Proporcionar uma visão de conjunto das teorias e das técnicas publicitárias, com abordagem inicial centrada na discussão crítica do papel e dos efeitos da propaganda na sociedade contemporânea.
Comunicação, marketing e publicidade; Propaganda e publicidade: conceitos e definições; Definição de campanha e tipos de campanhas, funções de uma agência de comunicação; Mediatização, Publicização e novos formatos; O papel do consumidor contemporâneo e o consumidor-cidadão; Propaganda e transformações políticas, econômicas e socioculturais nos contextos mundial e nacional; Criação publicitária: noções fundamentais do processo criativo em propaganda; O que é um bom anúncio ou uma boa campanha?; Relações Anunciantes, agências de propaganda e veículos; Veículos publicitários (mídia): a mídia tradicional versus as novas estratégias criativas de circulação multiplataforma.
Bibliografia básicaBARBOSA,I. S. (org.).Os sentidos da Publicidade. Estudos Interdisciplinares. São Paulo: Thomson Learning. 2005.BARBOSA, E. PEREZ, C. (orgs.). Hiperpublicidade, vol. 1. Fundamentos e interfaces.São Paulo: Thomson Pioneira, 2007.BARBOSA, E. PEREZ, C. (orgs.). Hiperpublicidade, vol. 2. Atividades e tendências. São Paulo: Thomson Pioneira, 2007.BERTOMEU, C. V.J. Criação na propaganda impressa. São Paulo. Futura. 2002.CANCLÍNI, N.G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. São Paulo. Ed.UFRJ. 1995.CORRÊA,T.G. (org). Comunicação para o mercado.Instituições, mercado e publicidade. São Paulo. EDICON.1995.DROGUETT, Juan Guillermo. ; POMPEU, Bruno . Dicionário Técnico e Crítico da Comunicação Publicitária: conceitos fundamentais. 1. ed. São Paulo: Cia. dos Livros, 2012. v. 1. 125 p.ECO, U. Algumas Verificações: a mensagem publicitária. In A estrutura ausente. São Paulo. Perspectiva. 1973.LUPETTI, M. Administração em publicidade. A verdadeira Alma do negócio. São Paulo. 2003.TRINDADE, E. . Na perspectiva de construção dos estudos mediáticos da publicidade. In:Kátia Raquel Bonilha Keller e Lara Lima Satler. (Org.). Século XXI: a publicidade semfronteiras. 1 ed. Goiânia: Editora da PUC Goás, 2011, v. 1, p. 157-174.YANAZE, M. Gestão de Comunicação em Marketing. 2ed. São Paulo: Saraiva.2010.Bibliografia complementarBRAGA, J. L. Sobre « mediatização » como processo interacional de referência. In Anais XV Encontro Anual da Compós. Bauru: UNESP/COMPÒS. 2006. Gt- Comunicação e Sociabilidade.CASAQUI, Vander . Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo : Intercom, 2011. v. 1. p. 1-15.FAUSTO NETO, A. As bordas da Circulação. In Revista Alceu. Rio de Janeiro: PPGCOM/PUC-RJ. v. 10, n. 20, jan a jun. 2010. p.55-69.TRINDADE, E. Brasil, Mostra a tua cara: publicidade e identidade cultural brasileira na transição secular-1999-2001. São Paulo. CRP/ECA/USP. 2003. Tese de Doutorado.