Estimular o desenvolvimento de projetos de design que atendam ao objetivo de facilitar a percepção e interpretação de informações complexas com a perspectiva de uma ação (uso). Desenvolver a habilidade para a organização, estruturação e apresentação de dados para transmissão eficiente de conteúdos, com ênfase nos aspectos formais.
Introdução ao campo do design da informação, sua história, seus princípios teóricos e suas áreas de atuação. Desenvolvimento de projetos no campo do design da informação.
• O design da informação, seus princípios teóricos e áreas de atuação - Visualização da informação - Infográficos - Diagramas - Pictogramas - Design de documentos e formulários - Design de mapas - Sinalização e wayfinding - Legibilidade e leiturabilidade da tipografia - Design da informação em meios analógicos e digitais • Métodos de projeto em design da informação - definição de problema - coleta, tratamento e análise de dados - ideação - prototipagem - testagem - apresentação de resultados
Bibliografia Básica BLACK, Alison; LUNA, Paul; LUND, Ole & WALKER, Sus (eds.) 2017. Information Design: Research and Practice. Oxford: Routledge. ENGELHARDT, Yuri 2002. The language of graphics: a framework for the analysis of syntax and meaning in maps, charts and diagrams. Amsterdam: ILLC. JACOBSON, Robert (org.) 1999. Information Design. Cambridge: MIT Press. MIJKSENAAR, Paul 1997. Visual function: an introduction to information design. New York: Princeton Architectural. Anais do Congresso Brasileiro de Design da Informação Infodesign - Revista Brasileira de Design da Informação Bibliografia complementar BONSIEPE, Guy 1999. Interface: an approach to design. Maastricht: Jan van Eyck Academie. CARLINER, Saul; VERCKENS, Jan Piet & DE WAELE, Cathy (eds.) 2006. Information and document design: varieties on recent research. Amsterdam: John Benjamins. DUFFY, Thomas M. & WALLER, Robert (eds.) 1985. Designing usable texts. Orlando: Academic Press. EASTERBY, Ronald & ZWAGA, Harm (eds.) 1984. Information design: the design and evaluation of signs and printed material. Chichester: John Wiley. FRASCARA, Jorge (ed.) 2015. Information design as principled action: making information accessible, relevant, understandable, and usable. Champaign: Common Ground Publishing. KOLERS, Paul A.; WROLSTAD, Merald E. Wrolstad & BOUMA, Herman (eds.) 1979. Processing of visible language, vol. 1. New York: Plenum Press. ___ 1980. Processing of visible language, vol. 2. New York: Plenum Press. KOSSLYN, Stephen 2006. Graph design for the eye and the mind. Oxford: Oxford University. MIJKSENAAR, Paul & WESTENDORP, Piet 1999. Open here: the art of instructional design. New York: Joost Elffers. SCHRIVER, Karen A. 1997. Dynamics in document design: creating texts for readers. New York: John Wiley. TUFTE, Edward R. 1990. Envisioning information. Cheshire: Graphics Press. ___ 1997. Visual explanations: images and quantities, evidence and narrative. Cheshire: Graphics Press. ___ 2002. The visual display of quantitative information. Cheshire: Graphics Press. ZWAGA, Harm J. G.; BOERSEMA, Theo & HOONHOUT, Henriëtte C. M. (eds.) 1999. Visual information for everyday use: design and research perspectives. London: Taylor & Francis. Selected Readings of the International Information Design Conference