Apresentar ao aluno de comunicação social o ambiente de comunicação digital e desenho de interfaces, buscando ampliar sua compreensão da estrutura informacional dos aplicativos e redes digitais.
Apresentação de interações, sua estrutura e planejamento e do design orientado a objetivos; definições de experiência do usuário e seu planejamento; detalhamento de princípios e padrões de Interfaces e debates a respeito de Computação Social; Filosofia de Interação, Inovação, plataformas e posturas de aplicações.
1. Desenho de interações2. Design Orientado a Objetivos3. Interações Humano-Computador4. Humanos, Dados e Robôs5. Experiência do Usuário e Design de Experiência6. Princípios e Padrões de Interfaces7. Computação Social8. Filosofia de Interação e Fenomenologia9. Computação Afetiva e Computação Estética10. Card Sorting, Usabilidade e Avaliação11. Inovação Disruptiva e Inovação Aberta12. Computação Vestível13. Modelos Mentais, Personas, Cenários e Tolerância14. Plataformas e posturas15. Interfaces Naturais
• Remediation: Understanding New Media, Jay David Bolter e Richard Grusin• Cultura da Interface: Como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar, Samuel Johnson• Design for Dasein: Understanding the Design of Experiences, Thomas Wendt• Designing with the mind in mind: Simple Guide to Understanding User Interface Design Rules, Jeff Johnson• Design do dia-a-dia, Donald A. Norman• Design emocional, Donald A. Norman• Hamlet on the Holodeck: the Future of Narrative Cyberspace, Janet H. Murray• Simple: Conquering the Crisis of Complexity, Alan Siegel & Irene Etzkorn• The Best Interface is No Interface, Golden Krishna• Introdução e boas práticas em UX Design, Fabrício Teixeira• Design Centrado no Usuário: Um guia para o desenvolvimento de aplicativos amigáveis, Travis Lowdermilk• Neuro Web Design: What Makes Them Click?, Susan M. Weischenk• Designing Web Navigation: Optimizing the User Experience, James Kalbach• Responsive Design Workflow, Stephen Hay• Design for Hackers: Reverse Engineering Beauty, David Kadavy• Observing the User Experience, Second Edition: A Practitioner’s Guide to User Research, Elizabeth Goodman & Mike Kuniavsky & Andrea Moed• Mental Models: Aligning Design Strategy with Human Behavior, Indi Young• Mapping Experiences: A Complete Guide to Creating Value through Journeys, Blueprints, and Diagrams, James Kalbach• 101 Design Methods: A Structured Approach for Driving Innovation in Your Organization, Vijay Kumar• The User is Always Right: A Practical Guide to Creating and Using Personas for the Web, Steve Mulder and Ziv Yaar• Lean UX: Applying Lean Principles to Improve User Experience, Jeff Gothelf com Josh Seiden• Designing the Internet of Things, Adrian McEwen & Hakim Cassimally