data: princípios, ferramentas e APIs para captura de dados 

2. Data Mining, Machine Learning e Deep Learning: casos de uso focados em comunicação
- Algoritmos de classificação: Identificação de fake news, categorização de menções à marca, score de propensão em CRM, otimização de peças criativas
- Algoritmos de Clusterização: Segmentação de público, identificação de tendências
- Algoritmos de Regressão: Previsão de engajamento de campanha, otimização de mídia
- Identificação e classificação de potencial de influenciadores
- Web Scraping para análise de concorrência e identificação de sinais de riscos de crises reputacionais
- Social listening: análise de sentimento, identificação de imagem das marcas, identificação de atributos transmitidos na mensagem.
- Deep learning: identificação de imagens aplicações para monitoramento de marca e análise de conteúdo

3. Inteligência artificial generativa para profissionais de comunicação
- Modelos de Linguagem de Grande Escala (Large Language Models – LLMs)
- Modelos de Geração de Imagem
- Melhores práticas de Prompt Engineering 
- Produção de conteúdo em texto: ebooks, posts, newsletters, press releases, entre outros.
- Produção de conteúdo audiovisual: podcast, branded content, vídeos.

4. Inovação, ética e negócios
- Modelos de Negócio: Monetização em empresas de IA
- Cenário de mercado: usos de IA em departamentos de comunicação e agências
- Riscos Organizacionais e IA: Fake News, Deep Fakes, Privacidade e Segurança
- Ética e Legislação em IA
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Aulas expositivas com exercícios em laboratório utilizando softwares
Critério de Avaliação
Trabalho em Grupo
Norma de Recuperação
Prova individual
 
Bibliografia Básica
     
GUPTA, Ruchi et al. Adoption and impacts of generative artificial intelligence: Theoretical underpinnings and research agenda. International Journal of Information Management Data Insights, v. 4, n. 1, p. 100232, 2024.

KSHETRI, Nir et al. Generative artificial intelligence in marketing: Applications, opportunities, challenges, and research agenda. International Journal of Information Management, p. 102716, 2023.

O'NEIL, Cathy. Algoritmos de destruição em massa. Editora Rua do Sabão, 2021.

RIVAS, Pablo; ZHAO, Liang. Marketing with chatgpt: Navigating the ethical terrain of gpt-based chatbot technology. AI, v. 4, n. 2, p. 375-384, 2023.

SULEYMAN, Mustafa; BHASKAR, Michael. A próxima onda: Tecnologia, poder e o maior dilema do século XXI. Record, 2023.

PUNTONI, Stefano et al. Consumers and artificial intelligence: An experiential perspective. Journal of Marketing, v. 85, n. 1, p. 131-151, 2021.

TEIXEIRA, Fernando. Inteligência artificial em marketing e vendas. Alta Books, 2021.

VAID, Shashank; PUNTONI, Stefano; KHODR, AbdulRahman. Artificial intelligence and empirical consumer research: A topic modeling analysis. Journal of Business Research, v. 166, p. 114110, 2023.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0571

Clique para consultar o oferecimento para CRP0571

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP