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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0558 - Design de Interfaces
Interface design

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Apresentar ao aluno de comunicação social o ambiente de comunicação digital e desenho de interfaces, buscando ampliar sua compreensão da estrutura informacional dos aplicativos e redes digitais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1162480 - Luiz Guilherme de Carvalho Antunes
 
Ementa
Apresentação de interações, sua estrutura e planejamento e do design orientado a objetivos; definições de experiência do usuário e seu planejamento; detalhamento de princípios e padrões de Interfaces e debates a respeito de Computação Social; Filosofia de Interação, Inovação, plataformas e posturas de aplicações.
 
 
 
Conteúdo Programático
1.	Desenho de interações
2. Design Orientado a Objetivos
3. Interações Humano-Computador
4. Humanos, Dados e Robôs
5. Experiência do Usuário e Design de Experiência
6. Princípios e Padrões de Interfaces
7. Computação Social
8. Filosofia de Interação e Fenomenologia
9. Computação Afetiva e Computação Estética
10. Card Sorting, Usabilidade e Avaliação
11. Inovação Disruptiva e Inovação Aberta
12. Computação Vestível
13. Modelos Mentais, Personas, Cenários e Tolerância
14. Plataformas e posturas
15. Interfaces Naturais
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Desenvolvimento de interface de aplicativo de aplicação social, fundamentação teórica do projeto desenvolvido.
Critério de Avaliação
Inovação, qualidade técnica, uso de padrões e princípios éticos/filosóficos da aplicação
Norma de Recuperação
Segundo trabalho prático complementar
 
 
Bibliografia
     
•	Remediation: Understanding New Media, Jay David Bolter e Richard Grusin
• Cultura da Interface: Como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar, Samuel Johnson
• Design for Dasein: Understanding the Design of Experiences, Thomas Wendt
• Designing with the mind in mind: Simple Guide to Understanding User Interface Design Rules, Jeff Johnson
• Design do dia-a-dia, Donald A. Norman
• Design emocional, Donald A. Norman
• Hamlet on the Holodeck: the Future of Narrative Cyberspace, Janet H. Murray
• Simple: Conquering the Crisis of Complexity, Alan Siegel & Irene Etzkorn
• The Best Interface is No Interface, Golden Krishna
• Introdução e boas práticas em UX Design, Fabrício Teixeira
• Design Centrado no Usuário: Um guia para o desenvolvimento de aplicativos amigáveis, Travis Lowdermilk
• Neuro Web Design: What Makes Them Click?, Susan M. Weischenk
• Designing Web Navigation: Optimizing the User Experience, James Kalbach
• Responsive Design Workflow, Stephen Hay
• Design for Hackers: Reverse Engineering Beauty, David Kadavy
• Observing the User Experience, Second Edition: A Practitioner’s Guide to User Research, Elizabeth Goodman & Mike Kuniavsky & Andrea Moed
• Mental Models: Aligning Design Strategy with Human Behavior, Indi Young
• Mapping Experiences: A Complete Guide to Creating Value through Journeys, Blueprints, and Diagrams, James Kalbach
• 101 Design Methods: A Structured Approach for Driving Innovation in Your Organization, Vijay Kumar
• The User is Always Right: A Practical Guide to Creating and Using Personas for the Web, Steve Mulder and Ziv Yaar
• Lean UX: Applying Lean Principles to Improve User Experience, Jeff Gothelf com Josh Seiden
• Designing the Internet of Things, Adrian McEwen & Hakim Cassimally
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Sociedade em geral, profissionais de comunicação, profissionais de desenvolvimento de aplicativos, profissionais de saúde.
Objetivos da atividade
Evidenciar o discurso mecanicista e rígido das máquinas e interfaces, propondo formas mais humanas de comunicação. A máquina deve se concentrar nas necessidades do usuário, não nas suas próprias funcionalidades.
Descrição da atividade
Laboratório de UX para objetos, para preparar alunos para a comunicação com inteligências artificiais e Internet das coisas. Estamos atualmente desenvolvendo um aplicativo para acompanhar pacientes com câncer de bexiga no processo de cistectomia radical.
Indicadores de avaliação da atividade
Apresentações para stakeholders e potenciais usuários, mostrando maneiras alternativas - e mais acolhedoras - da comunicação com máquinas.

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