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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design
 
Projetos
 
Disciplina: AUP2021 - MOP: Design da Informação
EDM: Information Design

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Estimular o desenvolvimento de projetos de design que atendam ao objetivo de facilitar a percepção e interpretação de informações complexas com a perspectiva de uma ação (uso). Desenvolver a habilidade para a organização, estruturação e apresentação de dados para transmissão eficiente de conteúdos, com ênfase nos aspectos formais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5811716 - Priscila Lena Farias
2861485 - Sara Miriam Goldchmit
 
Ementa
Introdução ao campo do design da informação, sua história, seus princípios teóricos e suas áreas de atuação. Desenvolvimento de projetos no campo do design da informação.
 
 
 
Conteúdo Programático
• O design da informação, seus princípios teóricos e áreas de atuação
- Visualização da informação
- Infográficos
- Diagramas
- Pictogramas
- Design de documentos e formulários
- Design de mapas
- Sinalização e wayfinding
- Legibilidade e leiturabilidade da tipografia
- Design da informação em meios analógicos e digitais
• Métodos de projeto em design da informação
- definição de problema
- coleta, tratamento e análise de dados
- ideação
- prototipagem
- testagem
- apresentação de resultados
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Os alunos serão avaliados em relação à elaboração de propostas de projeto, desenvolvimento e apresentação de resultados.
Critério de Avaliação
Em todos os trabalhos serão avaliados os seguintes aspectos: - adequação do trabalho à proposta - pontualidade - qualidade da apresentação - originalidade da solução Tendo em vista estas expectativas, a atribuição de notas parciais e médias finais poderá ser interpretada da seguinte forma: - abaixo de 50% da nota máxima: Resultados apresentados demonstram a falta de compreensão de um ou mais aspectos fundamentais - 50% da nota máxima: Resultados apresentados atingem o objetivo esperado, demonstrando compreensão básica do tema tratado, mas podem ser aprimorados em vários aspectos - 60% a 90% da nota máxima: Resultados superam, qualitativamente os objetivos mínimos esperados, mas podem ser aprimorados em alguns aspectos específicos - 100% da nota máxima: Trabalho de destaque
Norma de Recuperação
Haverá a possibilidade de recuperação através da reapresentação de trabalhos, a ser realizada após o término do curso, de acordo com calendário definido pela USP e pela FAU. A recuperação será possível apenas para alunos com nota entre 3 e 5, e que não estejam reprovados por falta. Média de recuperação = ((média anterior) + (nota dos trabalhos reapresentados)) /2
 
Bibliografia Básica
     
Bibliografia Básica
BLACK, Alison; LUNA, Paul; LUND, Ole & WALKER, Sus (eds.) 2017. Information Design: Research and Practice. Oxford: Routledge.
ENGELHARDT, Yuri 2002. The language of graphics: a framework for the analysis of syntax and meaning in maps, charts and diagrams. Amsterdam: ILLC.
JACOBSON, Robert (org.) 1999. Information Design. Cambridge: MIT Press. 
MIJKSENAAR, Paul 1997. Visual function: an introduction to information design. New York: Princeton Architectural.
Anais do Congresso Brasileiro de Design da Informação  
Infodesign - Revista Brasileira de Design da Informação 

Bibliografia complementar
BONSIEPE, Guy 1999. Interface: an approach to design. Maastricht: Jan van Eyck Academie.
CARLINER, Saul; VERCKENS, Jan Piet & DE WAELE, Cathy (eds.) 2006. Information and document design: varieties on recent research. Amsterdam: John Benjamins.
DUFFY, Thomas M. & WALLER, Robert (eds.) 1985. Designing usable texts. Orlando: Academic Press.
EASTERBY, Ronald & ZWAGA, Harm (eds.) 1984. Information design: the design and evaluation of signs and printed material. Chichester: John Wiley.
FRASCARA, Jorge (ed.) 2015. Information design as principled action: making information accessible, relevant, understandable, and usable. Champaign: Common Ground Publishing.
KOLERS, Paul A.; WROLSTAD, Merald E. Wrolstad & BOUMA, Herman (eds.) 1979. Processing of visible language, vol. 1. New York: Plenum Press.
___ 1980. Processing of visible language, vol. 2. New York: Plenum Press.
KOSSLYN, Stephen 2006. Graph design for the eye and the mind. Oxford: Oxford University.
MIJKSENAAR, Paul & WESTENDORP, Piet 1999. Open here: the art of instructional design. New York: Joost Elffers.
SCHRIVER, Karen A. 1997. Dynamics in document design: creating texts for readers. New York: John Wiley.
TUFTE, Edward R. 1990. Envisioning information. Cheshire: Graphics Press.
___ 1997. Visual explanations: images and quantities, evidence and narrative. Cheshire: Graphics Press.
___ 2002. The visual display of quantitative information. Cheshire: Graphics Press.
ZWAGA, Harm J. G.; BOERSEMA, Theo & HOONHOUT, Henriëtte C. M. (eds.) 1999. Visual information for everyday use: design and research perspectives. London: Taylor & Francis.
	
Selected Readings of the International Information Design Conference 
 

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