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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Direito
 
Direito do Estado
 
Disciplina: DES0343 - Direito Eleitoral I
Electoral Law I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
a disciplina Direito Eleitoral I tem como objetivos aprofundar discussões sobre: (i) os regimes de governo e a Democracia; (ii) os direitos políticos; (iii) os sistemas eleitorais e o pluralismo partidário; (iv) a organização da Justiça Eleitoral brasileira; (v) a liberdade de escolha do eleitor e a promoção da Democracia; e (vi) o Direito Eleitoral e o combate ao novo populismo digital extremista.
 
Content Summary: 1. Systems of government and Democracy. 2. Political rights. 3. Electoral systems and political party pluralism. 4) The organization of the Brazilian electoral justice system. 5. Voters’ freedom of choice and the promotion of Democracy 6. electoral law and the fight against the new extremist digital populism.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
283024 - Alexandre de Moraes
 
Ementa
1. Regimes de Governo e Democracia 
1.1 Evolução na ideia e formas dos regimes de governo
1.2 Formas de governo segundo o critério da separação de poderes: governo parlamentar, governo presidencial e governo convencional ou governo de assembleia
2. Direitos Políticos
2.1 Conceito
2.2 Núcleo dos direitos políticos – direito de sufrágio
2.3 Capacidade eleitoral ativa
2.4 Direito de voto – cláusula pétrea: voto direto secreto, universal e periódico
2.5 Elegibilidade
2.6 Direitos Políticos negativos – Inelegibilidades
2.7 Privação dos direitos políticos
3. Sistemas eleitorais e pluralismo partidário
3.1 A evolução histórica do sistema eleitoral brasileiro
3.2 Representação política
3.3 Sistemas eleitorais proporcional e majoritário
3.4 Fidelidade partidária
4. A organização da Justiça Eleitoral brasileira
4.1 Justiça Eleitoral: TSE, TREs e Juntas Eleitorais
4.2 Ministério Público eleitoral
4.3 Atribuições administrativas e jurisdicionais da Justiça Eleitoral
4.4 Processo eleitoral eletrônico: a urna eletrônica e a fiscalização do processo eleitoral
5. Liberdade de escolha do eleitor e a promoção da Democracia
5.1 Liberdade de escolha pelos eleitores, acesso à informação e liberdade de expressão
5.2 Desinformação, notícias fraudulentas, discursos de ódio e antidemocráticos nas redes sociais e serviços de mensageria privada – Instrumentos de corrosão da Democracia
6. Direito eleitoral e o combate ao novo populismo digital extremista
6.1 Legislação sobre o combate à desinformação, notícias fraudulentas, discursos de ódio e antidemocráticos
6.2 A atuação da Justiça Eleitoral no combate à desinformação, notícias fraudulentas, discursos de ódio e antidemocráticos em proteção à liberdade de escolha de eleitorado
13.	Métodos utilizados:
No curso, os(as) alunos(as) participam de aulas em que há exposição docente sobre o temado dia seguida de debates, sem prejuízo de outras dinâmicas vocacionadas a aprofundar os conteúdos ministrados.
14.	Atividadesdiscentes (sem prejuízo de ajustes):
a.	Comparecimento às aulas;
b.	Leitura e discussão de textos obrigatórios;
c.	Realização e participação em círculos de debates, seminários e oficinas de trabalho;
d.	Elaboração de trabalhos escritos;
e.	Realização de avaliações, intermediáriae final, conforme seja o caso.
15.	Carga horária semestral: 30h
a.	Aulas teóricas: trinta horas-aula (duas hora-aula)
b.	Aulas práticas: n/a
c.	Seminários e círculos de debates e oficinas: n/a
d.	Elaboração de trabalhos escritos semanais e leituras: n/a

16.	Carga horária anual: n/a
17.	Critérios de avaliação de aprendizagem (sem prejuízo de ajustes):
a.	Realização de avaliação escrita;
b.	Apresentação de trabalhos ao longo do curso;
c.	Realização e participação em seminários, oficinas e círculos de debates.
18.	Normas de recuperação (critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos): prova de reavaliação ou recuperação, segundo as regras e o calendário da FDUSP.
 
 
 
Conteúdo Programático
1. Regimes de Governo e Democracia 
1.1 Evolução na ideia e formas dos regimes de governo
1.2 Formas de governo segundo o critério da separação de poderes: governo parlamentar, governo presidencial e governo convencional ou governo de assembleia
2. Direitos Políticos
2.1 Conceito
2.2 Núcleo dos direitos políticos – direito de sufrágio
2.3 Capacidade eleitoral ativa
2.4 Direito de voto – cláusula pétrea: voto direto secreto, universal e periódico
2.5 Elegibilidade
2.6 Direitos Políticos negativos – Inelegibilidades
2.7 Privação dos direitos políticos
3. Sistemas eleitorais e pluralismo partidário
3.1 A evolução histórica do sistema eleitoral brasileiro
3.2 Representação política
3.3 Sistemas eleitorais proporcional e majoritário
3.4 Fidelidade partidária
4. A organização da Justiça Eleitoral brasileira
4.1 Justiça Eleitoral: TSE, TREs e Juntas Eleitorais
4.2 Ministério Público eleitoral
4.3 Atribuições administrativas e jurisdicionais da Justiça Eleitoral
4.4 Processo eleitoral eletrônico: a urna eletrônica e a fiscalização do processo eleitoral
5. Liberdade de escolha do eleitor e a promoção da Democracia
5.1 Liberdade de escolha pelos eleitores, acesso à informação e liberdade de expressão
5.2 Desinformação, notícias fraudulentas, discursos de ódio e antidemocráticos nas redes sociais e serviços de mensageria privada – Instrumentos de corrosão da Democracia
6. Direito eleitoral e o combate ao novo populismo digital extremista
6.1 Legislação sobre o combate à desinformação, notícias fraudulentas, discursos de ódio e antidemocráticos
6.2 A atuação da Justiça Eleitoral no combate à desinformação, notícias fraudulentas, discursos de ódio e antidemocráticos em proteção à liberdade de escolha de eleitorado
13.	Métodos utilizados:
No curso, os(as) alunos(as) participam de aulas em que há exposição docente sobre o temado dia seguida de debates, sem prejuízo de outras dinâmicas vocacionadas a aprofundar os conteúdos ministrados.
14.	Atividadesdiscentes (sem prejuízo de ajustes):
a.	Comparecimento às aulas;
b.	Leitura e discussão de textos obrigatórios;
c.	Realização e participação em círculos de debates, seminários e oficinas de trabalho;
d.	Elaboração de trabalhos escritos;
e.	Realização de avaliações, intermediáriae final, conforme seja o caso.
15.	Carga horária semestral: 30h
a.	Aulas teóricas: trinta horas-aula (duas hora-aula)
b.	Aulas práticas: n/a
c.	Seminários e círculos de debates e oficinas: n/a
d.	Elaboração de trabalhos escritos semanais e leituras: n/a

16.	Carga horária anual: n/a
17.	Critérios de avaliação de aprendizagem (sem prejuízo de ajustes):
a.	Realização de avaliação escrita;
b.	Apresentação de trabalhos ao longo do curso;
c.	Realização e participação em seminários, oficinas e círculos de debates.
18.	Normas de recuperação (critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos): prova de reavaliação ou recuperação, segundo as regras e o calendário da FDUSP.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
No curso, os(as) alunos(as) participam de aulas em que há exposição docente sobre o tema do dia seguida de debates, sem prejuízo de outras dinâmicas vocacionadas a aprofundar os conteúdos ministrados.
Critério de Avaliação
a. Realização de avaliação escrita; b. Apresentação de trabalhos ao longo do curso; c. Realização e participação em seminários, oficinas e círculos de debates.
Norma de Recuperação
prova de reavaliação ou recuperação, segundo as regras e o calendário da FDUSP.
 
Bibliografia Básica
     
AMARAL JÚNIOR, José Levi M. Inviolabilidade parlamentar. São Paulo: FDUSP, 2018.
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