Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Arquitetura e Urbanismo
 
Disciplina: SAP0718 - Editoração e Produção Gráfica

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação: 02/08/2011

Objetivos
Introduzir o aluno no conhecimento básico da teoria e história; criação e técnica do design e produção gráfica.
 
Ementa
Noções básicas de teoria e história do design gráfico. Composição e diagramação no design gráfico. Operações da produção gráfica.
 
Conteúdo Programático
Noções básicas de teoria e história do design gráfico. Composição e diagramação no design gráfico. Operações da produção gráfica.
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Aulas expositivas teóricas. Palestras. Visitas a gráficas e bureaus de editoração. Trabalhos individuais ou em grupos.
Critério de Avaliação
Média aritmética das notas em trabalhos individuais, somado à avaliação de participação nas aulas.
Norma de Recuperação
CRITÉRIO DE APROVAÇÃO: prova única com nota maior ou igual a 5.00 (cinco).
 
 
Bibliografia
     
FERLAUTO, Cláudio, JAHN, Heloísa. O Livro da Gráfica. São Paulo: Rosari, 2001. Dimensões: 22x26cm - 96 págs.
GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto. ___: Escrituras, 2000.
HOLLIS, Richard. Design Gráfico Uma História Concisa. Carlos Daudt (trad.). São Paulo: Martins Fontes, 2000.
HOMEM DE MELO, Chico (coord.). Design Gráfico Caso a Caso. Como o Designer Faz o Design. São Paulo: ADG, 2000.
HOMEM DE MELO, Chico. Os Desafios do Design & Outros Textos sobre Design Gráfico. São Paulo: Rosari, 2003.
HURLBURT, Allen. Layout: O Design da Página Impressa. Edmilson O. Conceição (trad.). São Paulo: Nobel, 1999.
MESTRINER, Fábio. Design de Embalagem: Curso Básico. ___: Makron, 2002.
MESTRINER, Fábio. Design de Embalagem: Curso Avançado. ___: Makron, 2002.
LEITE, João de Souza Leite (edit.). ABC da ADG. Glossário de Termos e Verbetes Utilizados em Design Gráfico. São Paulo: ADG, 2000.
LINTON, Haroldo. Diseño de Portfolios. Barcelona: Gustavo Gili, 1999.
OLIVEIRA, Marina. Produção Gráfica para Designers. Rio de Janeiro: 2AB, 2002.
STRUNCK, Gilberto. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. ___: Rio Books, 2003.
WILLIAMS, Robbin. Design para quem não é designer. ___: Callis, 1995. ISBN 8585642408.
WOLLNER, Alexandre. Textos Recentes e Escritos Históricos. São Paulo: Rosari, 2002.
 

Clique para consultar os requisitos para SAP0718

Clique para consultar o oferecimento para SAP0718

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP