Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0636 - Edição de Livros Escolares I
Text Book Publishing I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Apresentar o livro didático como mediador na construção do conhecimento, como expressão de práticas de ensino-aprendizagem, e como fonte privilegiada para a contextualização de práticas escolares, na materialização dos programas e no suporte curricular. Analisar critérios de avaliação de livros didáticos pelo PNLD – Programa Nacional do Livro Didático –, a partir de sua implementação em 1985, situando a transformação editorial provocada no país. Contribuir para a formação de editores de livros escolares de qualidade quanto aos aspectos conteudísticos, pedagógicos, metodológicos e históricos dessas publicações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
443832 - Dennis de Oliveira
 
Ementa
O livro escolar como produto cultural híbrido e o contexto educacional brasileiro. A legislação e o controle da circulação de obras escolares. Parâmetros Curriculares Nacionais. Programa Nacional do Livro Didático. Produção do livro escolar. Divulgação, distribuição e venda do livro escolar.
 
 
 
Conteúdo Programático
14.1. O livro escolar como produto cultural híbrido. O contexto educacional brasileiro e o público-alvo dos livros didáticos.
14.2. Políticas de legislação referentes à produção, ao controle e à circulação de obras 
14.3. Advento do PNLD – Programa Nacional do Livro Didático. Processos de avaliação; guia dos livros didáticos. 
14.4. Parâmetros curriculares nacionais (PCNs).
14.5. Produção editorial do livro escolar – do autor ao livro. A cadeia produtiva que transforma o original em produto.
14.6. Análise de originais. Propostas e sugestões à autoria. 
14.7. O design gráfico e seu papel na configuração do livro didático.
14.8. O mercado-escola: divulgação, distribuição e vendas de livros escolares
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
a)Método: Discussão de leituras, análise de livros escolares, visitas a editoras.
Critério de Avaliação
a)Critério: Trabalhos individuais e em grupo, apresentação de seminário, prova
Norma de Recuperação
a)Recuperação: O aluno que não obtiver média de aprovação será submetido a uma prova imediatamente após o encerramento do semestre
 
Bibliografia Básica
     
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. O texto escolar: uma história. Belo Horizonte: CEALE; Autêntica, 2004. 
BATISTA, A. A. G. “Um objeto variável e instável: textos, impressos e livros didáticos”. In: ABREU, M. (org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2002.
BATISTA, A. A. G.; ROJO, Roxane. “Livros escolares no Brasil: a produção científica”. In: COSTA VAL, Maria da Graça; MARCUSCHI, Beth (orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: CEALE; Autêntica, 2005, p. 13-45.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático. Guia de livros didáticos: 1a a 4a séries – PNLD 2010. Brasília: Ministério da Educação, 2009.
CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). Tese de Doutorado, São Paulo, PUCSP, 2007.
CHOPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, set/dez.2004.
CORACINI, Maria José (Org.) Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. Campinas: Pontes, 1999.
HENDEL, Richard. O design do livro. São Paulo, Ateliê Editorial, 2003.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. MEC/SEF. Parâmentros Curriculares Nacionais – Ciclos do Ensino Fundamental, 2000.
OLIVEIRA, João Batista Araújo; GUIMARÃES, Sonia Pinto Dantas; BOMÉNY, Helena Maria Bousquet. A política do livro didático. Campinas, UNICAMP/Summus, 1984.
PNLD. Anais do Simpósio Internacional Livro Didático, Educação e História. São Paulo, Faculdade de Educação USP, 2007.
ROJO, Roxane. (Org.) A prática da linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. Campinas/ SP, Mercado de Letras, 2000.
SOARES, Magda. “O livro didático como fonte para a história da leitura e da formação do professor leitor”. In: Marildes Marinho (org.). Ler e navegar: espaços e percursos de leitura. Campinas, ALB/ Mercado de Letras, 2001.
VAZ, Paulo Bernardo. “Imagem ao pé da letra”. In: Estação Imagem: desafios. In: VAZ, Paulo Bernardo, CASANOVA, Vera, (ORGS.) Belo Horizonte. Editora UFMG, 2002
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Professores e estudantes de escolas públicas da educação básica. As escolas podem variar a cada edição da disciplina.
Objetivos da atividade
• Dar suporte a professores e alunos de escolas participantes do Plano Nacional do Livro e Material Didático e outros programas públicos de fornecimento de material didático na análise, avaliação e utilização desses materiais na escola. • Promover a formação cidadã dos estudantes/futuros editores por meio do contato direto com a educação pública, possibilitando uma real dimensão do papel do editor e da produção de livros e materiais didáticos na educação e na redução de desigualdades, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades de edição que sejam sensíveis a essa realidade e supram as necessidades desse setor. • Contribuir para o atendimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, especificamente o ODS 04 - Educação de qualidade, por meio da promoção da leitura e de seus reconhecidos impactos no desenvolvimento escolar, e ODS 10 - Redução das desigualdades, por meio da promoção da leitura em populações que tradicionalmente têm pouco ou nenhum acesso a esse bem cultural.
Descrição da atividade
1. Levantamento de escolas públicas nos arredores da cidade universitária que utilizam material didático fornecido pelo poder público. 2. Observação de aulas e outras atividades nas escolas para mapeamento dos usos dos livros e materiais didáticos na sala de aula. 3. Discussões com professores e alunos sobre a natureza e a qualidade dos materiais didáticos. 4. Discussão com professores e alunos sobre os desafios de utilização do material didático na escola pública. 5. Reelaboração de fragmento do material didático pelos discentes da disciplina com base nas discussões realizadas com a comunidade escolar. 6. Realização de aula na escola com a utilização de material didático reelaborado pelos discentes. 7. Avaliação das atividades.
Indicadores de avaliação da atividade
• Reunião final envolvendo coordenador das atividades (docente), realizadores das atividades (discentes) e grupo social atendido para avaliação das atividades realizadas, dos resultados alcançados e levantamento de propostas para aprimoramento em edições futuras da disciplina. • Questionário de avaliação anônimo a ser respondido por professores e alunos das escolas atendidas. • O feedback e avaliação do grupo social atendido serão discutidos em sala de aula.

Clique para consultar os requisitos para CJE0636

Clique para consultar o oferecimento para CJE0636

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP