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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Ciências de Computação e Estatística
 
Disciplina: SCE0619 - Computação Gráfica
Computer Graphics

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação: 11/03/2014

Objetivos
Fornecer ao aluno familiarização com a computação gráfica, bem como conhecimento e prática dos conceitos básicos e aplicações.
 
 
 
Ementa
 
 
 
 
Conteúdo Programático
Origem e objetivos da Computação Gráfica. Dispositivos Vetoriais x Matriciais. Dispositivos de entrada e saída. Sistemas e equipamentos gráficos. Algoritmos para conversão matricial e preenchimento de primitivas gráficas. Transformações geométricas em duas e três dimensões; coordenadas homogêneas e matrizes de transformação. Transformação entre sistemas de coordenadas 2D e recorte. Transformações de projeção paralela e perspectiva; câmera virtual; transformação entre sistemas de coordenadas 3D. Definição de objetos e cenas tridimensionais: modelos poliedrais e malhas de polígonos. O Processo de Rendering: fontes de luz; remoção de linhas e superfícies ocultas; modelos de iluminação e de tonalização (shading): Flat, Gouraud e Phong. Aplicação de Texturas. O problema do serrilhado (aliasing) e técnicas de anti-serrilhado (antialiasing).
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Aulas teóricas e práticas em laboratório. Exercícios e discussões sobre os temas do programa.
Critério de Avaliação
Norma de Recuperação
-Critério de Aprovação: NP+(Mrec/2,5), se Mrec ou =7,5; ou Max {NP,Mrec}, se Mrec ou = 5,0; ou 5,0, se 5,0 ou = Mrec 7,5.( NP=1ª avaliação, Mrec=prova)
 
Bibliografia Básica
     
·Livro Texto:

-HEARN, D.; BAKER, P. – Computer Graphics in C, Prentice-Hall, 1994.
-ANGEL, E. – Interactive computer graphics: a top-down approach with OpenGL, Addison Wesley, 2000.
·Bibliografia Complementar:

-WATT A. – Fundamentals of Three Dimensional Computer Graphics, Addison-Wesley, 1989.
-GOMES, J.; VELHO, L. – Computação Gráfica: Imagem. Série de Computação e Matemática, IMPA e SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), 1994.
-FOLEY, J.D. et al. – Introduction to Computer Graphics – Addison-Wesley, 1994.
-FOLEY, J.D. ET AL – Computaer graphics: Principles and Practice, Addison-Wesley, 2ª Edition in C, 1997.
-ROGERS, D.F. – Procedural Elements for Computer Graphics, McGraw-Hill, 1998.
-SCHRÖEDER, W.; MARTIN, K.; LORENSEN, B. – The Visualization Toolkit, an Object Oriented Approach to 3D Graphics, Prentice-Hall, 2a edição, 1998.
-VELHO, L.; GOMES, J. - Sistemas Gráficos 3D, Rio de Janeiro, IMPA, 2001. 330p. (Série de Computação e Matemática) ISBN 85-224-0167-2.
-ANGEL, E. – OpenGL, 2002.
-HEARN, D.; BAKER, M.P. Computer Graphics with OpenGL (3rd Edition) Prentice Hall; 3 edition, 880 pages, August 12, 2003, ISBN: 0130153907.
-AZEVEDO, E.; CONCI, A. Computação Gráfica – Teoria e Prática, Editora Campus, 2003.
-DONALD HEARN, M. PAULINE BAKER Computer graphics with OpenGL . Terceira Edição. Pearson Prentice-Hall, 2004.
-COHEN, M.; MANSSOUR, I.H. – OpenGL – Uma abordagem prática e Objetiva, Novatec, 2005.

 

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