Apresentar o livro didático como mediador na construção do conhecimento, como expressão de práticas de ensino-aprendizagem, e como fonte privilegiada para a contextualização de práticas escolares, na materialização dos programas e no suporte curricular. Analisar critérios de avaliação de livros didáticos pelo PNLD – Programa Nacional do Livro Didático –, a partir de sua implementação em 1985, situando a transformação editorial provocada no país. Contribuir para a formação de editores de livros escolares de qualidade quanto aos aspectos conteudísticos, pedagógicos, metodológicos e históricos dessas publicações.
O livro escolar como produto cultural híbrido e o contexto educacional brasileiro. A legislação e o controle da circulação de obras escolares. Parâmetros Curriculares Nacionais. Programa Nacional do Livro Didático. Produção do livro escolar. Divulgação, distribuição e venda do livro escolar.
14.1. O livro escolar como produto cultural híbrido. O contexto educacional brasileiro e o público-alvo dos livros didáticos. 14.2. Políticas de legislação referentes à produção, ao controle e à circulação de obras 14.3. Advento do PNLD – Programa Nacional do Livro Didático. Processos de avaliação; guia dos livros didáticos. 14.4. Parâmetros curriculares nacionais (PCNs). 14.5. Produção editorial do livro escolar – do autor ao livro. A cadeia produtiva que transforma o original em produto. 14.6. Análise de originais. Propostas e sugestões à autoria. 14.7. O design gráfico e seu papel na configuração do livro didático. 14.8. O mercado-escola: divulgação, distribuição e vendas de livros escolares
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. O texto escolar: uma história. Belo Horizonte: CEALE; Autêntica, 2004. BATISTA, A. A. G. “Um objeto variável e instável: textos, impressos e livros didáticos”. In: ABREU, M. (org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2002. BATISTA, A. A. G.; ROJO, Roxane. “Livros escolares no Brasil: a produção científica”. In: COSTA VAL, Maria da Graça; MARCUSCHI, Beth (orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: CEALE; Autêntica, 2005, p. 13-45.BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático. Guia de livros didáticos: 1a a 4a séries – PNLD 2010. Brasília: Ministério da Educação, 2009.CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). Tese de Doutorado, São Paulo, PUCSP, 2007. CHOPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, set/dez.2004. CORACINI, Maria José (Org.) Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. Campinas: Pontes, 1999. HENDEL, Richard. O design do livro. São Paulo, Ateliê Editorial, 2003. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. MEC/SEF. Parâmentros Curriculares Nacionais – Ciclos do Ensino Fundamental, 2000. OLIVEIRA, João Batista Araújo; GUIMARÃES, Sonia Pinto Dantas; BOMÉNY, Helena Maria Bousquet. A política do livro didático. Campinas, UNICAMP/Summus, 1984.PNLD. Anais do Simpósio Internacional Livro Didático, Educação e História. São Paulo, Faculdade de Educação USP, 2007. ROJO, Roxane. (Org.) A prática da linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. Campinas/ SP, Mercado de Letras, 2000. SOARES, Magda. “O livro didático como fonte para a história da leitura e da formação do professor leitor”. In: Marildes Marinho (org.). Ler e navegar: espaços e percursos de leitura. Campinas, ALB/ Mercado de Letras, 2001. VAZ, Paulo Bernardo. “Imagem ao pé da letra”. In: Estação Imagem: desafios. In: VAZ, Paulo Bernardo, CASANOVA, Vera, (ORGS.) Belo Horizonte. Editora UFMG, 2002