Compreender conceitos gerais de imagens digitais. Resolução, profundidade de cor, modos cromáticos. Modelos cromáticos e adequação às operações de iluminação e ajustes de cor. Produzir produtos audiovisuais em vídeo para a comunidade externa, com intenção de circular em mídias digitais.
Imagem eletrônica, Imagem digital, luminância e crominância.
1-RGB: dispositivos eletrônicos – analogia com cones e bastonetes do olho. 2-HSB: iluminação e exposição. 3-Lab: estabelecimento do modelo cromático diferencial 4-CMYK: conceito de substituição de neutro. Ajustes das imagens nos editores gráficos: 5-Brilho e contraste. 6-Níveis. 7-Curvas. 8-Matiz e saturação. 9-Balanço cromático. 10-Mixagem de canais. 11- Sombra e luz alta. 12-Seleções baseadas em geometria, contraste, contorno livre. 13-Seleções proporcionais. 14-Ajustes de densidade e cor em imagens produzidas anteriormente. 15-Comparação dos resultados entre ajustes feitos no momento da exposição e posteriormente durante as etapas de edição. 16-Estrutura das imagens digitais. canais alfa e de cor, camadas e máscaras. 17-Edição não destrutiva: camadas de ajuste. 18-Aplicação de máscaras de luminância. 19-Introdução ao conceito de composição de imagens parciais e substituição de elementos ou planos de fundo. 20-Explorar a sobreposição de imagens captadas. 21-Composição com imagens de arquivo. 22-Explorar questões de direcionalidade da luz e compatibilidade de escala e/ou texturas. 23- Produção de vídeos institucionais, comerciais, jornalísticos ou informativos para a comunidade externa: esta atividade de extensão demanda 20 horas do total de horas trabalho do curso.
ARNHEIM, R. El Pensamiento visual. Buenos Aires, Eudeba Editorial Universitária, 1973._________. Arte y percepción visual – Psicologia de la visión creadora. Buenos Aires, Eudeba Editorial Universitária, 1973.CRAWFORD, William. The Keepers of light (a history & working guide to early photographic processes). New York, Morgan & Morgan, 1979.KOFFKA, Kurt. Princípios de psicologia da Gestalt. SP, Cultrix, 1975.KÜPPERS, H. Fundamentos de la teoria de los colores. Mexico, Gustavo Gili, 1978.NEWTON, Isaac. Óptica. SP, Edusp, 1996.WARD, Peter. Picture composition for film and video. London, Focal Press, 1995.ZAKIA, R. D. Perception and imaging. London, Focal Press, 1997.